Seculo

 

Isabella Mariano lança livro de poemas na Ufes


12/12/2013 às 09:28
A poesia de Isabella Mariano é feita de sutilezas, são pequenas doses de sentimento que precisam ser bebidas num gole só. A escritora que já teve alguns poemas publicados na Revista Graciano lança agora o seu primeiro livro, Gotas, dividido em três capítulos: Conta-gotas, Goteira e Chuva, que reúne textos escritos entre 2008 e 2013. 
 
O evento de lançamento será nesta sexta-feira (13), no Cemuni I, prédio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com música ao vivo e sarau com microfone aberto para todos participarem. O Cemuni I era o local onde aconteciam as reuniões do projeto de extensão Cronópio, um grupo de discussão e produção literária da universidade do qual Isabella também fazia parte.
 
Apesar de os poemas terem sido escritos em épocas diferentes, o conjunto presente em Gotas é bastante coeso.  “Essa coesão, de certa forma, já existia nos poemas. Percebi uma tendência minha, por isso não foi difícil fechar o conceito do livro”, explica Isabella. A obra foi toda financiada por um edital da Secretaria de Cultura do Estado e a escritora preferiu publicá-lo de forma independente, sem editora.
 
“Eu fui minha própria editora, ilustradora, diagramadora e assessora. Fiz boa parte sozinha, tentando entender como funciona esse mundo da publicação de livros. Fui aprendendo, sem medo de perguntar e parecer boba. Aprendi muita coisa e espero poder passar por isso outras vezes”, diz Isabella. Nessa jornada, a escritora também contou com a ajuda de muitos amigos, a começar pelo orientador o professor Erly Vieira Jr e os colegas Anna Catharina Izoton e Gabriel Ramos, que assina o prefácio.
 
“Gabriel conhece meus poemas há um bom tempo e sempre me incentivou a escrever. Não consegui pensar em outra pessoa para escrever o prefácio. Ele, lá da Irlanda, escreveu o texto e me enviou. Achei lindo”, conta Isabella. Gabriel Ramos também é poeta e ano passado lançou seu primeiro livro, longevo quando.
 
Os poemas de Gotas misturam uma certa tristeza, com ironia e humor, Isabela diz que ao mesmo tempo que existe prisão também existe libertação e que tentou seguir o caminho da sua vida no livro. “Mas espero que as pessoas não leiam a minha vida, mas sim as suas próprias”.
 
Serviço
O livro Gotas será lançado nesta sexta-feira (13), às 19h, no Cemuni I, na Ufes. O livro será vendido a um preço simbólico de R$ 5

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Facebook/Eliana
Território político

Inferno astral do prefeito de Linhares, Guerino Zanon, deixa o campo aberto para a deputada estadual Eliana Dadalto

OPINIÃO
Editorial
'Gestão compartilhada'
Ofensiva de Luciano Rezende contra movimento dos professores revela autoritarismo e inabilidade política
Piero Ruschi
Pets: uma questão de responsabilidade socioambiental
Felizes as pessoas que podem ter um animal de estimação! Felizes os animais de estimação que têm um dono responsável!
Gustavo Bastos
Para que Filosofia?
''é melhor existir do que o nada''
Bruno Toledo
Por que negar os Direitos Humanos?
Não há nada de novo nesse discurso verde e amarelo que toma as ruas. É a simples manutenção das bases oligárquicas do Brasil
JR Mignone
O voto facultativo
Atual insatisfação com a política seria uma chance para começar a estudar a implantação do voto facultativo?
Roberto Junquilho
Que novo é esse?
O presidenciável do PRB, Flávio Rocha, apresenta velhas fórmulas de gestão e envolve jovens lideranças
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Para, relógio
MAIS LIDAS

Procon multa imobiliária e construtora responsáveis por condomínio em Setiba

Justiça realiza audiência do processo contra seminarista de Boa Esperança

TJES adia pela quinta vez processo de Dr. Hércules sobre dívida de campanha

Sindipol denuncia 'mentiras' do governo sobre médicos legistas

Ministério da Segurança Pública anuncia mutirão para reduzir população carcerária