Seculo


  • Lava Jato no ES

 

Leite derramado


07/02/2017 às 12:42

Na noite dessa segunda-feira (6), começou a circular a informação de que o governador Paulo Hartung (PMDB), que passou por uma cirurgia na última sexta-feira (3) para retirar um tumor da bexiga, retornaria ainda nesta terça-feira (7) por causa do caos instalado no Estado em relação à segurança pública.

Mas, depois da explosão da violência, da vinda das Força Nacional e do Exército na rua, a vinda do governador em recuperação depois de um procedimento médico tão sério é viável? É como tentar segurar o leite que já entornou.

Está claro nos meios políticos que há um movimento dentro do movimento. Além da pauta de reivindicação sindical, mais do que justa, existe um movimento político. A troca de comando parece ser pouco. O alvo seria o secretário de Segurança, André Garcia. Os discursos na Assembleia Legislativa apontam para  a insustentabilidade da permanência do titular na pasta.

O que faria o governador ao retornar de São Paulo, despachando de casa, vai exonerar o secretário? Vai intensificar a caça às bruxas na Polícia Militar? Negociar, é que não vai. Se fizer isso, vai abrir um precedente e ter de abrir diálogo com as outras categorias do funcionalismo, e olha que tem muito servidor insatisfeito.

Também não vai dar o braço a torcer e pedir ajuda ao governo federal. Contrário à renegociação das  dívidas dos estados, o governador focou no projeto econômico e esqueceu que o que sustenta seu governo não é a economia e sim os servidores.

Uma estratégia já está funcionando. A ofensiva do secretário mostra que o movimento não tem mais legitimidade com a população. Desviar o descontentamento para a  categoria pode até amenizar o desgaste,  mas que a conta estará sobre a mesa do governador, isso estará.  

 

Fragmentos:

1 – Com a cabeça a prêmio, o secretário de Segurança André Garcia subiu o tom contra o movimento paredista da Polícia Militar. Nos bastidores, já tem gente falando em uma volta do “Rambo” Rodney Miranda (DEM) para tentar puxar pelo rabo a vaca que já foi pro brejo há muito tempo.

2 – De qualquer forma a o estrago na imagem de André Garcia já foi feito. O secretário que era cotado para disputar uma vaga de deputado federal, dentro do leque das novas lideranças do governador Paulo Hartung, pode nem chegar a 2018 no cargo.

3 – O Diário do Legislativo dessa segunda-feira (6) trouxe a exoneração do diretor-geral da Casa Paulo Marcos Lemos e a nomeação de Roberto Carneiro para o cargo. O diário sangrento ainda é aguardado com apreensão pelos servidores.
 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Tem, sim!

Não escapou Hartung nem Baianinho dos protestos de desta sexta-feira no Estado

OPINIÃO
Editorial
A PM sendo PM
Depois de estarem do “outro lado do balcão, policiais militares voltam a recorrer à violência para reprimir greve geral dos trabalhadores no ES
Piero Ruschi
O desmanche do Museu Mello Leitão
Um ato de desrespeito à população que foi camuflado e conta com o apoio da própria diretoria e sua associação de amigos
Renata Oliveira
Bancada na berlinda
A votação sobre a reforma trabalhista pode condenar metade da bancada capixaba, mas deputados parecem confiar na dialética
Nerter Samora
Uma nova República
Prestes a ser aprovada, a lei sobre abuso de autoridade é um bem necessário para esse ''novo Brasil''
Geraldo Hasse
Os apuros do rei da petroquímica
A ascensão da Braskem faz lembrar o ditado: tudo que sobe rápido demais, desce ligeirinho
Lídia Caldas
Como ter um coração saudável?
Curioso que algumas coisas que hoje são heresias amanhã podem se tornar dogmas
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

Um homem nu.
Flânerie

Manuela Neves

Nenna, em transição
Panorama Atual

Roberto Junquilho

A Odebrecht quebrou a "Omertá", e agora?
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Nossa Terra, nossa gente
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Governador vira alvo nos protesto dos servidores públicos

Greve Geral: manifestações pacíficas são dispersadas com violência pela Polícia Militar

Delações da Odebrecht mudam expectativas de composições eleitorais para 2018

Givaldo critica Hartung, Lelo e Ana Paula Vescovi em protesto contra Reforma Trabalhista

STF decide que terreno de marinha em ilha com sede de município é da União