Seculo


  • Lava Jato no ES

 

Clima pesado


13/02/2017 às 13:13

De quarta-feira (8) em diante ficou latente o silêncio da Assembleia Legislativa em relação ao caos na segurança pública que se instalou no Estado desde o fim de semana passado. Os deputados estaduais saíram desgastados depois de um encontro na terça-feira (7) com as mulheres dos policiais militares.

A dúvida nos meios políticos é se após toda a polêmica, a insubordinação do legislativo vai ficar barata. A movimentação que antecedeu o encontro dos deputados com as mulheres dos Policiais Militares é um dos motivos que pode azedar a relação com o Executivo. Alguns deputados atacaram diretamente o secretário de segurança, André Garcia, o que pode ter irritado o governador.

O deputado Theodorico Ferraço (DEM) – ex-presidente da Casa, que deixou o cargo irritado com a manobra que colocou Erick Musso (PMDB) em seu lugar – chegou a divulgar nota cobrando a cabeça de Garcia, uma movimentação que poderá trazer desgaste na relação. O governador tem em Garcia um dos nomes que formam seu novo núcleo de poder e isso atrapalha os planos para 2018.

Garcia deveria ser um dos nomes a disputar a eleição de deputado federal e o ataque ao secretário não deve ficar barato. O deputado Josias da Vitória (PDT), que chegou a se pronunciar sobre a insustentabilidade de Garcia na pasta, pode ser um dos alvos preferenciais do grupo do governador. Desde o episódio, mergulhou em águas profundas, mas não escapou da industria de boataria na internet.

Na medida em que a crise vem se agravando no Estado, os boatos sobre a participação do deputado no movimento da Policia Militar se espalham, o que para alguns observadores seria uma forma de desgastar politicamente o deputado, que é ligado à polícia.

Quem também tem sido alvo de ataques nas redes sociais é a senadora Rose de Freitas (PMDB), outra liderança política que está na linha de mira do governador Paulo Hartung. Rose chegou a declarar que tem interesse na disputa ao governo do Estado em 2018 e tem se aproximado do também desafeto de Hartung, Renato Casagrande (PSB).

Quanto à insubordinação dos deputados estaduais ao tentar intermediar um acordo com a categoria grevista, isso pode garantir a Hartung dois anos de tranquilidade na relação com a Assembleia, na tentativa dos deputados se redimirem.

Fragmentos:

1 – O prefeito Audifax Barcelos (Rede) participou nesta segunda-feira (13) de reunião de trabalho sobre o impacto da crise da segurança na Serra. O  debate contou com a participação de autoridades da área de Segurança Pública, sindicatos, movimento popular e sociedade civil.

2 – Já o prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), e seu vice Nilton Basílio se reuniram na prefeitura com o novo comandate do 7º Batalhão, o tenente coronel Gomes. O encontro foi para debater o apoio administrativo que a prefeitura vai disponibilizar para a Polícia Militar no retorno ao trabalho.

3 – Em Vila Velha, o prefeito Max Filho (PSDB) retoma nesta segunda-feira (13) suas tradicionais reuniões ampliadas com a comunidade, a partir das 19h30, no Teatro Municipal de Vila Velha, na Praça Duque de Caxias, Centro.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Tem, sim!

Não escapou Hartung nem Baianinho dos protestos de desta sexta-feira no Estado

OPINIÃO
Editorial
A PM sendo PM
Depois de estarem do “outro lado do balcão, policiais militares voltam a recorrer à violência para reprimir greve geral dos trabalhadores no ES
Piero Ruschi
O desmanche do Museu Mello Leitão
Um ato de desrespeito à população que foi camuflado e conta com o apoio da própria diretoria e sua associação de amigos
Renata Oliveira
Bancada na berlinda
A votação sobre a reforma trabalhista pode condenar metade da bancada capixaba, mas deputados parecem confiar na dialética
Nerter Samora
Uma nova República
Prestes a ser aprovada, a lei sobre abuso de autoridade é um bem necessário para esse ''novo Brasil''
Geraldo Hasse
Os apuros do rei da petroquímica
A ascensão da Braskem faz lembrar o ditado: tudo que sobe rápido demais, desce ligeirinho
Lídia Caldas
Como ter um coração saudável?
Curioso que algumas coisas que hoje são heresias amanhã podem se tornar dogmas
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

Um homem nu.
Flânerie

Manuela Neves

Nenna, em transição
Panorama Atual

Roberto Junquilho

A Odebrecht quebrou a "Omertá", e agora?
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Nossa Terra, nossa gente
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Governador vira alvo nos protesto dos servidores públicos

Greve Geral: manifestações pacíficas são dispersadas com violência pela Polícia Militar

Delações da Odebrecht mudam expectativas de composições eleitorais para 2018

Givaldo critica Hartung, Lelo e Ana Paula Vescovi em protesto contra Reforma Trabalhista

STF decide que terreno de marinha em ilha com sede de município é da União