Seculo

 

Festejos folclóricos agitam programação cultural em Conceição da Barra


11/01/2017 às 14:11

Além das belezas naturais, o norte do Espírito Santo abriga as mais intensas manifestações folclóricas dos capixabas. Conceicão da Barra iniciou os festejos no final de 2016 e segue neste janeiro com toda a tradição de festas de Reis, jongo e Ticumbi; com a histórica celebração a São Sebastião e São Benedito, além das vigorosas homenagens ao folclorista e pesquisador da cultura popular Hermógenes Lima Fonseca.

Os festejos retornam a partir desta quarta-feira (11), em Itaúnas - distrito de Conceição da Barra - com a Novena a São Sebastião na Igreja da praça, às 19h. A programação no distrito terá alguns dias de pausa, mas segue até 22 de janeiro com atividades como Ensaio Geral de Ticumbi, missas, procissão de São Sebastião, apresentações de Reis de Bois, entre muitas outras.

Já para o próximo fim de semana, a comunidade de Barreiras, em Conceição da Barra, promove três dias de comemorações, começando na sexta-feira (13), com a abertura oficial da festa com grupos folclóricos, a partir das 19h. O sábado (14) seguirão as apresentações de Reis de Bois do Mestre Neném, o jongo de Sant’Ana, além de muito forró ao longo de todo o dia.

No domingo (15), último dia dos festejos, os fiéis podem conferir a Santa Missa a partir das 10h, seguida de apresentação do Ticumbi de São Benedito do saudoso Mestre Terto, às 11h30. E o fechamento fica com as apresentações dos diversos grupos folclóricos convidados. Toda a programação é aberta ao público.

Vale lembrar que todos esses festejos no norte têm sido dedicados a Mestre Armojo, como Hermógenes era conhecido. O folclorista foi grande responsável por despertar o povo capixaba para a importância da cultura popular regional, escrevendo artigos para jornais e revistas sobre o folclore local, além de alertar aos próprios mestres e grupos folclóricos sobre a importância de suas atividades. De dezembro último até janeiro, Hermógenes já recebeu diversas homenagens dos mestres de jongo e ticumbi resgatando suas músicas, exibindo documentários sobre ele e visitando o cemitério onde está o corpo de Mestre Armojo.

Serviço

Os festejos folclóricos em Conceição da Barra, norte do Estado, têm início nesta quarta-feira (11), em Itaúnas; e de sexta (13) a domingo (15), na comunidade de Barreiras. Tudo é aberto ao público.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

De demolidor a demolido

Até outro dia, o MDB era o partido mais importante do Estado, mas entrou em agonia com a interferência de PH

OPINIÃO
Piero Ruschi
O Governo do ES e seu amor antigo ao desamparo ambiental
Mais um ''Dia Mundial do Meio Ambiente'' se passou. Foi um dia de ''comemoração'' (política)
Bruno Toledo
Estado sem PIEDADE!
As tragédias que se sucedem no Morro da Piedade sintetizam as contradições mais evidentes e brutais do modelo de sociedade e de Estado que estamos mergulhados
Geraldo Hasse
Mundo velho sem catraca
Cinquenta anos depois, é possível fazer um curso técnico por correspondência via internet
Roberto Junquilho
Hartung, o suspense
O governador Paulo Hartung mantém o suspense e pode até não disputar a reeleição em 2018
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Uma revoada de colibris
MAIS LIDAS

Visita de interlocutores de Hartung a Rodrigo Maia sinaliza mudança de cenário

Contrato do governo do Estado com a Cetesb sobre poluição do ar continua sigiloso

Juiz Leopoldo mais próximo de ir a Júri Popular por assassinato de Alexandre Martins

LDO será votada na próxima segunda-feira na Assembleia

Hartung, o suspense