PT e PCdoB assinam carta de compromisso para eleição em Vila Velha
Com o objetivo de intensificar o diálogo com os movimentos sociais de Vila Velha, o PT e o PCdoB formaram a Frente Vila Velha de Participação Popular. Nesse sentido, os partidos assinam nesta segunda-feira (22), em um ato público na Câmara Municipal, a partir das 19h30, uma Carta Compromisso visando ao processo eleitoral deste ano.
A ideia é buscar a unificação das forças democráticas e de esquerda de Vila Velha, em torno de um projeto democrático e popular a ser desenvolvido de forma coletiva e, com base nesse projeto, apresentar nome para a disputa à prefeitura canela-verde. Esse nome, porém, ainda não foi discutido pelo grupo.
Os partidos querem estabelecer parâmetros comuns de avaliação e ação conjunta no cenário político de Vila Velha, nos movimentos sociais, em um projeto que tem a intenção de retomar bandeiras que consideraram perdidas, nas últimas gestões na cidade.
O grupo defende que as últimas cinco administrações optaram por um caminho político que diminuiu o debate com a população, extinguindo, burocratizando ou aparelhando os mecanismos de participação popular existentes. Para os partidos, o fim da eleição direta para diretores de escolas municipais e unidades de saúde é um dos exemplos de perdas de conquistas históricas na cidade.
A decisão de caminhar juntos na eleição deste ano foi tomada pelo PT e pelo PCdoB em janeiro passado, quando lideranças das duas siglas entenderam que seria necessária uma aliança dos partidos da base do governo Dilma Rousseff para enfrentar o debate político deste ano. O grupo pretende apresentar um projeto diferente do que vem sendo tocado pelo atual prefeito, Rodney Miranda (DEM).