Seculo

 

Cirilo de Tarso lidera isolado corrida eleitoral em Colatina


04/08/2016 às 13:14
Cirilo de Tarso, candidato do PSD à prefeitura de Colatina, noroeste do Estado, aparece na liderança isolada na corrida eleitoral no município. É o que apontou a pesquisa Brand/Século Diário. No levantamento espontâneo – que a manifestação não induzida do eleitor, refletindo o sentimento da rua – Tarso aparece com 9,4%.  A pesquisa ouviu 403 eleitores de Colatina entre os dias 21 e 23 de julho último.
Quatro candidatos aparecem empatados tecnicamente na segunda colocação. São eles, o vereador Sérgio Meneguelli (PMDB), com 3,7%; o empresário do ramo de educação Luciano Merlo (SD), com 3,2 e o ex-secretário estadual de Saúde Tadeu Marino (PSB), com 3%. O vereador Renzo Vasconcelos (PPS) aparece com 2,7, o ex-deputado federal Paulo Foletto, que não é candidato, tem 2,2%. O ex-prefeito Guerino Balestrassi (PSDB), tem 1,7%. Já o deputado estadual Da Vitória, que também não está na disputa, soma 1%. O ex-deputado estadual Genivaldo Lievore (PT) tem 0,7% e o empresário Sebastião Demuner (PTB) vem em último com 0,2% das intenções de voto. Ninguém/brancos e nulos somam 11,9% e indecisos são 57,1%.
 
Para o diretor do Instituto Brand e consultor político e de gestão pública, Lucas Margotto, a indefinição sobre os nomes no cenário eleitoral é o motivo do alto índice de indecisos. “Os cenários eleitorais testados pela pesquisa em Colatina mostram que, mesmo com vários pré-candidatos sendo cogitados, mas com alguns deles sem confirmar se vão participar da disputa (casos de Balestrassi, Renzo e Meneguelli), parecem ter levado amaioria dos eleitores a uma expressiva indefinição do voto, cravando 57% de indecisos. Muito provavelmente, à medida que as articulações políticas avancem e os candidatos se confirmem, esse quadro deve oscilar”, analisa Margotto.
 
No período da pesquisa, os nomes de Sérgio Meneguelli e Renzo Vasconcelos ainda não haviam sido confirmados pelos seus partidos. O ex-prefeito Guerino Balestrassi ainda era cotado para a disputa pelo PSDB, que definiu no último dia 26, a pré-candidatura de Dr. Murad como o nome tucano na disputa. 
 

Estimulada
 
Na menção estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são oferecidos ao entrevistado, Cirilo de Tarso lidera nos cinco cenários sugeridos aos eleitores. No período da pesquisa, o ex-prefeito Guerino Balestrassi (PSDB) ainda era cotado para a disputa. 
 
O candidato que aparece mais próximo do primeiro colocado é o vereador do PMDB Sérgio Meneguelli, que surge nos três cenários em que foi apresentado aos entrevistados com 11,9%, 20,1% e  19,6%, respectivamente. Sem ele na disputa, o ex-secretário de Saúde do Estado Tadeu Marino é quem assume a colocação com 15,4% e 16,4%, respectivamente. 
 
“Na intenção de votos fica aparente, neste momento, um ligeiro favoritismo para o radialista Cirilo de Tarso, tendo o vereador Sérgio Meneguelli um pouco atrás, com uma diferença que flutuou entre 12 e 14 pontos percentuais entre eles. Sem Meneguelli na disputa, o cenário fica bastante favorável para Cirilo. Ambos parecem representar um desejo de renovação na política local, embora os pré-candidatos Luciano Merlo e Tadeu Marino possam ganhar musculatura com o início da campanha eleitoral, a partir de 15 de agosto”, explica Margotto. 
 
Rejeição
 
A pesquisa Band/Seculo apontou como detentor da maior rejeição do eleitorado, o ex-prefeito Guerino Balestrassi, com 25,6%, quase empatado com ele vem o ex-deputado estadual Genivaldo Lievore, com 24,3%. Os vereadores Renzo Vasconcelos e Sérgio Menguelli aparecem, respectivamente, com 18,4%  e 15,9%. Tadeu Marino tem 8,40%, Sebastião Demuner 7,7%, Cirilo de Tarso 6,5% e Luciano Merlo, 5,7. 
 
Para Margotto, a rejeição de Balestrassi e Lievore estão ligadas à atual gestão no município. Isso porque, o prefeito Leonardo Deptulski, que é do PT, mesmo partido de Lievore foi eleito em 2008 com o apoio de Balestrassi, então prefeito. Daí a responsabilidade compartilhada entre o petista por afinidade partidária e o antecessor que o apoiou. “O ex-prefeito Guerino Balestrassi aparece como o mais rejeitado, muito provavelmente por ter sido fiador da administração petista de Deptulski, que carrega alto índice de reprovação. O segundo mais rejeitado, Genivaldo Lievore, mesmo tendo sido eleito anteriormente para vários mandatos parlamentares, parece sofrer com o desgaste de seu partido, o PT”, afirmou.
 
É importante destacar que o entrevistado pode apontar mais que um pré-candidato.  A ponderação estatística considerou o número de respostas (múltiplas) sobre a quantidade de entrevistas (403).
 
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob nº ES-08293/2016. A pesquisa ouviu 403 eleitores de Colatina entre os dias 21 e 23 de julho. A margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um nível de confiança de 95%. A responsabilidade técnica pela amostra é da estatística Miriam Ignácio de Almeida.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Mesa aberta

Sergio Majeski não deve definir, agora, seu destino partidário. Mas já tem duas certezas: não fica no PSDB, nem aceita compor numa vice em chapa majoritária

OPINIÃO
Editorial
À oposição, o respeito!
Seja manifestando uma simples opinião ou criticando medidas do próprio legislativo ou do governo, falou em Sergio Majeski, o tiroteio é garantido
Piero Ruschi
Carta de aniversário ao papai
‘Venho lhe desejar um feliz aniversário de 102 anos, o mais feliz possível, diante de todas mazelas que atormentam o Museu que o senhor criou e o meio ambiente que tanto defendeu
Gustavo Bastos
Destino e acaso
''Quanto ao cético do acaso, ele chama destino de delírio e acaso de nada''
Geraldo Hasse
Em defesa da soberania
Manifesto combate o entreguismo, filho dileto do colonialismo neoliberal
Roberto Junquilho
Os pequenos se movem
Para garantir verba do fundo partidário, siglas como o PCdoB têm que apresentar chapa majoritária em 2018. E, no Estado, como fica?
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Quem quer dinheiro?
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Manifesto denuncia ameaças a lideranças mobilizadas contra agrotóxicos em Boa Esperança

Fundação Renova é multada e Samarco/Vale-BHP vira alvo de mais uma ação civil pública

Morre Chico Flores

Trabalhadores encerram Greve em Brasília e Jejum nos estados

Com festa no Palácio Anchieta, governador sanciona lei de socorro aos municípios