Seculo


  • Lava Jato no ES

 

Abuso financeiro


22/11/2016 às 13:51
Há registro de aumento nas denúncias de casos de abuso financeiro contra idosos, tendo como principais autores - filhos, netos e outros familiares próximos. Essa informação vem de um levantamento da Secretaria de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça.
 
Há que se considerar inicialmente que a idade avançada não significa de maneira nenhuma incapacidade! Outro ponto é que prestar socorro financeiro a filhos e netos em situação de dificuldade ou pior, de descontrole financeiro, sensibiliza demais qualquer pai e mãe, avô e avó, independente da sua idade.
 
O agravamento da crise econômica, com o aumento do desemprego no país, também influência nesse crescimento, mas não há como "tapar o sol com a peneira", pois esse tipo de abuso já faz parte do nosso cenário, mesmo antes da atual crise.
 
Mas esse tipo de abuso do qual estamos tratando, não ocorre apenas com idosos ditos "com limitações", pois o que encontramos na prática são casos de familiares que tendem a se aproveitar da sensibilidade dos parentes mais velhos para tomarem dinheiro emprestado com eles ou usarem o seu nome para contratarem empréstimos, muitas vezes, sem a intenção de devolverem.
 
Do outro lado deste cenário, estão os idosos com limitações para gerir bens e até a própria vida, que realmente estão vulneráveis e; praticar violência financeira contra eles é crime, portanto, passível de punição.
 
A lei 10.741/03 – conhecida como o Estatuto do Idoso, no artigo 10, § 3º, determina que: “É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”, portanto, é responsabilidade de todo cidadão denunciar casos assim e para isso é utilizado o Disque 100 – Disque Direitos Humanos, que é o canal de denúncia de violência contra grupos sociais vulneráveis, onde estão também os idosos.
 
É imprescindível entender que idosos, geralmente já estão aposentados, fora do mercado de trabalho; ou seja, com receita mensal já definida e, quando contam com reservas, estas são para, eventualmente, complementarem as despesas crescentes nesta faixa etária e para os imprevistos.
 
A população parece estar se conscientizado mais sobre a importância de denunciar os casos de abusos, o que representa um avanço social e humanitário.
 
Violência financeira contra o idoso é crime!
 

Ivana Medeiros Zon, Assistente Social, especialista em Saúde da Família e em Saúde Pública,  educadora financeira, palestrante, consultora, colunista do jornal eletrônico www.seculodiario.com https://sites.google.com/site/saudefinanceiraivanamzon/

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Caminhos eleitorais

PT no cenário de 2018: com Lula, missão no Estado caberá a Helder e Givaldo Vieira. Na falta dele, pode sair aliança com o PDT, que rende chapa forte à Câmara

OPINIÃO
Editorial
Acesso seletivo
Referência da comunidade escolar na Assembleia, Majeski acertou ao cobrar explicações sobre sessão que barrou professores
José Rabelo
A vez dos fichas-limpas
No país da Lava jato, pesquisa Datafolha aponta que a corrupção tornou-se a principal preocupação dos brasileiros
JR Mignone
Avalanche de informações
Talvez a juventude seja o seguimento que mais sofre com tantos fatos e versões
Geraldo Hasse
Salgado Filho, um simples herói
Hoje ninguém mais lembra o advogado que regulamentou o comércio dos ambulantes
Caetano Roque
Água da mesma pipa
Na verdade, não houve embate na eleição no Sindicomerciários
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

Um homem nu.
Flânerie

Manuela Neves

Uma festa para Ro Ro que rolou escada abaixo
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Mulher "noiada" mostra a falência de programas sociais
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Meu dia, seu dia
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Servidores públicos e da saúde aderem à greve geral da próxima sexta-feira

Deputado cobra apuração de responsabilidades em sessão que barrou comunidade escolar

Clima político em Itapemirim se acirra entre prefeito afastado e vice

Coser anuncia desembarque, mas se cala sobre oposição ao governo Hartung

Tribunal de Contas mira criação de cargos na Prefeitura de Pinheiros