Seculo


  • Lava Jato no ES

 

Discurso de ocasião?


03/01/2017 às 13:27

Os prefeitos da região metropolitana parecem ter descoberto a roda. Em todos os assuntos possíveis se referem a realização de um consórcio com os demais municípios. A tão sonhada região metropolitana parece cada vez mais real. Mas, por enquanto, tudo não passa de discurso. Se vai se efetivar vai depender do cenário econômico para este ano.

A realização de consórcios está bem longe de ser uma novidade. No Espírito Santo mesmo, essa prática é comum no interior do Estado, para que os prefeitos possam tentar solucionar problemas que afetam as cidades de forma comum, como a falta de especialidades médicas de média e alta complexidade, por exemplo. Mas na Grande Vitória, a situação é bem diferente.

Sempre se falou muito em integrar a região metropolitana. No início do governo Renato Casagrande (PSB) até foi criado um departamento na Secretaria de Governo para debater o assunto, mas o tema logo foi abandonado, como sempre acontece. O motivo é uma falta de interesse dos prefeitos em abrir mão da vaidade para unir forças em torno de problemas comuns.

Os cinco principais municípios da região – Cariacica, Vila Velha, Viana, Serra e Vitória –, apesar da proximidade física, têm características econômicas, políticas e sociais muito diferentes, e sempre houve o interesse dos prefeitos em preservar suas diferenças, garantindo assim a visibilidade dentro de suas cidades. Com a criação da região metropolitana, essa visibilidade ficaria bem diluída.

Agora, porém, a situação é outra. Com a crise política e econômica, as prefeituras têm encontrado muita dificuldade para apresentar resultados. No Estado, a redução de 12 para 4% dos recursos do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap) tirou de muitos prefeitos uma boa grana, o que prejudicou grande parte das gestões.

Sem recursos para fazer investimentos, a solução seria o consórcio dos prefeitos para realização de obras comuns que garantiriam entregas nas prefeituras, e fortaleceriam a imagem dos prefeitos, mas isso se concretizará se os municípios continuarem sem saída. Se um deles se desprender da crise, o consórcio se acaba.

Por enquanto, esse discurso alimenta expectativas, porque todo mundo fala sobre tudo e ninguém realiza nada. Neste contexto, pode até se falar em assumir obras que seriam de responsabilidade do Estado, como a Leitão da Silva. Tá tudo certo, é só discurso mesmo.

Fragmentos:

1 – O vereador Davi Esmael (PSB) faz parte agora da galeria dos ex-prefeitos de Vitória, no painel exposto na sede da prefeitura Municipal. Ele substituiu o prefeito Luciano Rezende (PPS) em 2014.

2 –  Na última quinzena de dezembro, os servidores da Serra fizeram um mutirão de organização de arquivos. Com esta ação foram liberadas cerca de 4 mil pastas de processos iniciados em 2013 e mais de 7 mil bailarinas (capas de processos), que foram devolvidas ao setor de protocolo para serem reutilizadas.

3 – Ao jornal Tempo Novo, da Serra, o vereador mais bem votado do município, Adriano Galinhão (PTC), afirmou, às vésperas da posse, que acreditava em uma eleição da Mesa Diretora tranquila. Errou feio.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Caminhos eleitorais

PT no cenário de 2018: com Lula, missão no Estado caberá a Helder e Givaldo Vieira. Na falta dele, pode sair aliança com o PDT, que rende chapa forte à Câmara

OPINIÃO
Editorial
Acesso seletivo
Referência da comunidade escolar na Assembleia, Majeski acertou ao cobrar explicações sobre sessão que barrou professores
José Rabelo
A vez dos fichas-limpas
No país da Lava jato, pesquisa Datafolha aponta que a corrupção tornou-se a principal preocupação dos brasileiros
JR Mignone
Avalanche de informações
Talvez a juventude seja o seguimento que mais sofre com tantos fatos e versões
Geraldo Hasse
Salgado Filho, um simples herói
Hoje ninguém mais lembra o advogado que regulamentou o comércio dos ambulantes
Caetano Roque
Água da mesma pipa
Na verdade, não houve embate na eleição no Sindicomerciários
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

Um homem nu.
Flânerie

Manuela Neves

Uma festa para Ro Ro que rolou escada abaixo
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Mulher "noiada" mostra a falência de programas sociais
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Meu dia, seu dia
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Servidores públicos e da saúde aderem à greve geral da próxima sexta-feira

Deputado cobra apuração de responsabilidades em sessão que barrou comunidade escolar

Clima político em Itapemirim se acirra entre prefeito afastado e vice

Coser anuncia desembarque, mas se cala sobre oposição ao governo Hartung

Tribunal de Contas mira criação de cargos na Prefeitura de Pinheiros