Seculo

 

Café Literário Sesc vai discutir novas práticas da literatura na internet


07/05/2016 às 14:00
 
De acordo com o livro Apocalípticos e Integrados, uma das obras mais aclamadas do escritor, filósofo, semiólogo e pesquisador Umberto Eco; na atual era das tecnologias, a cultura de massas passa por dois caminhos, que são os apocalípticos, definidos como aqueles que condenam os meios de comunicação, e os integrados, que como o próprio nome já deixa a entender, abrange as pessoas que absolvem.
 
Em fevereiro deste ano, o italiano Umberto Eco morreu e deixou um legado de obras muito bem recebidas mundialmente, como os romances O nome da rosa e O pêndulo de Foucault. Já os ensaios de Apocalípticos e Integrados, lançado pela primeira vez em 1991, é uma referência sobre os estudos da cultura de massa e o uso das novas tecnologias. E foram essas pontuações do livro que serviram de base para a estruturação do próximo Café Literário Sesc, na terça-feira (10), às 19h30, no Sesc Glória, Centro de Vitória. 
 
O encontro reunirá dois convidados, Orlando Lopes, ativista cultural, presidente da Comissão Interna de Extensão do curso de Letras da Ufes e Coordenador do Neples - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do ES; e Lívia Corbellari, jornalista cultural e idealizadora do blog Livros por Lívia. Ambos se juntarão para contar sobre suas experiências com o uso das tecnologias e novas plataformas.
 
Um dos objetivos da conversa é para que os convidados contem também sobre suas experiências com blogs (sites de literatura) e vlogs (canais de vídeos sobre literatura), além do uso dessas ferramentas como alternativa para veicular a literatura. A discussão visa a comparar também as experiencias de um veterano na área, que é Orlando Lopes, com a jovem Lívia Corbellari.
 
"Decidi criar o blog porque percebia que na internet crescia cada vez mais um movimento de vlogs e blogs que falavam sobre literatura como o Cabine Literária, o Menos um na estante e o Blog Livrada. E vendo esses projetos dando certo eu decidi fazer parte também e foquei mais as minha resenhas para a produção do Espirito Santo, que desde a época de jornalista cultural eu percebia que não tinha a devida atenção", explica brevemente Lívia sobre seu projeto Livros por Lívia.
 
A conversa entre ambos será mediada por Luíza Thereza Silva. A participação do público é livre. 
 
Serviço
 
O Café Literário Sesc será realizado na próxima terça-feira (10), às 19h30, no Teatro Virgínia Tamanini, que fica dentro do Sesc Glória - avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória. A entrada é livre. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Mais um 'lote'

Depois de conseguir o controle do PSDB e retomar o do DEM, Hartung se volta para um antigo aliado: o PDT

OPINIÃO
Piero Ruschi
Perseguição à honra de Ruschi
Infelizmente, de nada valeram meus 14 anos de contribuição mediante a minha postura de defender o Museu Mello Leitão, criado por meu pai
Renata Oliveira
Cidadãos ilustres
Assembleia deve tomar cuidado com suas medalhas, pois os homenageados de hoje podem ser os apedrejados de amanhã
Gustavo Bastos
Bancas de jornal
A banca de jornal, hoje, é um mundo que tem tudo
JR Mignone
Rádio bandeira
A trajetória deste segmento de rádio em capitais é grande
Geraldo Hasse
Os golpes se sucedem
Em plena era do GPS, a reforma trabalhista sugere multiplicar os ''chapas''
Caetano Roque
Agora é tarde
Não adianta a bancada fazer discurso a favor do trabalhador se ela votou quase à unanimidade a favor do impeachment
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Fuga do Paraíso
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Mais um 'lote'

Operação da Polícia Federal pune empresa que lançava esgoto in natura no Rio Doce

MPES quer reinclusão do fundador da Imetame em ação de improbidade

PDT realiza convenção estadual em dezembro de olho em 2018

Empresários já pressionam Câmara de Vitória por 'ajustes'