Seculo

 

Risco no futuro


17/02/2017 às 13:46

O governo do Estado tem traçado uma perigosa estratégia de sufocamento da Polícia Militar, diante da resistência do movimento reivindicatório. Sem entrar no mérito da atuação da Rotam, já que não é o momento de se discutir os métodos da política, a extinção do destacamento, traz mais apreensão para a população, já que essa é a parte da polícia que realmente vai até a periferia.  

Observa-se que a movimentação do governo em extinguir a Rotam tem o viés político e não operacional, já que é lá que se cogita estar o foco de resistência, sobretudo ao secretário de Segurança  André Garcia. Como disse o deputado estadual Josias Da Vitória (PDT), existe um gasto de energia muito forte em questões políticas, uma energia que poderia estar sendo usada para tentar resolver o problema.

Mas o que chama atenção é que o governo do Estado parece não estar preocupado com o futuro da relação com a Polícia Militar. Será que Hartung se esqueceu quem vem fazendo o papel da repressão aos movimentos sociais, nas ruas? Será que esqueceu quem vem fazendo o papel de segurança da parte da sociedade, mantendo a violência restrita à periferia e garantindo o sono tranquilo, da elite.

A enxurrada de cancelamento de programação do Carnaval nos municípios do interior é um recado político claro. Os prefeitos pensaram na segurança, claro, mas vem usando interlocutores para tentar atrair a atenção do governador para a necessidade de reforço na segurança fora da vitrine política. No Palácio Anchieta, porém, a única preocupação parece ser a de responder os colunistas da imprensa nacional que não aceitam a blindagem que o governo consegue com parte da imprensa capixaba.

Além da polícia magoada, em um retorno traumático ao trabalho, o governador vai lidar ainda com uma insatisfação vinda de parte dos prefeitos do interior. Logo no interior, onde Paulo Hartung resolveu a peleja eleitoral contra Renato Casagrande (PSB) em 2014.

Fragmentos:

1 – Apesar das tentativas do governo em mostrar para a sociedade que tudo voltou ao normal, os municípios de Guarapari, Iriri, Piuma e Alegre, no sul do Estado, decidiram cancelar as atividades do carnaval por motivos de segurança. Em Cachoeiro de Itapemirim, já havia cancelado programação, mas por outros motivos: falta de recursos mesmo.

2 – O deputado estadual Rodrigo Coelho (PDT) apresentou projeto de Lei 22/2017 pretende canalizar 75% das verbas destinadas à propaganda governamental para campanhas sociais de utilidade pública educativas, informativas, de orientação ou de conscientização social. A coluna sente cheiro de veto, se é que será aprovado pela Assembleia.

3 – Na próxima terça-feira (21), às 19 horas, acontece no Centro Comunitário de Laranjeiras, o colegiado da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS). No encontro será aberto o novo processo eleitoral da Federação.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Choque

Como diz o ditado, dois bicudos não se beijam. É isso mesmo, Fabrício Gandini?

OPINIÃO
Renata Oliveira
Carona perigosa
Hartung fez evento no mesmo dia da eleição da Amunes para atrair prefeitos, mas ausências ganharam mais destaque
Ivana Medeiros Zon
Mude de vida
Pensar na influência do comportamento e dos hábitos individuais, incluindo os de consumo, vai muito além do que podemos imaginar.
Nerter Samora
Pauta bomba
Fim da anistia a benefícios irregulares pode vingar rasteira dada em Ferraço por Hartung
JR Mignone
A volta da reza
Em 2013 escrevi sobre o ''Poder da Reza''. Hoje volto com ela, pois rezar, orar, falar com Deus, meditar, seja como for, nunca é demais
Caetano Roque
Briga desleal
Com a mídia na mão, o capital consegue fazer com que o cidadão acredite nas mentiras que eles querem
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

pelas beiras!
Flânerie

Manuela Neves

Carmélia, um pouco mais dela
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Deputado vai propor CPI para apurar crime da Samarco
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre sustos e suspresas
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Hartung muda discurso e atuação política depois da crise na segurança

Ferraço afirma que contrato de antecipação de royalties foi 'malfeito'

Presos do semiaberto vão trabalhar em obras e serviços públicos da Prefeitura de Colatina

Dúvida sobre relator do Caso Alexandre pode adiar julgamento de recurso no TJES

Da Vitória faz discurso apaziguador, mas mantém posição independente na Assembleia