Seculo

 

Responsabilidade fiscal de Hartung compromete a responsabilidade social


15/02/2017 às 12:34

O prometido paraíso fiscal levou o Espírito Santo a viver dias de inferno social. A avaliação é do colunista da Folha de S. Paulo, Elio Gaspari. Ele aponta que o excesso de zelo do governador  Paulo Hartung (PMDB) em cumprir a lei de responsabilidade fiscal mostra a necessidade de se criar uma “lei de responsabilidade social”.

Para Gaspari, se fosse criada a tal lei, os governadores seriam punidos quando criassem situações caóticas, como a vivida nos últimos dias no Espírito Santo. Sem a polícia na rua, a criminalidade explodiu, deixando a população presa em casa por mais de uma semana, tirando os ônibus de circulação e causando um prejuízo gigantesco para a economia capixaba, que deve chegar a R$ 500 milhões. Além dos assaltos ao comércio, por exemplo, o cancelamento da Vitória Stone Fair.

O governador foca sua gestão na economia, mas ela também depende do equilíbrio social. Desde o início da crise, o governo tem sustentado o discurso de que não tem como atender a demanda da categoria por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Caso atenda os interesses da Polícia Militar, pode ter de enfrentar uma bola de neve no funcionalismo público, o que colocaria em risco a imagem que ele vem vendendo para o Brasil de que o Estado tem sido um exemplo de gestão. Hartung vem repetindo que o Estado tem pagado os salários em dia, aproveitado a crise financeira que tem se instalado nas regiões vizinhas.

Ao pedir auxílio da Força Nacional de Segurança e do Exército, segundo Gaspari, o governador usou de um expediente comum dos gestores, que depois de esticar muito a corda, encontram-se encurralados pela crise que eles mesmos criaram. No governo do Estado há dez anos, como destaca o colunista, Hartung trabalhou duro pelo saneamento fiscal, mas cometeu o mesmo erro de outros governantes Brasil afora que não souberam entender as demandas sociais.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Declaração de guerra

Luciano Rezende inflou tanto a candidatura de Denninho, para se livrar da única oposição que sofria na Câmara, que acabou arrumando um problemão dentro de casa

OPINIÃO
Editorial
Operação seletiva
Mandado de busca coletivo cumprido nesta quinta (17) em Jesus de Nazareth viola Estado Democrático de Direito
Renata Oliveira
A escolha de Sofia
Os prefeitos do Estado têm de escolher entre Rose de Freitas ou Paulo Hartung
Geraldo Hasse
Pedalando rumo ao Norte
Até quando os brasileiros se deixarão governar por quem não os representa?
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

Um homem nu.
Flânerie

Manuela Neves

Sizino, o pioneiro
Panorama Atual

Roberto Junquilho

A Força Nacional e o marketing de uma falsa segurança
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Sopa de Letrinhas
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

'Nós não conseguimos passar duas eleições com a mesma regra'

Placar ambiental da minuta do PDU de Vitória está empatado

A escolha de Sofia

Debate sobre o serviço de limpeza deve dominar eleição extemporânea em Fundão

Resultado final de concurso para cartórios no Espírito Santo é ratificado