Seculo

 

Clima pesado


13/02/2017 às 13:13

De quarta-feira (8) em diante ficou latente o silêncio da Assembleia Legislativa em relação ao caos na segurança pública que se instalou no Estado desde o fim de semana passado. Os deputados estaduais saíram desgastados depois de um encontro na terça-feira (7) com as mulheres dos policiais militares.

A dúvida nos meios políticos é se após toda a polêmica, a insubordinação do legislativo vai ficar barata. A movimentação que antecedeu o encontro dos deputados com as mulheres dos Policiais Militares é um dos motivos que pode azedar a relação com o Executivo. Alguns deputados atacaram diretamente o secretário de segurança, André Garcia, o que pode ter irritado o governador.

O deputado Theodorico Ferraço (DEM) – ex-presidente da Casa, que deixou o cargo irritado com a manobra que colocou Erick Musso (PMDB) em seu lugar – chegou a divulgar nota cobrando a cabeça de Garcia, uma movimentação que poderá trazer desgaste na relação. O governador tem em Garcia um dos nomes que formam seu novo núcleo de poder e isso atrapalha os planos para 2018.

Garcia deveria ser um dos nomes a disputar a eleição de deputado federal e o ataque ao secretário não deve ficar barato. O deputado Josias da Vitória (PDT), que chegou a se pronunciar sobre a insustentabilidade de Garcia na pasta, pode ser um dos alvos preferenciais do grupo do governador. Desde o episódio, mergulhou em águas profundas, mas não escapou da industria de boataria na internet.

Na medida em que a crise vem se agravando no Estado, os boatos sobre a participação do deputado no movimento da Policia Militar se espalham, o que para alguns observadores seria uma forma de desgastar politicamente o deputado, que é ligado à polícia.

Quem também tem sido alvo de ataques nas redes sociais é a senadora Rose de Freitas (PMDB), outra liderança política que está na linha de mira do governador Paulo Hartung. Rose chegou a declarar que tem interesse na disputa ao governo do Estado em 2018 e tem se aproximado do também desafeto de Hartung, Renato Casagrande (PSB).

Quanto à insubordinação dos deputados estaduais ao tentar intermediar um acordo com a categoria grevista, isso pode garantir a Hartung dois anos de tranquilidade na relação com a Assembleia, na tentativa dos deputados se redimirem.

Fragmentos:

1 – O prefeito Audifax Barcelos (Rede) participou nesta segunda-feira (13) de reunião de trabalho sobre o impacto da crise da segurança na Serra. O  debate contou com a participação de autoridades da área de Segurança Pública, sindicatos, movimento popular e sociedade civil.

2 – Já o prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), e seu vice Nilton Basílio se reuniram na prefeitura com o novo comandate do 7º Batalhão, o tenente coronel Gomes. O encontro foi para debater o apoio administrativo que a prefeitura vai disponibilizar para a Polícia Militar no retorno ao trabalho.

3 – Em Vila Velha, o prefeito Max Filho (PSDB) retoma nesta segunda-feira (13) suas tradicionais reuniões ampliadas com a comunidade, a partir das 19h30, no Teatro Municipal de Vila Velha, na Praça Duque de Caxias, Centro.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Crônica de uma eleição

Vagões do trem do governador Paulo Hartung estão acima da capacidade da locomotiva. Haja peso para carregar...

OPINIÃO
Editorial
Futuro interrompido
Onde estão os promotores, delegados, políticos e demais agentes públicos para berrarem em defesa da infância? Mortes no Heimaba são alarmantes e inadmissíveis!
Bruno Toledo
Em defesa dos defensores
Nunca antes foi tão necessário e urgente o fortalecimento da Defensoria Pública
Eliza Bartolozzi Ferreira
A greve é um direito
Prefeito de Vitória ignorou o direito dos professores e adotou medidas coercitivas contra a liberdade de expressão e de greve
JR Mignone
Nova rádio
Tudo modificado, tudo moderno na Rádio Globo
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Arrogância também conta?
MAIS LIDAS

Vitória já poderia ter identificado as fontes de emissão de pó preto

Regimento Interno da Câmara da Serra torna nulo pedido de empréstimo para a prefeitura

Audiência Pública debate políticas de enfrentamento às desigualdades raciais

Pulverizações com agrotóxicos continuam no entorno do Parque de Itaúnas

Mordaça na escola