Seculo

 

Agricultores de Santa Maria de Jetibá solicitam acordo com governo do Estado


20/10/2016 às 15:36
A expectativa dos agricultores de Santa Maria de Jetibá é que na próxima segunda-feira (24) a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) acolha a demanda local e aceite celebrar um Acordo de Cooperação Comunitária semelhante ao já firmado em Marechal Floriano e Domingos Martins, em que a irrigação é permitida dentro de alguns critérios, beneficiando algumas culturas em períodos do dia ou da noite.
A solicitação visa a fazer justiça com os agricultores do município, os mais penalizados com a escassez de água. Enquanto eles estão proibidos de irrigar as lavouras desde o início de setembro, as indústrias do Complexo de Tubarão, Vale e ArcelorMittal, grandes consumidoras de água, sequer foram incluídas no rodízio do racionamento - o fornecimento regular foi reduzido, em 20% - e os moradores das cidades sofrem com a suspensão do fornecimento apenas uma vez por semana, o que é parcialmente contornado com reserva de água na véspera.
Na Cooperação Comunitária pretendida por Santa Maria, o município se compromete a monitorar o cumprimento das regras estabelecidas, que só são aplicadas a propriedades que fazem uso de sistemas mais eficientes de irrigação, como gotejamento ou microaspersão. A irrigação convencional continuaria proibida.
O secretário municipal de Agropecuária, Manfredo Kruger, afirma que, neste momento de crise, o mais importante é zerar o desperdício, não só na agricultura, com sistemas ineficientes de irrigação, mas também nas residências e dentro da própria Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), que já assumiu manter um índice de 30% de desperdício em seu sistema de abastecimento.
Kruguer também cobra mais efetividade do Programa Reflorestar, que é urgente, criticando severamente o posicionamento do governo estadual em afirmar que não tem dinheiro para o programa. “Precisa definir prioridades. O Programa não deslancha! Fala, fala, fala e, na prática, não sai do papel. Tem agricultor que assinou contrato, fez os plantios, mas ainda não recebeu o pagamento!”, denuncia. 

A proibição da irrigação foi determinada pela resolução 42/2016, da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Além de Santa Maria de Jetibá, atinge os demais municípios da região serrana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Leopoldina, que estão às margens dos rios que abastecem a Grande Vitória, o Jucu e o Santa Maria da Vitória. Os mesmos rios abastecem as poluidoras de Tubarão.

A contradição do governo foi questionada pelo deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB) nesta semana na Assembleia Legislativa. O tucano apresentou projeto de lei (306/2016) defendendo a inclusão da Vale e sa ArcelorMittal no rodízio no abastecimento de água, com suspensão no fornecimento, assim como imposto às residências, comércios e aos agricultores. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
CMV
Gandini e a máquina

Atual 'sacada' eleitoral de Fabrício Gandini é na área de segurança e com reforço de comitiva da prefeitura, onde até outro dia era o ''supersecretário''

OPINIÃO
Editorial
As novas roupagens da censura
Os resquícios da ditadura militar ainda assombram a liberdade de expressão no País, estendendo seus tentáculos para o trabalho da imprensa
Eliza Bartolozzi Ferreira
A raposa cuidando do galinheiro
Na lógica do custo-benefício, governo Hartung entende que deve ofertar um ensino pasteurizado, de baixo custo e restrito a quem podem estudar em período integral
JR Mignone
A cobertura da Copa
No mês que antecedeu a Copa e no mês do desenrolar da competição, a Globo abusou da cobertura a ponto de cansar até o telespectador que gosta de esportes
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre a salada e o vinho
MAIS LIDAS

Blocos governistas buscam equilíbrio entre Hartung e Amaro Neto

Agricultores orgânicos de Santa Maria de Jetibá e de Linz organizam intercâmbio

Ministro do STF mantém afastamento do prefeito de Itapemirim

MPF quer que motoristas multados tenham acesso às imagens das infrações

STJ concede habeas corpus para ortopedista preso em Lama Cirúrgica