Seculo

 

Nova trilha ecoturística em Vitória


12/12/2016 às 17:48
Conhecida quase que exclusivamente por pescadores, a trilha até o Porto de Tubarão foi lançada como opção ecoturística pela Associação de Amigos da Praia de Camburi (AAPC) nesse sábado (10). A caminhada sai do final do calçadão de Camburi e leva pouco mais de duas horas. “O acesso é difícil, é pra quem é tirilheiro, mesmo”, avalia o fotógrafo Tiago Melo.

Após a área afetada com o passivo ambiental da Vale – toneladas de sacos com pó de minério, lançados pela empresa, que há 40 anos contamina o extremo norte da Praia de Camburi –, o caminhante passa por quatro pequenas praias, atravessa uma segunda trilha, com grau de dificuldade um pouco maior, e chega no limite com o Porto de Tubarão.

O acesso é melhor com maré baixa, mas de qualquer forma exige experiência com trilhas e muita cautela. No caminho, belezas naturais, incluindo um ângulo de visão exclusivo da baía de Vitória, e também muita degradação. “Muito lixo, que a corrente marinha leva pra lá”, relata Tiago, que ressalta também a vulnerabilidade a que ficam expostas as tartarugas marinhas que se alimentam no local e podem se asfixiar ao ingerir plástico e outros resíduos.

“Carcaças de balsas, tanques de combustível, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), estruturas metálicas, minério de ferro ...” enumera Paulo Pedrosa, da Associação de Amigos da Praia de Camburi (AAPC), entidade que organizou a trilha.

Paulo reivindica presença do poder público. “É preciso retirar os restos industriais do ambiente costeiro e marinho”, orienta. Em breve a AAPC divulgará uma nova data para a aventura. “As pessoas não devem ir sozinhas, a menos que conheçam bem o caminho e tenham experiência com trilhas”, recomenda o ativista, que anuncia a presença de um apoio aos trilheiros pelo mar na próxima edição. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Jogo de cena

Quando se refere a secretários em condições de sucedê-lo, Hartung não fala que, praticamente, entregou o poder a Octaciano Neto

OPINIÃO
Editorial
Do exemplo ao risco
Uma iniciativa popular contra a pulverização área de agrotóxicos em Boa Esperança gerou graves reações de ódio e ameaças. Investigação, já!
Gustavo Bastos
Destino e acaso
''Quanto ao cético do acaso, ele chama destino de delírio e acaso de nada''
Roberto Junquilho
Os pequenos se movem
Para garantir verba do fundo partidário, siglas como o PCdoB têm que apresentar chapa majoritária em 2018. E, no Estado, como fica?
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Dois milagres de Natal
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Crea-ES terá pela primeira vez uma mulher na presidência

Vereadores de Aracruz decidem abrir investigação contra o Estaleiro Jurong

Comunidades de Alegre apostam em sensibilidade de desembargador para salvar escolas

Deterioração da Segunda Ponte será quantificada em reunião na Assembleia

Jogo de cena