Seculo

 

Agricultores de Santa Maria de Jetibá solicitam acordo com governo do Estado


20/10/2016 às 15:36
A expectativa dos agricultores de Santa Maria de Jetibá é que na próxima segunda-feira (24) a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) acolha a demanda local e aceite celebrar um Acordo de Cooperação Comunitária semelhante ao já firmado em Marechal Floriano e Domingos Martins, em que a irrigação é permitida dentro de alguns critérios, beneficiando algumas culturas em períodos do dia ou da noite.
A solicitação visa a fazer justiça com os agricultores do município, os mais penalizados com a escassez de água. Enquanto eles estão proibidos de irrigar as lavouras desde o início de setembro, as indústrias do Complexo de Tubarão, Vale e ArcelorMittal, grandes consumidoras de água, sequer foram incluídas no rodízio do racionamento - o fornecimento regular foi reduzido, em 20% - e os moradores das cidades sofrem com a suspensão do fornecimento apenas uma vez por semana, o que é parcialmente contornado com reserva de água na véspera.
Na Cooperação Comunitária pretendida por Santa Maria, o município se compromete a monitorar o cumprimento das regras estabelecidas, que só são aplicadas a propriedades que fazem uso de sistemas mais eficientes de irrigação, como gotejamento ou microaspersão. A irrigação convencional continuaria proibida.
O secretário municipal de Agropecuária, Manfredo Kruger, afirma que, neste momento de crise, o mais importante é zerar o desperdício, não só na agricultura, com sistemas ineficientes de irrigação, mas também nas residências e dentro da própria Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), que já assumiu manter um índice de 30% de desperdício em seu sistema de abastecimento.
Kruguer também cobra mais efetividade do Programa Reflorestar, que é urgente, criticando severamente o posicionamento do governo estadual em afirmar que não tem dinheiro para o programa. “Precisa definir prioridades. O Programa não deslancha! Fala, fala, fala e, na prática, não sai do papel. Tem agricultor que assinou contrato, fez os plantios, mas ainda não recebeu o pagamento!”, denuncia. 

A proibição da irrigação foi determinada pela resolução 42/2016, da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Além de Santa Maria de Jetibá, atinge os demais municípios da região serrana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Leopoldina, que estão às margens dos rios que abastecem a Grande Vitória, o Jucu e o Santa Maria da Vitória. Os mesmos rios abastecem as poluidoras de Tubarão.

A contradição do governo foi questionada pelo deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB) nesta semana na Assembleia Legislativa. O tucano apresentou projeto de lei (306/2016) defendendo a inclusão da Vale e sa ArcelorMittal no rodízio no abastecimento de água, com suspensão no fornecimento, assim como imposto às residências, comércios e aos agricultores. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Precipitou-se

Com um olho em 2018 e outro em 2020, Luciano Rezende antecipou o processo eleitoral, mas esqueceu a Lava Jato. Aí mora o problema.

OPINIÃO
Renata Oliveira
Bicho-papão
O ajuste fiscal de Paulo Hartung precisa do exemplo do Rio de Janeiro tanto para cortar quanto para supervalorizar a liberação de recursos
Renata Oliveira
Majeski deve bater asas
Pelo andar da carruagem da disputa pela presidência do PSDB estadual, a história do deputado com o partido caminha para um melancólico fim
JR Mignone
Qual rádio ouviria hoje?
Sinceramente, não saberia explicar que tipo de rádio eu ouviria hoje, isto é, que me motivaria a ligar o botão para ouvi-la: uma de notícia ou uma só de música selecionada
Geraldo Hasse
A doença da intolerância
Ela está nos estádios, nos governos, nas igrejas, nos parlamentos, nas ruas, nos tribunais
Caetano Roque
Emprego de ficção
Diariamente vagas e mais vagas são prometidas nos jornais e onde está o sindicato para cobrar isso
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Branca, o Teatro e a sala de estar
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Fuzis e baionetas, nunca mais!
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Turista acidental
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Precipitou-se

Subseção da OAB-ES cobra esclarecimento sobre atuação de Homero Mafra na defesa de acusado

Posse de tucano no Turismo é demonstração interna de força de Colnago

Justiça Federal determina que 14 municípios adotem ponto eletrônico para médicos e dentistas

Dary Pagung vai fechar a porta para emendas de deputados no orçamento