Seculo


  • Lava Jato no ES

 

Reviravolta?


10/01/2017 às 18:22
Em janeiro de 2013, o presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) classificou de “barbárie” a tortura praticada contra presos do Complexo Prisional de Xuri, em Vila Velha. Por isso, causa impressão a declaração de Mafra à Folha de S. Paulo desta terça (10) revalidando uma “reviravolta” nas condições carcerárias locais que, segundo a matéria, coloca o Espírito Santo como “modelo contra violência em prisões” para o Brasil. O estado está há dois anos sem mortes nas prisões. Ok, não há mortes, o que é ótimo, mas o sistema ainda não é assim tão modelar. A própria OAB-ES, já em 2015, denunciou casos de violação a prerrogativas de advogados, como ocorreu no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), e episódios de tortura no CDP de Colatina. Estaria agora tudo bem?
 
Marcha da insensatez
O governo Paulo Hartung está empenhado em fechar mais uma escola. A bola da vez é a Escola Estadual De Ensino Medio Itamira, localizada no distrito homônimo, em Ponto Belo. A polêmica será discutida em reunião nesta quarta-feira (11), na própria escola, entre moradores, professores, lideranças locais e técnicos da Sedu.
 
Vejam vocês...
Esse é o mesmo governador que nessa segunda-feira (9) lamentou nas redes sociais a morte do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. “A contribuição de Bauman é valiosíssima para nos ajudar a compreender as mudanças da nossa sociedade (...)”, escreveu o governador que fecha escolas. Bauman se revira no túmulo. 
 
Tititi
O que tanto conversavam a senadora Rose de Freitas (PMDB) e o vice-governador César Colnago (PSDB) nos corredores do Shopping Vitória por volta das 19h30 dessa segunda (9)? As vitrines da Centauro são testemunha. 
 
Mãos vazias
O prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB) loteou a prefeitura entre grupos políticos, mas o PR, que é bom, nada. Lembrando: o senador Magno Malta (PR) apoiou a eleição de Max.
 
Substituição
O Diário Oficial dessa segunda-feira (9) registra a nomeação da procuradora de Justiça Ivanilce da Cruz Romão para a função de Procuradora de Justiça Chefe da Procuradoria de Justiça Especial, responsável pela investigação dos prefeitos e que, antes, era atribuição específica da Procuradoria-Geral de Justiça. Ivanilce substitui o titular do cargo, o procurador Fábio Vello Corrêa até 26 de janeiro.
 
Substituição II
Um dos critérios para pontuação de promotores na polêmica eleição interna do MPES era o período em que eles assumiam funções em substituição. No entanto, mesmo prevista, a sugestão de Fábio Vello de designar promotores para exercer substituições foi indeferida. Daí a nomeação de Ivanilce para substituí-lo.
 
A culpa é do Maca
O prefeito de Vila Valério Rubinho Partelli (PTN) revogou licitação de transporte escolar para alunos das redes estadual e municipal. Chama a atenção a justificativa: o certame, deflagrado em final de mandato, trazia “falhas pontuais” que poderiam levar prejuízo ao erário. Podem ser ecos da disputa entre ele e o ex-prefeito Maca (PT), definida por uma margem estreita de votos: um teve 5.949 e o outro, 4.535.

Vida dura
Veja como não é fácil a vida no interior. A Prefeitura de Ibitirama publicou a lei orçamentária para o exercício de 2017: R$ 28,9 milhões. É um nada a mais que, por exemplo, o orçamento da Câmara de Vitória, que é de R$ 28 milhões.
 
Leitão da Silva
O DER-ES publicou nesta terça-feira (10) o aviso de prosseguimento da licitação para serviços complementares à ampliação de Avenida Leitão da Silva, em Vitória. A abertura dos envelopes será sexta-feira (13). O edital havia sido suspenso pelo TCE-ES, que, no entanto, nessa segunda (9), revogou a decisão.

Expansão
A Drogarias Pacheco, uma das maiores redes de farmácias do país, encerrou 2016 com duas novas lojas no Espírito Santo. Abriu a oitava unidade em Vila Velha e a terceira na Serra. No país, a Pacheco encerrou 2016 com 100 novas lojas. A meta em 2017 é inaugurar mais 130 novas filiais.
 
Pensamento
“Fi-lo porque qui-lo”. Jânio Quadros

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Tem, sim!

Não escapou Hartung nem Baianinho dos protestos de desta sexta-feira no Estado

OPINIÃO
Editorial
A PM sendo PM
Depois de estarem do “outro lado do balcão, policiais militares voltam a recorrer à violência para reprimir greve geral dos trabalhadores no ES
Piero Ruschi
O desmanche do Museu Mello Leitão
Um ato de desrespeito à população que foi camuflado e conta com o apoio da própria diretoria e sua associação de amigos
Renata Oliveira
Bancada na berlinda
A votação sobre a reforma trabalhista pode condenar metade da bancada capixaba, mas deputados parecem confiar na dialética
Nerter Samora
Uma nova República
Prestes a ser aprovada, a lei sobre abuso de autoridade é um bem necessário para esse ''novo Brasil''
Geraldo Hasse
Os apuros do rei da petroquímica
A ascensão da Braskem faz lembrar o ditado: tudo que sobe rápido demais, desce ligeirinho
Lídia Caldas
Como ter um coração saudável?
Curioso que algumas coisas que hoje são heresias amanhã podem se tornar dogmas
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

Um homem nu.
Flânerie

Manuela Neves

Nenna, em transição
Panorama Atual

Roberto Junquilho

A Odebrecht quebrou a "Omertá", e agora?
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Nossa Terra, nossa gente
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Theodorico Ferraço vira réu em ação de improbidade administrativa

Greve Geral: manifestações pacíficas são dispersadas com violência pela Polícia Militar

Delações da Odebrecht mudam expectativas de composições eleitorais para 2018

Givaldo critica Hartung, Lelo e Ana Paula Vescovi em protesto contra Reforma Trabalhista

STF decide que terreno de marinha em ilha com sede de município é da União