Seculo

 

Eleitores colatinenses se dividem sobre apoio do governador a candidatos


04/08/2016 às 14:44
A pesquisa Brand/Século Diário realizada no município de Colatina, noroeste do Estado, mediu a influência do governador Paulo Hartung (PMDB) no processo eleitoral do município. Para a maioria, 45,7%, o governador deve participar da eleição, para outros 29,3, ele deve permanecer neutro, outros 19,9% acham que "tanto faz" o governadorparticipar ou não.
 
Para os 45,7% que acreditam que Hartung deve participar do processo, na menção espontânea da pesquisa, metade (50,5%) não sabe para quem ele deve emprestar seu prestígio político. Para 15,2% ele deve apoiar Cirilo de Tarso (PSD). O nome do PMDB, Sérgio Meneguelli, que chegou a se reunir com o governador para discutir a eleição municipal, recebeu a indicação de 6,5% dos entrevistados.
 
Renzo Vasconcelos do PPS deveria ser o candidato apoiado pelo governador para 5,4%. O fato de ser ex-secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, não é motivo, para a maioria dos eleitores para que o governador caminhe com Guerino Balestrassi (PSDB). Apenas 4,3% acham que ele deveria apoiar o tucano, que integrou sua equipe. 
 
Tadeu Marino (PSB) deveria receber o apoio palaciano para 3,8% dos entrevistados. Outros 3,8%, acham que o apoio deveria ser para Luciano Merlo (SD). Josias Da Vitória (PDT), deveria ser o candidato do governador para 2,2% dos entrevistados, embora não esteja na disputa. Já o tucano Genivaldo Lievore deveria receber o apoio do peemedebista. 
 
O quadro se repete na menção estimulada com Cirilo de Tarso, sendo o nome que mais agradaria na companhia do governador, seguido por Meneguelli. 
 
Entre as lideranças consideradas os melhores cabos eleitorais para os candidatos esperados para a disputa, o governador é o que mais agrega. Ele é citado por 27,3%. O deputado federal do município Paulo Foletto (PSB), foi o nome indicado por 19,90%. Para 12,2, nenhuma das lideranças apresentadas seriam um bom cabo eleitoral. O ex-governador Renato Casagrande (PSB) é citado por 11,9% dos entrevistados. Guerino Balestrassi é um bom cabo eleitoral para 8,7%. Para outros 7,4%, a melhor companhia no palanque é o deputado estadual Josias Da Vitória (PDT). Renzo Vasconcelos é um aliado importante para 5,2% e o ex-prefeito Marcelino Fraga (PMDB), para 1%. 
 
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob nº ES-08293/2016. A pesquisa ouviu 403 eleitores de Colatina entre os dias 21 e 23 de julho. A margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um nível de confiança de 95%. A responsabilidade técnica pela amostra é da estatística Miriam Ignácio de Almeida.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Nacional x local

Ana Paula Vescovi, pupila de Hartung, a ''fúria'' do ministro Gilberto Ochhi, ligado a Marcus Vicente...

OPINIÃO
Editorial
As novas roupagens da censura
Os resquícios da ditadura militar ainda assombram a liberdade de expressão no País, estendendo seus tentáculos para o trabalho da imprensa
Eliza Bartolozzi Ferreira
A raposa cuidando do galinheiro
Na lógica do custo-benefício, governo Hartung entende que deve ofertar um ensino pasteurizado, de baixo custo e restrito a quem podem estudar em período integral
JR Mignone
A cobertura da Copa
No mês que antecedeu a Copa e no mês do desenrolar da competição, a Globo abusou da cobertura a ponto de cansar até o telespectador que gosta de esportes
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre a salada e o vinho
MAIS LIDAS

Moradores impedem devastação ainda maior da Aracruz Celulose (Fibria) em Lagoa de Coqueiral

Nacional x local

Governo escolhe local para base da PM sem consultar moradores da Piedade

Câmara de Afonso Cláudio prepara instauração de auditoria na Cesan

A cobertura da Copa