Seculo

 

Prefeito de Viana é favorito na disputa pela presidência da Amunes


16/02/2017 às 16:57

Se a eleição da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) fosse hoje, o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), seria eleito o novo presidente da entidade. Ele já teria o apoio de mais de 30 prefeitos, dos 78 do Estado, além de ter recebido um reforço importante da senadora Rose de Freitas (PMDB), conhecida por sua postura municipalista.

Mas a eleição é no dia 29 de março e até lá muita coisa pode acontecer. Daniel é o nome que vem se movimentando mais com os prefeitos pelo comando da entidade, mas tem a desvantagem de ser da Grande Vitória e os prefeitos preferem um nome do interior.

 Esse, porém, não é o único problema do prefeito de Viana. Caso o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB) entre na disputa pelo comando da entidade, eles devem travar uma batalha pela conquista dos colegas prefeitos. O que pode pesar nessa disputa é a identificação dos prefeitos de entre os dois qual seria o nome ligado ao Palácio Anchieta.

O fato de Rose de Freitas querer apoiar Gilson Daniel acende o sinal de alerta, já que ela e o governador Paulo Hartung têm suas diferenças políticas, mas o prefeito de Viana transita bem com a área governista e pode contornar a situação. Mas isso também depende do humor dos prefeitos para com o Executivo, que até aqui não tem sido dos melhores, diante dos pires vazios, devido ao discurso da crise financeira.

Enquanto Daniel se movimenta Estado afora, o prefeito de Linhares prefere o mergulho. Zanon evita comentar o assunto por enquanto e deve entrar na disputa apenas quando estiver mais próximo da eleição. A escolha entre os dois seria entre a capacidade técnica de Daniel em elaborar e passar projetos, sobretudo, em nível federal e a movimentação política forte de Guerino Zanon.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Rabiscos eleitorais

Articuladores já fazem suas contas de 2018. Entre os deputados considerados reeleitos, está quase toda bancada do PMDB, incluindo Erick Musso. Mas, antes, terá que colocar um ''bonde'' pra correr

OPINIÃO
Editorial
À oposição, o respeito!
Seja manifestando uma simples opinião ou criticando medidas do próprio legislativo ou do governo, falou em Sergio Majeski, o tiroteio é garantido
Piero Ruschi
Carta de aniversário ao papai
‘Venho lhe desejar um feliz aniversário de 102 anos, o mais feliz possível, diante de todas mazelas que atormentam o Museu que o senhor criou e o meio ambiente que tanto defendeu
Gustavo Bastos
Destino e acaso
''Quanto ao cético do acaso, ele chama destino de delírio e acaso de nada''
Geraldo Hasse
Em defesa da soberania
Manifesto combate o entreguismo, filho dileto do colonialismo neoliberal
Roberto Junquilho
Hartung e seu muro
Sem a presença da senadora Rose de Freitas, evento com lideranças do PMDB vira palanque para o governador
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Quem quer dinheiro?
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Rabiscos eleitorais

Hartung reforça interesse em projeto nacional nas eleições de 2018

Greve dos auditores da Receita Federal adia início do 'Bike VV'

Manifesto denuncia ameaças a lideranças mobilizadas contra agrotóxicos em Boa Esperança

Fundação Renova é multada e Samarco/Vale-BHP vira alvo de mais uma ação civil pública