Seculo

 

Ferraço tudo pode


10/01/2017 às 23:02
Theodorico de Assis Ferraço (DEM) acha que chegou a um ponto de sua trajetória política que pode fazer o que bem entende. O presidente da Assembleia acumula no seu currículo cinquentenário mandatos de deputado estadual e federal e de prefeito (só Cachoeiro de Itapemirim, sua terra natal, governou em quatro ocasiões). 
 
Mas o presidente do Legislativo estadual passou do limite ao decidir nomear Aglaia Murad Brumana para a assessoria da Secretaria da Assembleia. Poderia ser apenas mais uma das nomeações que os deputados costumam fazer corriqueiramente. Mas a assessora com nome inspirado na mitologia grega (a que brilha, a esplendorosa, a esplêndida) é casada com o juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Itapemirim, Rafael Murad Brumana
 
Nada contra o juiz, que já esclareceu ao jornal Espírito Santo de Fato, que deu a notícia em primeira mão, que inclusive está se separando da mulher e que a nomeação de Aglaia não compromete em nada seu trabalho; ou da nova servidora da Assembleia, que pode ter competência de sobra para exercer a função comissionada, o problema é que o enredo da história põe a nomeação em suspeição. 
 
Ferraço tem muitas fichas em jogo em Itapemirim. O vice-campeão capixaba em arrecadação de royalties de petróleo continua fazendo parte dos planos do deputado.  Doutor Luciano (Pros) derrotou a mulher de Ferraço na disputa pela prefeitura de Itapemirim nas eleições de outubro passado . Norma Ayub perdeu a eleição para o rival, mas recebeu como prêmio de consolação um meio mandato na Câmara dos Deputados, graças à eleição de Max Filho (PSDB) em Vila Velha. 
 
Se Norma está satisfeita com o desfecho dos acontecimentos, Ferraço não. Ele não se conforma em ver a prefeitura de Itapemirim nas mãos de Luciano Paiva. Para tentar evitar enfrentar Luciano nas urnas, Ferraço tentou de todas as formas tirar o adversário da disputa no tapetão. Mas fracassou.
 
É esse histórico de rivalidade extrema entre os dois grupos políticos que põe em suspeição a nomeação de Ferraço. Não convence o presidente da Assembleia tratar a nomeação como uma casualidade. Dizer que desconhece quem são os nomeados. 
 
Ora, meio século de experiência política faz de Ferraço uma das lideranças em atividade mais astutas do Espírito Santo. O decano da Assembleia não dá um único ponto sem nó. Qualquer decisão do juiz da 1ª Vara Cível de Itapemirim, envolvendo o prefeito, causará sim suspeição. 
 
Ferraço, o juiz e a nomeada podem jurar de pés juntos que uma coisa não tem absolutamente relação com a outra. Justificativa pífia quando se tem uma águia do porte de Ferraço no enredo. Emprestando as características extraordinárias da ave de rapina, Ferraço tem a capacidade de identificar e perseguir sua presa com uma precisão impressionante. Alguém duvida?

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Rabiscos eleitorais

Articuladores já fazem suas contas de 2018. Entre os deputados considerados reeleitos, está quase toda bancada do PMDB, incluindo Erick Musso. Mas, antes, terá que colocar um ''bonde'' pra correr

OPINIÃO
Editorial
À oposição, o respeito!
Seja manifestando uma simples opinião ou criticando medidas do próprio legislativo ou do governo, falou em Sergio Majeski, o tiroteio é garantido
Piero Ruschi
Carta de aniversário ao papai
‘Venho lhe desejar um feliz aniversário de 102 anos, o mais feliz possível, diante de todas mazelas que atormentam o Museu que o senhor criou e o meio ambiente que tanto defendeu
Gustavo Bastos
Destino e acaso
''Quanto ao cético do acaso, ele chama destino de delírio e acaso de nada''
Geraldo Hasse
Em defesa da soberania
Manifesto combate o entreguismo, filho dileto do colonialismo neoliberal
Roberto Junquilho
Os pequenos se movem
Para garantir verba do fundo partidário, siglas como o PCdoB têm que apresentar chapa majoritária em 2018. E, no Estado, como fica?
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Quem quer dinheiro?
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Hartung reforça interesse em projeto nacional nas eleições de 2018

Manifesto denuncia ameaças a lideranças mobilizadas contra agrotóxicos em Boa Esperança

Fundação Renova é multada e Samarco/Vale-BHP vira alvo de mais uma ação civil pública

Morre Chico Flores

Trabalhadores encerram Greve em Brasília e Jejum nos estados