Seculo

 

Buzinaço protesta em Vitória contra crime da Samarco/Vale


26/11/2015 às 15:21
“Nossa bandeira é a prancha de surfe, mas nosso objetivo é um só, cobrar das empresas irresponsáveis pela morte de milhares de vidas marinhas”. É com este chamado que os organizadores da “Carreata pela paz, contra a lama” convocam a população e os surfistas do Estado para se manifestarem nesta quinta-feira (26) contra o maior crime socioambiental da História da mineração, cometido pela Samarco, controlada pela Vale e a anglo-australiana BHP Billiton
O ato está marcado para 20 horas no Projeto Tamar, na Praça do Papa, e seguirá com buzinaço até a entrada da Vale no final da Praia de Camburi. Para alertar sobre os graves impactos gerados pelos rejeitos de minério na foz do rio Doce e no mar de Regência, um dos principais locais para a prática do esporte no País, os manifestantes percorrerão o trajeto com pranchas de surfe em cima dos carros. 
 
Desde que a lama da Samarco/Vale chegou à foz do rio Doce, no último sábado (21), moradores e frequentadores da vila de pescadores se reúnem em atos para denunciar o crime, a omissão no acesso às informações e o descaso das empresas em relação às comunidades atingidas, que vivem a angústia de perderem suas referências e fonte de subsistência. 
 
Regência tem como principais atividades a pesca e o turismo, que é impulsionado pela prática de surfe, esporte responsável por atrair pessoas para vila durante todo o ano. Mas tanto a pesca quanto o esporte se tornaram impraticáveis com a elevada concentração de rejeitos do rompimento da barragem. A água está imprópria para banho, consumo, irrigação e dessedentação animal. 
 
Além dos prejuízos incalculáveis ao meio ambiente e às famílias humildes que dependiam do rio e do mar para garantir o próprio alimento, as reservas feitas nas pousadas para o verão já estão suspensas e o clima é de apreensão e incerteza. 
 
A onda de lama alterou completamente a paisagem do local, impactando ainda áreas protegidas e a reprodução de tartarugas marinhas. Assim como Regência, estão interditadas as praias de Povoação e Pontal do Ipiranga, também em Linhares, igualmente voltadas para a pesca e o turismo.
 
Informações do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) apontam que os rejeitos já avançaram 35 quilômetros para o norte, oito ao sul, e 20 mar adentro de Regência.
 
Segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), somente na foz do rio Doce, já foi recolhida uma tonelada de peixes mortos. Moradores também têm encontrado com frequência aves mortas e ovos de tartarugas. 
 
Nesta semana, imagens mostrando a diferença da praia de Regência antes e depois da presença da onda de lama ganharam repercussão nacional e internacional. Surfistas da elite mundial lamentaram os impactos e manifestaram solidariedade e revolta nas redes sociais. 
 
A Samarco/Vale, até agora, não ofereceu qualquer assistências às comunidades afetadas, que começam a acionar a Justiça para exigir o mínimo de dignidade para sobreviver.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Próximos capítulos

Com Colnago no comando, dá para imaginar como ficaria o PSDB em 2018, inserido no projeto de Hartung...mas e se Max Filho levasse o pleito, como seria a relação do partido com o governador?

OPINIÃO
Renata Oliveira
Uma nova bandeira se ergue
O programa de combate à violência contra a mulher leva o governador Paulo Hartung a nova narrativa para 2018
Gustavo Bastos
O verão do amor e o movimento hippie
O que representava o movimento hippie como tal era a utopia
Geraldo Hasse
As abelhas e o Agro
Alguns líderes se dão conta da mútua dependência entre animais e plantas
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Este blog fica por aqui
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Algo de novo no ar
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Próximos capítulos

Conselho de Ética libera Colnago para disputar a presidência do PSDB

Tribunal de Justiça mantém bloqueio dos bens de ex-prefeito de Aracruz

Programação cultural do fim de semana

Avenida fica sem semáforo, pedestres ficam a perigo e a Prefeitura de Vitória só assiste