Seculo

 

Prefeito de Viana é favorito na disputa pela presidência da Amunes


16/02/2017 às 16:57

Se a eleição da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) fosse hoje, o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), seria eleito o novo presidente da entidade. Ele já teria o apoio de mais de 30 prefeitos, dos 78 do Estado, além de ter recebido um reforço importante da senadora Rose de Freitas (PMDB), conhecida por sua postura municipalista.

Mas a eleição é no dia 29 de março e até lá muita coisa pode acontecer. Daniel é o nome que vem se movimentando mais com os prefeitos pelo comando da entidade, mas tem a desvantagem de ser da Grande Vitória e os prefeitos preferem um nome do interior.

 Esse, porém, não é o único problema do prefeito de Viana. Caso o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB) entre na disputa pelo comando da entidade, eles devem travar uma batalha pela conquista dos colegas prefeitos. O que pode pesar nessa disputa é a identificação dos prefeitos de entre os dois qual seria o nome ligado ao Palácio Anchieta.

O fato de Rose de Freitas querer apoiar Gilson Daniel acende o sinal de alerta, já que ela e o governador Paulo Hartung têm suas diferenças políticas, mas o prefeito de Viana transita bem com a área governista e pode contornar a situação. Mas isso também depende do humor dos prefeitos para com o Executivo, que até aqui não tem sido dos melhores, diante dos pires vazios, devido ao discurso da crise financeira.

Enquanto Daniel se movimenta Estado afora, o prefeito de Linhares prefere o mergulho. Zanon evita comentar o assunto por enquanto e deve entrar na disputa apenas quando estiver mais próximo da eleição. A escolha entre os dois seria entre a capacidade técnica de Daniel em elaborar e passar projetos, sobretudo, em nível federal e a movimentação política forte de Guerino Zanon.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

OPINIÃO
Piero Ruschi
O ‘Santo Graal’ de Augusto Ruschi
Eventos recentes de desrespeito ao Museu Mello Leitão, camuflados sob a criação do INMA, ressuscitam episódios históricos lamentáveis
Renata Oliveira
Uma nova bandeira se ergue
O programa de combate à violência contra a mulher leva o governador Paulo Hartung a nova narrativa para 2018
Gustavo Bastos
O verão do amor e o movimento hippie
O que representava o movimento hippie como tal era a utopia
Geraldo Hasse
As abelhas e o Agro
Alguns líderes se dão conta da mútua dependência entre animais e plantas
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Este blog fica por aqui
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Algo de novo no ar
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Contas públicas viram pano de fundo para disputa entre 'doutores' em Itapemirim

'Refiliação' de secretário aumenta tensão no PSDB

Sessão solene de homenagem a professores é marcada por protesto

As abelhas e o Agro

Bancada apresenta R$ 1,4 bi em emendas para o Espírito Santo