Seculo


  • Lava Jato no ES

 

Clima pesado


13/02/2017 às 13:13

De quarta-feira (8) em diante ficou latente o silêncio da Assembleia Legislativa em relação ao caos na segurança pública que se instalou no Estado desde o fim de semana passado. Os deputados estaduais saíram desgastados depois de um encontro na terça-feira (7) com as mulheres dos policiais militares.

A dúvida nos meios políticos é se após toda a polêmica, a insubordinação do legislativo vai ficar barata. A movimentação que antecedeu o encontro dos deputados com as mulheres dos Policiais Militares é um dos motivos que pode azedar a relação com o Executivo. Alguns deputados atacaram diretamente o secretário de segurança, André Garcia, o que pode ter irritado o governador.

O deputado Theodorico Ferraço (DEM) – ex-presidente da Casa, que deixou o cargo irritado com a manobra que colocou Erick Musso (PMDB) em seu lugar – chegou a divulgar nota cobrando a cabeça de Garcia, uma movimentação que poderá trazer desgaste na relação. O governador tem em Garcia um dos nomes que formam seu novo núcleo de poder e isso atrapalha os planos para 2018.

Garcia deveria ser um dos nomes a disputar a eleição de deputado federal e o ataque ao secretário não deve ficar barato. O deputado Josias da Vitória (PDT), que chegou a se pronunciar sobre a insustentabilidade de Garcia na pasta, pode ser um dos alvos preferenciais do grupo do governador. Desde o episódio, mergulhou em águas profundas, mas não escapou da industria de boataria na internet.

Na medida em que a crise vem se agravando no Estado, os boatos sobre a participação do deputado no movimento da Policia Militar se espalham, o que para alguns observadores seria uma forma de desgastar politicamente o deputado, que é ligado à polícia.

Quem também tem sido alvo de ataques nas redes sociais é a senadora Rose de Freitas (PMDB), outra liderança política que está na linha de mira do governador Paulo Hartung. Rose chegou a declarar que tem interesse na disputa ao governo do Estado em 2018 e tem se aproximado do também desafeto de Hartung, Renato Casagrande (PSB).

Quanto à insubordinação dos deputados estaduais ao tentar intermediar um acordo com a categoria grevista, isso pode garantir a Hartung dois anos de tranquilidade na relação com a Assembleia, na tentativa dos deputados se redimirem.

Fragmentos:

1 – O prefeito Audifax Barcelos (Rede) participou nesta segunda-feira (13) de reunião de trabalho sobre o impacto da crise da segurança na Serra. O  debate contou com a participação de autoridades da área de Segurança Pública, sindicatos, movimento popular e sociedade civil.

2 – Já o prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), e seu vice Nilton Basílio se reuniram na prefeitura com o novo comandate do 7º Batalhão, o tenente coronel Gomes. O encontro foi para debater o apoio administrativo que a prefeitura vai disponibilizar para a Polícia Militar no retorno ao trabalho.

3 – Em Vila Velha, o prefeito Max Filho (PSDB) retoma nesta segunda-feira (13) suas tradicionais reuniões ampliadas com a comunidade, a partir das 19h30, no Teatro Municipal de Vila Velha, na Praça Duque de Caxias, Centro.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Cortina de ferro

Como o PT vai sair do imbróglio em que se meteu após a eleição de Coser (foto) para comandar o partido?

OPINIÃO
José Rabelo
A ocasião faz a cabeça
Preocupado em descolar a Reforma Trabalhista de Temer, Ricardo Ferraço se alinha à narrativa dos tucanos cabeças pretas
Piero Ruschi
Ecomemória: lembranças da destruição ambiental no ES
Guardo em casa um jogo curioso. Na capa, o Museu Mello Leitão ao lado da Aracruz Celulose - uma atroz incoerência lógica
Lídia Caldas
Nutrição e gestação
Será que uma gestante tem mesmo necessidade de uma dieta alimentar diferenciada?
Geraldo Hasse
Salgado Filho, um simples herói
Hoje ninguém mais lembra o advogado que regulamentou o comércio dos ambulantes
Caetano Roque
Água da mesma pipa
Na verdade, não houve embate na eleição no Sindicomerciários
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

Um homem nu.
Flânerie

Manuela Neves

Uma festa para Ro Ro que rolou escada abaixo
Panorama Atual

Roberto Junquilho

O cinismo explícito e a esperança de fora Temer renovada
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Meu dia, seu dia
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Ferraço: 'Hartung continua o mesmo: enganando, tripudiando e passando por cima de todos'

Distritão ganha força no Congresso e pode pôr fim ao 'efeito Tiririca'

Cortina de ferro

Audiência pública debate contaminação e mortandade de peixes em rios de Aracruz

Comdema nega recurso à Infraero e mantém multa de R$ 535 mil por emissão de poeira