Seculo

 

Quem politizou a Amunes?


17/03/2017 às 11:38
O governador Paulo Hartung (PMDB) colocou em campo sua tropa de choque para desmobilizar a chapa do prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), na disputa pela Presidência da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). O secretário-chefe da Casa Civil José Carlos da Fonseca Júnior ficou encarregado de tentar convencer Gilson Daniel a desistir da disputa.
 
Paralelamente, o atual presidente da Amunes, Dalton Perim (PMDB), vem criticando a polarização da disputa, dizendo que isso é ruim para a entidade. Mas quando se analisa um pouco mais profundamente a questão, o governo do Estado vem se queixar de uma politização da disputa da Amunes, que ele mesmo começou.
 
O prefeito de Viana não é exatamente o ícone da oposição no Estado. Ele conduziu um processo de apoio à reeleição de Renato Casagrande (PSB), não por causa dos belos olhos do ex-governador, estava dialogando naquele momento com a cadeira. Tanto que desde a ascensão de Hartung ao Palácio Anchieta, o prefeito vem buscando, sim, aproximação com o peemedebista. Hartung é que não quer conversa com o prefeito.
 
Em um cenário de polarização política, inédito na era Hartung, quando um lado não quer, a tendência das lideranças é buscar outro caminho. Além disso, até a segunda-feira (13), só havia a candidatura de Gilson Daniel na disputa da Amunes. Candidatura que ele vinha construindo há meses. Foi o governo que insistiu em outra chapa palaciana para evitar a perda de controle da entidade.
 
Por isso, impôs a disputa política foi o governo. Ou alguém tem dúvida de que uma vez eleito na presidência da Amunes, Gilson Daniel não buscaria uma composição com o governo? O problema é que Hartung não confia no prefeito, como confiava nos últimos três presidentes da entidade: Guerino Balestrassi, Gilson Amaro e Dalton Perim.
 
A preocupação de Hartung parece ser com os apoios de Daniel. Mais com a movimentação da senadora Rose de Freitas (PMDB) do que com Casagrande, propriamente. A senadora tem um perfil municipalista, mas nunca teve o controle da entidade de prefeitos. Vencendo a disputa, através de Gilson Daniel, ela se fortalece com os municípios em um momento econômico delicado para a prefeitada.
 
O problema não é a polarização da disputa, como afirmam os aliados do governador. O problema é que a expectativa de que a entrada do prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), fosse trucidar a campanha do prefeito de Viana não está se concretizando com a rapidez e eficiência que o Palácio Ancheita esperava.
 
Fragmentos:
 
1 – O secretário da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Aparecido Donizeti da Silva, fará palestra na Assembleia Legislativa sobre os desafios do segmento frente às propostas de reforma trabalhista e previdenciária. O evento faz parte da sessão solene a ser realizada nesta sexta-feira (17), às 19 horas.
 
2 – O deputado Sandro Locutor (Pros) esteve nessa quinta-feira (16) em Brasília para uma agenda dos deputados estaduais do País com o presidente Michel Temer (PMDB). A União dos Legisladores foi pedir apoio à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 47/2012, no Senado, que tem por objetivo ampliar o campo de atuação dos parlamentares estaduais.
 
3 – O senador Magno Malta foi buscar apoio para o PR dentro de casa. Trouxe a mulher, a ex-deputada federal Lauriete, para reforçar os quadros fragilizados do partido. Desde a inglória articulação para a presidência da República, a influência no PSC já não é tão forte.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Choque

Como diz o ditado, dois bicudos não se beijam. É isso mesmo, Fabrício Gandini?

OPINIÃO
Editorial
Política de encarceramento
Não adianta construir novos presídios. É preciso investir em políticas públicas que sejam capazes de prevenir a criminalidade
Renata Oliveira
Fica, gente!
Hartung tem se esforçado para manter ao seu lado os três grandes partidos do Estado: PT, PSDB e PDT
Ivana Medeiros Zon
Mude de vida
Pensar na influência do comportamento e dos hábitos individuais, incluindo os de consumo, vai muito além do que podemos imaginar.
Nerter Samora
Um novo Ministério Público
Renovação no quadro de procuradores de Justiça é oportunidade para novos grupos politicos
JR Mignone
A volta da reza
Em 2013 escrevi sobre o ''Poder da Reza''. Hoje volto com ela, pois rezar, orar, falar com Deus, meditar, seja como for, nunca é demais
Caetano Roque
Briga desleal
Com a mídia na mão, o capital consegue fazer com que o cidadão acredite nas mentiras que eles querem
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

pelas beiras!
Flânerie

Manuela Neves

Carmélia, um pouco mais dela
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Deputado vai propor CPI para apurar crime da Samarco
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre sustos e suspresas
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Choque

Ferraço afirma que contrato de antecipação de royalties foi 'malfeito'

Presos do semiaberto vão trabalhar em obras e serviços públicos da Prefeitura de Colatina

Dúvida sobre relator do Caso Alexandre pode adiar julgamento de recurso no TJES

Da Vitória faz discurso apaziguador, mas mantém posição independente na Assembleia