Seculo

 

Isabella Mariano lança livro de poemas na Ufes


12/12/2013 às 09:28
A poesia de Isabella Mariano é feita de sutilezas, são pequenas doses de sentimento que precisam ser bebidas num gole só. A escritora que já teve alguns poemas publicados na Revista Graciano lança agora o seu primeiro livro, Gotas, dividido em três capítulos: Conta-gotas, Goteira e Chuva, que reúne textos escritos entre 2008 e 2013. 
 
O evento de lançamento será nesta sexta-feira (13), no Cemuni I, prédio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com música ao vivo e sarau com microfone aberto para todos participarem. O Cemuni I era o local onde aconteciam as reuniões do projeto de extensão Cronópio, um grupo de discussão e produção literária da universidade do qual Isabella também fazia parte.
 
Apesar de os poemas terem sido escritos em épocas diferentes, o conjunto presente em Gotas é bastante coeso.  “Essa coesão, de certa forma, já existia nos poemas. Percebi uma tendência minha, por isso não foi difícil fechar o conceito do livro”, explica Isabella. A obra foi toda financiada por um edital da Secretaria de Cultura do Estado e a escritora preferiu publicá-lo de forma independente, sem editora.
 
“Eu fui minha própria editora, ilustradora, diagramadora e assessora. Fiz boa parte sozinha, tentando entender como funciona esse mundo da publicação de livros. Fui aprendendo, sem medo de perguntar e parecer boba. Aprendi muita coisa e espero poder passar por isso outras vezes”, diz Isabella. Nessa jornada, a escritora também contou com a ajuda de muitos amigos, a começar pelo orientador o professor Erly Vieira Jr e os colegas Anna Catharina Izoton e Gabriel Ramos, que assina o prefácio.
 
“Gabriel conhece meus poemas há um bom tempo e sempre me incentivou a escrever. Não consegui pensar em outra pessoa para escrever o prefácio. Ele, lá da Irlanda, escreveu o texto e me enviou. Achei lindo”, conta Isabella. Gabriel Ramos também é poeta e ano passado lançou seu primeiro livro, longevo quando.
 
Os poemas de Gotas misturam uma certa tristeza, com ironia e humor, Isabela diz que ao mesmo tempo que existe prisão também existe libertação e que tentou seguir o caminho da sua vida no livro. “Mas espero que as pessoas não leiam a minha vida, mas sim as suas próprias”.
 
Serviço
O livro Gotas será lançado nesta sexta-feira (13), às 19h, no Cemuni I, na Ufes. O livro será vendido a um preço simbólico de R$ 5

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Lá e cá

Enquanto Rose volta a se movimentar em Brasília, Casagrande delimita território no Estado. Cada um no seu quadrado...

OPINIÃO
Geraldo Hasse
Vendilhões no comando
Os governos petistas deram mole aos Mercados, mas o MDB escancara a prática do entreguismo
Roberto Junquilho
Os calos da esquerda
Apesar de possuir lideranças bem posicionadas, a esquerda só aparece quando os fatos são diretamente ligados ao cenário político partidário
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Admirável mundo novo
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Os calos da esquerda

Comitê em Defesa de Lula é criado no Estado

Lá e cá

Atílio Vivácqua decreta luto oficial de três dias por morte de prefeito

Relatório internacional de Direitos Humanos destaca violência policial no Brasil