Caso se confirmem as articulações para a eleição da Mesa Diretora, a Assembleia Legislativa passará a ser comandada por três ex-prefeitos e candidatos em potencial às disputas municipais em 2016. Isso poderá levar a uma modificação completa do comando da casa em meio ao processo eleitoral futuro.
Além de Theodorico Ferraço (DEM), que deve ser reconduzido ao cargo de presidente e é favorito na corrida eleitoral à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, também estão cotados para compor a mesa outros dois ex-prefeitos: Enivaldo dos Anjos (PSD), de Barra de São Francisco, e Cacau Lorenzoni (PP), de Marechal Floriano.
Uma vez eleitos e com cargos importantes na Mesa Diretora da Assembleia, os dois também se credenciam na disputa eleitoral em suas bases. Enivaldo dos Anjos é uma incógnita sobre suas pretensões futuras, mas Cacau Lorenzoni é aposta das lideranças locais na disputa de 2016.
Não é só na Mesa Diretora que há deputados de olho nas eleições municipais. Na verdade, metade do plenário da Assembleia pode disputar a eleição. Em Cachoeiro, além de Ferraço, o deputado Rodrigo Coelho (PT) também deve disputar, como candidato da situação.
Em Linhares, o nome favorito é o do ex-prefeito Guerino Zanon (PMDB), mas ele pode ter de disputar com Eliana Dadalto (PTC). Raquel Lessa (SD) deve tentar voltar à Prefeitura de São Gabriel da Palha. Gildevan Fernandes (PV) deve disputar novamente a prefeitura de Pinheiros e Freitas (PSB) é uma opção para São Mateus. O ex-prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, é esperado para a disputa de 2016 no município.