Seculo

 

Quem politizou a Amunes?


17/03/2017 às 11:38
O governador Paulo Hartung (PMDB) colocou em campo sua tropa de choque para desmobilizar a chapa do prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), na disputa pela Presidência da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). O secretário-chefe da Casa Civil José Carlos da Fonseca Júnior ficou encarregado de tentar convencer Gilson Daniel a desistir da disputa.
 
Paralelamente, o atual presidente da Amunes, Dalton Perim (PMDB), vem criticando a polarização da disputa, dizendo que isso é ruim para a entidade. Mas quando se analisa um pouco mais profundamente a questão, o governo do Estado vem se queixar de uma politização da disputa da Amunes, que ele mesmo começou.
 
O prefeito de Viana não é exatamente o ícone da oposição no Estado. Ele conduziu um processo de apoio à reeleição de Renato Casagrande (PSB), não por causa dos belos olhos do ex-governador, estava dialogando naquele momento com a cadeira. Tanto que desde a ascensão de Hartung ao Palácio Anchieta, o prefeito vem buscando, sim, aproximação com o peemedebista. Hartung é que não quer conversa com o prefeito.
 
Em um cenário de polarização política, inédito na era Hartung, quando um lado não quer, a tendência das lideranças é buscar outro caminho. Além disso, até a segunda-feira (13), só havia a candidatura de Gilson Daniel na disputa da Amunes. Candidatura que ele vinha construindo há meses. Foi o governo que insistiu em outra chapa palaciana para evitar a perda de controle da entidade.
 
Por isso, impôs a disputa política foi o governo. Ou alguém tem dúvida de que uma vez eleito na presidência da Amunes, Gilson Daniel não buscaria uma composição com o governo? O problema é que Hartung não confia no prefeito, como confiava nos últimos três presidentes da entidade: Guerino Balestrassi, Gilson Amaro e Dalton Perim.
 
A preocupação de Hartung parece ser com os apoios de Daniel. Mais com a movimentação da senadora Rose de Freitas (PMDB) do que com Casagrande, propriamente. A senadora tem um perfil municipalista, mas nunca teve o controle da entidade de prefeitos. Vencendo a disputa, através de Gilson Daniel, ela se fortalece com os municípios em um momento econômico delicado para a prefeitada.
 
O problema não é a polarização da disputa, como afirmam os aliados do governador. O problema é que a expectativa de que a entrada do prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), fosse trucidar a campanha do prefeito de Viana não está se concretizando com a rapidez e eficiência que o Palácio Ancheita esperava.
 
Fragmentos:
 
1 – O secretário da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Aparecido Donizeti da Silva, fará palestra na Assembleia Legislativa sobre os desafios do segmento frente às propostas de reforma trabalhista e previdenciária. O evento faz parte da sessão solene a ser realizada nesta sexta-feira (17), às 19 horas.
 
2 – O deputado Sandro Locutor (Pros) esteve nessa quinta-feira (16) em Brasília para uma agenda dos deputados estaduais do País com o presidente Michel Temer (PMDB). A União dos Legisladores foi pedir apoio à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 47/2012, no Senado, que tem por objetivo ampliar o campo de atuação dos parlamentares estaduais.
 
3 – O senador Magno Malta foi buscar apoio para o PR dentro de casa. Trouxe a mulher, a ex-deputada federal Lauriete, para reforçar os quadros fragilizados do partido. Desde a inglória articulação para a presidência da República, a influência no PSC já não é tão forte.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Leonardo Duarte/Secom
Uma coisa só

Enquanto no campo nacional PRB e MDB ainda estão em fase de namoro, no Estado o partido já é um “puxadinho” de Hartung. E tudo começou com Roberto Carneiro...

OPINIÃO
Editorial
MPES omisso
Ministério Público decidiu não participar das audiências de custódia. Um dos prejuízos: denúncias contra tortura, comumente relatada por presos
Piero Ruschi
Pets: uma questão de responsabilidade socioambiental
Felizes as pessoas que podem ter um animal de estimação! Felizes os animais de estimação que têm um dono responsável!
Gustavo Bastos
Para que Filosofia?
''é melhor existir do que o nada''
Bruno Toledo
Por que negar os Direitos Humanos?
Não há nada de novo nesse discurso verde e amarelo que toma as ruas. É a simples manutenção das bases oligárquicas do Brasil
Eliza Bartolozzi Ferreira
Políticas de retrocesso
Dados educacionais do governo Paulo Hartung são alarmantes
Geraldo Hasse
Vampirismo neoliberal
O governo oferece refrescos aos trabalhadores enquanto suga seu sangue
Roberto Junquilho
Quem governa?
Um novo porto na região de Aracruz demonstra que, para as corporações, as minorias não importam
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Uh, Houston, temos um problem
MAIS LIDAS

Sindicato protocola denúncias contra Sesa por contratação de Organizações Sociais

Corrida ao Senado sinaliza mudança na bancada capixaba

Quem governa?

Vampirismo neoliberal

Greve dos professores de Vitória continua por tempo indeterminado