Seculo

 

Festejos folclóricos agitam programação cultural em Conceição da Barra


11/01/2017 às 14:11

Além das belezas naturais, o norte do Espírito Santo abriga as mais intensas manifestações folclóricas dos capixabas. Conceicão da Barra iniciou os festejos no final de 2016 e segue neste janeiro com toda a tradição de festas de Reis, jongo e Ticumbi; com a histórica celebração a São Sebastião e São Benedito, além das vigorosas homenagens ao folclorista e pesquisador da cultura popular Hermógenes Lima Fonseca.

Os festejos retornam a partir desta quarta-feira (11), em Itaúnas - distrito de Conceição da Barra - com a Novena a São Sebastião na Igreja da praça, às 19h. A programação no distrito terá alguns dias de pausa, mas segue até 22 de janeiro com atividades como Ensaio Geral de Ticumbi, missas, procissão de São Sebastião, apresentações de Reis de Bois, entre muitas outras.

Já para o próximo fim de semana, a comunidade de Barreiras, em Conceição da Barra, promove três dias de comemorações, começando na sexta-feira (13), com a abertura oficial da festa com grupos folclóricos, a partir das 19h. O sábado (14) seguirão as apresentações de Reis de Bois do Mestre Neném, o jongo de Sant’Ana, além de muito forró ao longo de todo o dia.

No domingo (15), último dia dos festejos, os fiéis podem conferir a Santa Missa a partir das 10h, seguida de apresentação do Ticumbi de São Benedito do saudoso Mestre Terto, às 11h30. E o fechamento fica com as apresentações dos diversos grupos folclóricos convidados. Toda a programação é aberta ao público.

Vale lembrar que todos esses festejos no norte têm sido dedicados a Mestre Armojo, como Hermógenes era conhecido. O folclorista foi grande responsável por despertar o povo capixaba para a importância da cultura popular regional, escrevendo artigos para jornais e revistas sobre o folclore local, além de alertar aos próprios mestres e grupos folclóricos sobre a importância de suas atividades. De dezembro último até janeiro, Hermógenes já recebeu diversas homenagens dos mestres de jongo e ticumbi resgatando suas músicas, exibindo documentários sobre ele e visitando o cemitério onde está o corpo de Mestre Armojo.

Serviço

Os festejos folclóricos em Conceição da Barra, norte do Estado, têm início nesta quarta-feira (11), em Itaúnas; e de sexta (13) a domingo (15), na comunidade de Barreiras. Tudo é aberto ao público.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Quem segura?

Depois da seca, a bonança. Hartung tirou o último mês do ano para liberar seu ''pacote de bondades'''

OPINIÃO
Editorial
Morta-viva
Enfim, cumpre-se o destino óbvio no País das relações promíscuas: a Samarco/Vale-BHP tem as primeiras licenças ambientais para voltar a operar
Piero Ruschi
INMA e Ruschi em rota (s) de colisão
Nomeação de diretor dá sequência ao processo de imoralidades e falta de transparência contra patrimônio deixado por Ruschi
Gustavo Bastos
A volta do shoegaze
Ressurgimento do shoegaze se deu, sobretudo, com o retorno oficial do My Bloody Valentine
Geraldo Hasse
Aprimorando a arte das panacéias
Proliferam nas ruas os vendedores de panos de prato a 10 reais por meia dúzia
JR Mignone
Gazeta AM 34
Pode-se definir essa emissora em três fases distintas nesses 34 anos de comunicação
Roberto Junquilho
O abono como estratégia política
Como hábil conhecedor do seu mister, Hartung vislumbra apenas a conjuntura de 2018
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Quem quer dinheiro?
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Redução de número de comissionados gera embate entre deputados na Assembleia

Questionamentos judiciais podem anular resultado da disputa ao comando do Crea-ES

Cesan e Cariacica negam responsabilidade sobre esgoto lançado na baía de Vitoria

Funcionário dos Correios é condenado por desviar encomendas do centro de triagem do aeroporto de Vitória

Projeto que garante abono aos servidores segue para sanção de Hartung