Seculo

 

Clima pesado


13/02/2017 às 13:13

De quarta-feira (8) em diante ficou latente o silêncio da Assembleia Legislativa em relação ao caos na segurança pública que se instalou no Estado desde o fim de semana passado. Os deputados estaduais saíram desgastados depois de um encontro na terça-feira (7) com as mulheres dos policiais militares.

A dúvida nos meios políticos é se após toda a polêmica, a insubordinação do legislativo vai ficar barata. A movimentação que antecedeu o encontro dos deputados com as mulheres dos Policiais Militares é um dos motivos que pode azedar a relação com o Executivo. Alguns deputados atacaram diretamente o secretário de segurança, André Garcia, o que pode ter irritado o governador.

O deputado Theodorico Ferraço (DEM) – ex-presidente da Casa, que deixou o cargo irritado com a manobra que colocou Erick Musso (PMDB) em seu lugar – chegou a divulgar nota cobrando a cabeça de Garcia, uma movimentação que poderá trazer desgaste na relação. O governador tem em Garcia um dos nomes que formam seu novo núcleo de poder e isso atrapalha os planos para 2018.

Garcia deveria ser um dos nomes a disputar a eleição de deputado federal e o ataque ao secretário não deve ficar barato. O deputado Josias da Vitória (PDT), que chegou a se pronunciar sobre a insustentabilidade de Garcia na pasta, pode ser um dos alvos preferenciais do grupo do governador. Desde o episódio, mergulhou em águas profundas, mas não escapou da industria de boataria na internet.

Na medida em que a crise vem se agravando no Estado, os boatos sobre a participação do deputado no movimento da Policia Militar se espalham, o que para alguns observadores seria uma forma de desgastar politicamente o deputado, que é ligado à polícia.

Quem também tem sido alvo de ataques nas redes sociais é a senadora Rose de Freitas (PMDB), outra liderança política que está na linha de mira do governador Paulo Hartung. Rose chegou a declarar que tem interesse na disputa ao governo do Estado em 2018 e tem se aproximado do também desafeto de Hartung, Renato Casagrande (PSB).

Quanto à insubordinação dos deputados estaduais ao tentar intermediar um acordo com a categoria grevista, isso pode garantir a Hartung dois anos de tranquilidade na relação com a Assembleia, na tentativa dos deputados se redimirem.

Fragmentos:

1 – O prefeito Audifax Barcelos (Rede) participou nesta segunda-feira (13) de reunião de trabalho sobre o impacto da crise da segurança na Serra. O  debate contou com a participação de autoridades da área de Segurança Pública, sindicatos, movimento popular e sociedade civil.

2 – Já o prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), e seu vice Nilton Basílio se reuniram na prefeitura com o novo comandate do 7º Batalhão, o tenente coronel Gomes. O encontro foi para debater o apoio administrativo que a prefeitura vai disponibilizar para a Polícia Militar no retorno ao trabalho.

3 – Em Vila Velha, o prefeito Max Filho (PSDB) retoma nesta segunda-feira (13) suas tradicionais reuniões ampliadas com a comunidade, a partir das 19h30, no Teatro Municipal de Vila Velha, na Praça Duque de Caxias, Centro.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Jogo de cena

Quando se refere a secretários em condições de sucedê-lo, Hartung não fala que, praticamente, entregou o poder a Octaciano Neto

OPINIÃO
Editorial
Do exemplo ao risco
Uma iniciativa popular contra a pulverização área de agrotóxicos em Boa Esperança gerou graves reações de ódio e ameaças. Investigação, já!
Gustavo Bastos
Destino e acaso
''Quanto ao cético do acaso, ele chama destino de delírio e acaso de nada''
Roberto Junquilho
Os pequenos se movem
Para garantir verba do fundo partidário, siglas como o PCdoB têm que apresentar chapa majoritária em 2018. E, no Estado, como fica?
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Dois milagres de Natal
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Crea-ES terá pela primeira vez uma mulher na presidência

Vereadores de Aracruz decidem abrir investigação contra o Estaleiro Jurong

Comunidades de Alegre apostam em sensibilidade de desembargador para salvar escolas

Deterioração da Segunda Ponte será quantificada em reunião na Assembleia

Jogo de cena