Seculo

 

Batata quente


04/08/2016 às 15:18
Bem antes das definições do processo eleitoral em Colatina, noroeste do Estado, especulava-se sobre qual teria sido o efeito da má avaliação da gestão do prefeito Leonardo Deptulski (PT) na imagem do ex-prefeito Guerino Balestrassi (PSDB).
 
Com o passar do tempo e com as articulações, acreditou-se que se Genivaldo Lievore entrasse na disputa, o desgaste do prefeito petista passaria automaticamente para o correligionário. Bom, a pesquisa Brand/Século Diário publicada nesta quinta-feira (4), aponta que Lievore e Balestrassi estão dividindo a conta. 
 
Evidentemente, Lievore tem um desgaste ainda maior por causa da crise do PT nacional, que afetou o partido de forma geral. Depois de oito anos da gestão petista na cidade, o desgaste é inevitável e transferível para o correligionário mais próximo. 
 
Mas os temores do grupo de Balestrassi também estavam corretos. Em 2008, Guerino Balestrassi ao chegar ao fim de seu segundo mandato na prefeitura, comprou uma briga interna com o então correligionário Paulo Foletto, no PSB. Foletto queria ser candidato, Balestrassi apoiava Tadeu Marino, e Foletto venceu a convenção. 
 
O então prefeito deixou o partido, passou a apoiar seu então vice Leonardo Deptulski, venceu a eleição contra o socialista e acreditou que assim teria conseguido garantir a continuidade de seu projeto político. Batata, como é conhecido o prefeito, chegou ao fim do primeiro mandato sem a mesma força política, mas Balestrassi ainda tinha uma musculatura forte para conseguir reeleger seu aliado em um cenário eleitoral sem Paulo Foletto na disputa. 
 
Hoje Baletrassi está desgastado e o ex-vice-prefeito de Deptulski, que rompeu com a gestão em meados do primeiro mandato é o líder na corrida eleitoral. Coisas da política. 
 
Fragmentos:
 
1 – Caso Max Filho (PSDB) vença a eleição em Vila Velha e Norma Ayub (DEM) em Itapemirim, quem ganha uma cadeira na Câmara dos Deputados é o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas, que deixou a disputa na Capital.
 
2 – Com a entrada iminente de Max Filho na disputa eleitoral, o jogo muda completamente de figura no município, com a tendência à polarização entre o tucano e o ex-prefeito Neucimar Fraga. Já Rodney Mirada (DEM) e Rafael Favato (PEN) ficam no segundo pelotão.
 
3 – A legislação este ano está confusa para a eleição e por isso, a atenção dos partidos com os prazos estabelecidos pela justiça eleitoral deve ser redobrado, para que ninguém seja atropelado. Até porque o Ministério Público Eleitoral está de olho. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

'Tem boi na linha'

Metendo-se no meio da disputa caseira entre Hartung e Casagrande, Rose de Freitas tem realmente alguma chance?

OPINIÃO
Editorial
As novas roupagens da censura
Os resquícios da ditadura militar ainda assombram a liberdade de expressão no País, estendendo seus tentáculos para o trabalho da imprensa
Eliza Bartolozzi Ferreira
Cada qual no seu lugar
As escolas fazem ciência; as igrejas doutrinação. Projeto Escola Sem Partido é, no mínimo, uma contradição de base do vereador de Vitória, Davi Esmael (PSB)
Erfen Santos
Sugestão Netflix – um filme necessário
Indicado ao Oscar, Strong Island supera a maioria dos documentários, por mesclar a experiência familiar com a crítica social
JR Mignone
A batalha
Não sei se posso dizer, mas ainda hoje me sinto um pouco frustrado com a nossa profissão. Sério!
Roberto Junquilho
Renovar o quê?
Os ''novos'' na política mantêm velhos conceitos e se agarram em grandes corporações empresariais
Bruno Toledo
Estado sem PIEDADE!
As tragédias que se sucedem no Morro da Piedade sintetizam as contradições mais evidentes e brutais do modelo de sociedade e de Estado que estamos mergulhados
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre a salada e o vinho
MAIS LIDAS

Produtor rural teme uma tragédia na região da Barragem do Rio Jucu

Sicoob em Cariacica é processado por falta de acessibilidade

As novas roupagens da censura

Ufes sedia seminário do Dia Internacional contra a Tortura