Seculo

 

Reviravolta?


10/01/2017 às 18:22
Em janeiro de 2013, o presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) classificou de “barbárie” a tortura praticada contra presos do Complexo Prisional de Xuri, em Vila Velha. Por isso, causa impressão a declaração de Mafra à Folha de S. Paulo desta terça (10) revalidando uma “reviravolta” nas condições carcerárias locais que, segundo a matéria, coloca o Espírito Santo como “modelo contra violência em prisões” para o Brasil. O estado está há dois anos sem mortes nas prisões. Ok, não há mortes, o que é ótimo, mas o sistema ainda não é assim tão modelar. A própria OAB-ES, já em 2015, denunciou casos de violação a prerrogativas de advogados, como ocorreu no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), e episódios de tortura no CDP de Colatina. Estaria agora tudo bem?
 
Marcha da insensatez
O governo Paulo Hartung está empenhado em fechar mais uma escola. A bola da vez é a Escola Estadual De Ensino Medio Itamira, localizada no distrito homônimo, em Ponto Belo. A polêmica será discutida em reunião nesta quarta-feira (11), na própria escola, entre moradores, professores, lideranças locais e técnicos da Sedu.
 
Vejam vocês...
Esse é o mesmo governador que nessa segunda-feira (9) lamentou nas redes sociais a morte do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. “A contribuição de Bauman é valiosíssima para nos ajudar a compreender as mudanças da nossa sociedade (...)”, escreveu o governador que fecha escolas. Bauman se revira no túmulo. 
 
Tititi
O que tanto conversavam a senadora Rose de Freitas (PMDB) e o vice-governador César Colnago (PSDB) nos corredores do Shopping Vitória por volta das 19h30 dessa segunda (9)? As vitrines da Centauro são testemunha. 
 
Mãos vazias
O prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB) loteou a prefeitura entre grupos políticos, mas o PR, que é bom, nada. Lembrando: o senador Magno Malta (PR) apoiou a eleição de Max.
 
Substituição
O Diário Oficial dessa segunda-feira (9) registra a nomeação da procuradora de Justiça Ivanilce da Cruz Romão para a função de Procuradora de Justiça Chefe da Procuradoria de Justiça Especial, responsável pela investigação dos prefeitos e que, antes, era atribuição específica da Procuradoria-Geral de Justiça. Ivanilce substitui o titular do cargo, o procurador Fábio Vello Corrêa até 26 de janeiro.
 
Substituição II
Um dos critérios para pontuação de promotores na polêmica eleição interna do MPES era o período em que eles assumiam funções em substituição. No entanto, mesmo prevista, a sugestão de Fábio Vello de designar promotores para exercer substituições foi indeferida. Daí a nomeação de Ivanilce para substituí-lo.
 
A culpa é do Maca
O prefeito de Vila Valério Rubinho Partelli (PTN) revogou licitação de transporte escolar para alunos das redes estadual e municipal. Chama a atenção a justificativa: o certame, deflagrado em final de mandato, trazia “falhas pontuais” que poderiam levar prejuízo ao erário. Podem ser ecos da disputa entre ele e o ex-prefeito Maca (PT), definida por uma margem estreita de votos: um teve 5.949 e o outro, 4.535.

Vida dura
Veja como não é fácil a vida no interior. A Prefeitura de Ibitirama publicou a lei orçamentária para o exercício de 2017: R$ 28,9 milhões. É um nada a mais que, por exemplo, o orçamento da Câmara de Vitória, que é de R$ 28 milhões.
 
Leitão da Silva
O DER-ES publicou nesta terça-feira (10) o aviso de prosseguimento da licitação para serviços complementares à ampliação de Avenida Leitão da Silva, em Vitória. A abertura dos envelopes será sexta-feira (13). O edital havia sido suspenso pelo TCE-ES, que, no entanto, nessa segunda (9), revogou a decisão.

Expansão
A Drogarias Pacheco, uma das maiores redes de farmácias do país, encerrou 2016 com duas novas lojas no Espírito Santo. Abriu a oitava unidade em Vila Velha e a terceira na Serra. No país, a Pacheco encerrou 2016 com 100 novas lojas. A meta em 2017 é inaugurar mais 130 novas filiais.
 
Pensamento
“Fi-lo porque qui-lo”. Jânio Quadros

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Sem concorrência

E o Troféu Mão Peluda da política capixaba vai para...

OPINIÃO
Renata Oliveira
Passou recibo
O governador demonstrou força com a Assembleia ou passou recibo de que tem medo da oposição?
Geraldo Hasse
Escândalo jurássico
A dívida pública é a principal fonte dos lucros do sistema financeiro
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

Deputado federal faz ameaça a Fátima Bernardes ao vivo e motivo revolta o país
Flânerie

Manuela Neves

Todas as épocas são interessantes. Mas nem todas conheceram alguém como Carmélia
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Os tanques de guerra e a marcha dos insensatos
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Pra se acabar na quarta-feira
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

TJES mantém absolvição de ex-prefeito de Vila Velha em ação de improbidade

Majeski apresenta proposta que garante transparência em incentivos fiscais

Eleição da Amunes é exercício de polarização política no Estado

Crise na segurança agrava pesadelo do engarrafamento na Grande Vitória

Passou recibo