A corrida pela prefeitura da Serra está indefinida. A pesquisa Brand/Século Diário, que ouviu 400 eleitores no dia 13 de setembro, apontou uma ligeira vantagem para o candidato do PDT Sérgio Vidigal (PDT) sobre o prefeito Audifax Barcelos (Rede). A vantagem, porém, está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 4,9 pontos para mais ou para menos.
Na menção espontânea, Vidigal tem 29% da preferência do eleitor contra 24,5% de Audifax. Gideão Svensson (PR) aparece com 1% e o petista Givaldo Vieira com 0,5%. O número de indecisos ainda é grande: 35% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar ou simplesmente não responderam.
Na estimulada, a gordura de Vidigal sobre Audifax diminui. O pedetista tem 40,3% contra 37,3% do prefeito da Serra. Gideão vem em seguida com 1,5% e Givaldo com 1,3%. O número de eleitores indecisos cai para 10,5%.
Até na rejeição Vidigal e Audifax estão empatadas na margem de erro, com ligeira vantagem, mais uma vez, para o pedetista, que é o candidato menos rejeitado; 16,5% dos eleitores afirmaram que não votam em Audifax de jeito nenhum. Vidigal é rejeitado por 13,5% dos entrevistados. O recordista em rejeição (20%) é o petista Givaldo, dado que confirma o momento político conturbado do PT, acentuado pelas denúncias da Lava Jato e o impeachment de Dilma.
A poucos menos de duas semanas das eleições, a pesquisa Brand/Século Diário confirma a polarização entre os candidatos Audifax Barcelos e Sérgio Vidigal. O empate na margem de erro aponta que a disputa caminha para um segundo turno que promete ser bastante acirrado entre os dois candidatos.
Cenário que se projetava desde no período pré-eleitoral, mas que acabou sendo frustrado pela doença repentina que abateu o prefeito. Audifax permaneceu 20 dias internado em estado greve na UTI em razão de uma pneumonia que evoluiu para um quadro de septicemia. Em solidariedade ao estado de saúde do adversário, Vidigal pôs o pé no freio e segurou a campanha nas ruas, aguardando uma melhora do rival para partir para a disputa.
Num iminente segundo turno, já com o prefeito em franca recuperação de saúde, o debate mais acirrado, que sempre foi bastante aguardado entre Audifax e Vidigal, deve finalmente acontecer logo após o dia 2 de outubro.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob nº ES-02692/2016. Foram entrevistados 400 eleitores residentes em Serra no dia 13 de setembro último. A margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. A responsabilidade técnica pela amostra é da estatística Miriam Ignácio de Almeida.