Seculo

 

Cachaçada Literária dá toque etílico na literatura


15/07/2016 às 13:20
Literatura, boemia, conversas e álcool. Essa é a combinação que a Cachaçada Literária tem promovido nos últimos meses, desde que estreou sua primeira e experimental edição em dezembro de 2015 lá na Libre – Casa Coletiva, em Itararé, Vitória. De lá até aqui o evento já mudou de local para abranger mais pessoas e atingir mais escritores. Agora, a Cachaçada realiza sua terceira edição no Guanaaní Hostel, que fica no Centro de Vitória. O encontro será no domingo (17), das 15h às 21h. Entrada: R$ 5,00.
 
Quem já foi na "Cachaçada" sabe como funciona: música ao vivo, pausas para escritores recitarem seus escritos, conversas e drinks temáticos homenageando os dez escritores convidados de cada edição. A ideia nasceu da proposta de reunir escritores diversos, das mais variadas gerações, e fazer reverberar suas produções, além de fortalecer a produção local e, claro, mostrar ao público que o Espírito Santo tem movimentado muito bem sua cena literária. 
 
“Nosso objetivo é promover o encontro entre escritores diferentes e que geralmente não estariam reunidos em um mesmo lugar. Queremos fazer dessa reunião um momento informal, descontraído, além de levar a literatura para lugares inusitados para que ela ocupe o espaço que merece. Acredito que estamos no caminho certo pelo retorno carinhoso que estamos recebendo”, detalha Lívia Corbellari, uma das produtoras da Cachaçada. 
 
Lívia é quem está por trás do blog literário Livros por Lívia, apoiador do evento juntamente com o Guanaaní Hostel. Na organização estão as escritoras Aline Dias, Sarah Vervloet e o escritor João Chagas. As editoras Cousa e Pedregulho também entram nessa articulação que já começa a ser vista como uma festa literária. 
 
E desta vez a Cachaçada ganha um tom um pouco mais especial, visto que a escritora Bernadette Lyra (foto ao lado), um dos grandes nomes da literatura produzida no Estado, será uma das homenageadas e estará presente. “Esta edição da Cachaçada é muito especial porque vamos ter a presença da Bernadette. Ela vem apoiando o evento desde o começo e sendo um dos maiores nomes da nossa literatura, marcamos este encontro para recebê-la”, acrescenta Lívia. 
 
Além de Bernadette, os outros escritores convidados são Anne Ventura, Ingrid Carrafa, Maria Gabriela Verediano, Milena Paixão, Orlando Lopes, Lucas dos Passos, Wagner Silva Gomes, Waldo Motta e Sidney Spacini. Uma mistura de veteranos e recém-atuantes na cena literária local. Já na música quem se apresenta é Juliano Rabujah. A atriz Camila dos Reis também fará performance no evento. 
 
Vale destacar que os livros dos autores estarão disponíveis para venda e quem comprar ganha desconto nas bebidas.
 
 
Serviço
 
A Cachaçada Literária acontece neste domingo (17), das 15h às 21h, no Guanaaní Hostel – rua Cel. Monjardim, 49, Centro de Vitória. A entrada custa R$ 5,00. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Crônica de uma eleição

Vagões do trem do governador Paulo Hartung estão acima da capacidade da locomotiva. Haja peso para carregar...

OPINIÃO
Editorial
Futuro interrompido
Onde estão os promotores, delegados, políticos e demais agentes públicos para berrarem em defesa da infância? Mortes no Heimaba são alarmantes e inadmissíveis!
JR Mignone
Nova rádio
Tudo modificado, tudo moderno na Rádio Globo
Roberto Junquilho
Para onde ir?
A crítica vazia e sem fundamento à classe política coloca em risco a democracia
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Arrogância também conta?
MAIS LIDAS

Flic-ES: 'As livrarias não vendem obras capixabas'

'Pensar a educação como a preparação do corpo para sentir, aprender e sonhar'

Vitória já poderia ter identificado as fontes de emissão de pó preto

Webdoc Corpo Flor reflete sobre negritude e sexualidade