Seculo

 

Compulsões e seus efeitos


27/09/2016 às 13:02
A compulsão é a repetição com um exagero do comportamento, do hábito, gerando um transtorno pelo descontrole provocado.

Das compulsões existentes apontamos aqui algumas, como por compras, jogo, drogas e a sexual.

A compulsão por compras é regida pelo impulso, pelo desejo de comprar somado ao ato, sem que se imponha nesta relação nenhum “freio”.

Compra-se cada vez mais, sem analisar se precisa e se pode financeiramente comprar, movido por uma ansiedade que só passa a partir do ato de comprar. Feita a compra neste molde, vem um sentimento profundo de vazio, que precisa ser preenchido por outro desejo, o quanto antes.

A compulsão por jogo provoca no indivíduo um comportamento semelhante a anterior, com diferenças, envolvendo estratégias para ir até o jogo. A omissão, a mentira e até mesmo o roubo fazem parte deste transtorno.

A compulsão por drogas acende um desejo incessante de usar substâncias psicoativas tanto para vencer a timidez, para encorajar, chegando à dependência orgânica, quando o corpo passa a pedir mais e mais. Quando os sintomas são crescentes os limites distanciam-se destes indivíduos gradativamente, ficando sem regras e também sem uma rotina de vida. Vemos na sociedade atual muitos jovens “zumbis”, vagando pelas ruas, anestesiados por drogas cada vez mais potentes e muitos deles têm famílias em casa sofrendo as consequências.

A compulsão sexual é um transtorno que também gera um descontrole pelo “vício”, comprometendo a vida social, as relações familiares, o trabalho/emprego, a saúde e as finanças. Obcecado por satisfazer a qualquer custo a sua necessidade, usam e abusam da internet, gastam com parceiros e quando não se satisfazem, partem para outros, aumentando o risco de contraírem doenças sexualmente transmissíveis.

Em todas as compulsões o dinheiro é usado sem razão, para saciar, motivado pelos impulsos delas e pela urgência que os vícios impõem.  Compram mais produtos, drogas lícitas e ilícitas, apostam mais e gastam mais para terem o sexo e se saciarem momentaneamente. Em alguns casos há compulsões cruzadas, aumentando o problema.

Com o passar do tempo e sem tratamento adequado estas compulsões comprometem a vida, as relações e as finanças dos indivíduos vitimados e também de suas famílias.  Considerando isso, o tratamento preconizado é médico-psiquiátrico, geralmente com a prescrição de medicamentos controlados, atrelado também à psicoterapia e a participação em grupos anônimos de mútua ajuda, que é um recurso terapêutico: Grupos Devedores Anônimos, Compradores Compulsivos, Jogadores Anônimos, Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Dependentes de Amor e Sexo, que utilizam os doze passos dos Alcoólicos Anônimos.

A compulsão é um comportamento exacerbado, extremo, que chega a cegar àquele que é acometido por este mal, mas tem tratamento e controle, reduzindo assim os riscos das suas consequências.

Atenção a esses casos!

______________________________________________________________________________________________________
 
Ivana Medeiros Zon, Assistente Social, especialista em Saúde da Família e em Saúde Pública,  educadora financeira, palestrante, consultora, colunista do jornal eletrônico www.seculodiario.com https://sites.google.com/site/saudefinanceiraivanamzon/

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Caravana do Amaro

Com a consolidação do movimento em torno de Amaro Neto, deputados partem agora para suas bases eleitorais, exibindo o porta-estandarte de 2018

OPINIÃO
Editorial
A ‘súmula Zenkner’
O desfecho do caso do promotor que queria passar um ano nos Estados Unidos mostrou a importância do papel da imprensa de fiscalizar os agentes públicos
Piero Ruschi
Crise Ambiental
Apesar de ser abençoado pela ausência de desastres naturais como vulcões, terremotos e tufões, o Brasil amarga a desgraça de suas catástrofes ambientais
Renata Oliveira
Amaro assusta?
Os senadores Ricardo Ferraço e Magno Malta tiveram reações diferentes ao movimento do deputado
JR Mignone
Rádio saúde
Nova rádio na web mostra que esse segmento deve crescer na internet
Caetano Roque
A nova do imposto sindical
Como o Movimento Sindical não foi protagonista no processo, agora o recurso virou moeda de troca na mão do capital
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

Um homem nu.
Flânerie

Manuela Neves

Sizino, o pioneiro
Panorama Atual

Roberto Junquilho

A Força Nacional e o marketing de uma falsa segurança
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Sopa de Letrinhas
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Justiça condena Gildevan Fernandes à perda do mandato por fraude em licitação

Ministério Público pede rejeição das contas de oito prefeituras em 2015

Caravana do Amaro

Ex-presidente da Câmara de Vereadores Viana é condenado a ressarcir erário

Recorde de baleias jubartes encalhadas mostra falhas no processo de monitoramento e resgate