Seculo


  • Lava Jato no ES

 

Leite derramado


07/02/2017 às 12:42

Na noite dessa segunda-feira (6), começou a circular a informação de que o governador Paulo Hartung (PMDB), que passou por uma cirurgia na última sexta-feira (3) para retirar um tumor da bexiga, retornaria ainda nesta terça-feira (7) por causa do caos instalado no Estado em relação à segurança pública.

Mas, depois da explosão da violência, da vinda das Força Nacional e do Exército na rua, a vinda do governador em recuperação depois de um procedimento médico tão sério é viável? É como tentar segurar o leite que já entornou.

Está claro nos meios políticos que há um movimento dentro do movimento. Além da pauta de reivindicação sindical, mais do que justa, existe um movimento político. A troca de comando parece ser pouco. O alvo seria o secretário de Segurança, André Garcia. Os discursos na Assembleia Legislativa apontam para  a insustentabilidade da permanência do titular na pasta.

O que faria o governador ao retornar de São Paulo, despachando de casa, vai exonerar o secretário? Vai intensificar a caça às bruxas na Polícia Militar? Negociar, é que não vai. Se fizer isso, vai abrir um precedente e ter de abrir diálogo com as outras categorias do funcionalismo, e olha que tem muito servidor insatisfeito.

Também não vai dar o braço a torcer e pedir ajuda ao governo federal. Contrário à renegociação das  dívidas dos estados, o governador focou no projeto econômico e esqueceu que o que sustenta seu governo não é a economia e sim os servidores.

Uma estratégia já está funcionando. A ofensiva do secretário mostra que o movimento não tem mais legitimidade com a população. Desviar o descontentamento para a  categoria pode até amenizar o desgaste,  mas que a conta estará sobre a mesa do governador, isso estará.  

 

Fragmentos:

1 – Com a cabeça a prêmio, o secretário de Segurança André Garcia subiu o tom contra o movimento paredista da Polícia Militar. Nos bastidores, já tem gente falando em uma volta do “Rambo” Rodney Miranda (DEM) para tentar puxar pelo rabo a vaca que já foi pro brejo há muito tempo.

2 – De qualquer forma a o estrago na imagem de André Garcia já foi feito. O secretário que era cotado para disputar uma vaga de deputado federal, dentro do leque das novas lideranças do governador Paulo Hartung, pode nem chegar a 2018 no cargo.

3 – O Diário do Legislativo dessa segunda-feira (6) trouxe a exoneração do diretor-geral da Casa Paulo Marcos Lemos e a nomeação de Roberto Carneiro para o cargo. O diário sangrento ainda é aguardado com apreensão pelos servidores.
 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Cortina de ferro

Como o PT vai sair do imbróglio em que se meteu após a eleição de Coser (foto) para comandar o partido?

OPINIÃO
José Rabelo
A ocasião faz a cabeça
Preocupado em descolar a Reforma Trabalhista de Temer, Ricardo Ferraço se alinha à narrativa dos tucanos cabeças pretas
Piero Ruschi
Ecomemória: lembranças da destruição ambiental no ES
Guardo em casa um jogo curioso. Na capa, o Museu Mello Leitão ao lado da Aracruz Celulose - uma atroz incoerência lógica
Lídia Caldas
Nutrição e gestação
Será que uma gestante tem mesmo necessidade de uma dieta alimentar diferenciada?
Geraldo Hasse
Salgado Filho, um simples herói
Hoje ninguém mais lembra o advogado que regulamentou o comércio dos ambulantes
Caetano Roque
Água da mesma pipa
Na verdade, não houve embate na eleição no Sindicomerciários
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

Um homem nu.
Flânerie

Manuela Neves

Uma festa para Ro Ro que rolou escada abaixo
Panorama Atual

Roberto Junquilho

O cinismo explícito e a esperança de fora Temer renovada
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Meu dia, seu dia
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Ferraço: 'Hartung continua o mesmo: enganando, tripudiando e passando por cima de todos'

Distritão ganha força no Congresso e pode pôr fim ao 'efeito Tiririca'

Cortina de ferro

Audiência pública debate contaminação e mortandade de peixes em rios de Aracruz

Comdema nega recurso à Infraero e mantém multa de R$ 535 mil por emissão de poeira