Seculo

 

Nova espécie, ameaçada de extinção, é encontrada no Mestre Álvaro


13/02/2017 às 17:35
Uma nova espécie vegetal foi encontrada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro, na Serra. Batizada como Behuria mestrealvarensis, em homenagem ao monte onde foi descoberta, a bela flor está Criticamente Em Perigo (CR), a classificação mais grave de ameaça de extinção, dentre as três estabelecidas em nível mundial pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Os biólogos que descreveram a espécie, até então desconhecida pela Ciência, desenvolvem o projeto Diversidade Florística da Área de Proteção Ambiental do Mestre Álvaro. Dois são da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Diego Tavares Iglesias e Valquíria Ferreira Dutra – e um é da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Renato Goldenberg.

No artigo científico em que registram a descrição inédita da espécie, os pesquisadores explicam que “a área de ocupação restrita e a paisagem fragmentada” são dois motivos que levaram à classificação da planta como CR. “A espécie ocorre em uma única área, isolada, com altitude superior a 800 metros”, afirmam.

Para Júnior Nass, membro da Associação Ambientalistas dos Amigos do Mestre Álvaro, a descoberta científica ressalta a importância de proteção do monte, um dos mais emblemáticos da Grande Vitória, e é mais um elemento de educação ambiental a ser trabalhado entre os visitantes.

“É algo que poucas pessoas conhecem. Muita gente já passou por essa flor, mas com certeza poucas pessoas sabem que ela está ameaçada de extinção e que foi descoberta ali no Mestre Álvaro”, comenta o ambientalista.

O próximo passeio organizado pela Associação acontecerá no próximo sábado, dia 18, de 14h às 21h30, com a subida do monte das Três Marias, próximo ao Mestre Álvaro, para assistir ao por do sol. Mais informações na fanpage da Ong. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
'Casa, comida e roupa lavada'

Luciano Rezende arrasta as asas do PPS novamente para Da Vitória e Sergio Majeski, atrás de firmar casamentos eleitorais

OPINIÃO
Editorial
‘Homo hartungus’
As preocupações com o meio ambiente ecoam em todo o mundo. Menos no Palácio Anchieta...
Piero Ruschi
'Santo graal de Augusto Ruschi'
Fórmula eficaz para conservar o meio ambiente utilizada pelo cientista tem a seriedade como um de seus ingredientes mais basais
JR Mignone
Mais uma campanha
A campanha deste ano será diferente, menos enjoativa, menos abrangente nas mídias de rádio e TV, mas com muitas acusações e apelos ridículos
Roberto Junquilho
A hora de Colnago
Atuação do vice se assemelha à autêntica movimentação de campanha eleitoral. Ele roda o Estado, faz entregas e vai sedimentando o caminho
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Admirável mundo novo
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Jardim Camburi ganha sua segunda feira orgânica

Grupos folclóricos agitam Itaúnas nessa semana

‘Não vou caminhar com o governador nem ao lado de quem ele apoiar’

A hora de Colnago

‘Homo hartungus’