Seculo

 

O congo, a capoeira e a fanfarra entoados e tocados por alunos especiais da Apae Cariacica


17/03/2017 às 12:34

Em setembro de 2015, o Século Diário entrava numa incursão única com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Especiais (Apae) de Cariacica – espaço referência em todo o Brasil pela estrutura da Apae, além do atendimento e aulas diferenciadas. Uma dessas aulas é a de capoeira e congo, ministrada há 17 anos no local pelo mestre de capoeira Jefferson de Azevedo Fernandes, o Mestre Jeffinho (acima com berimbau).

Na época foi bem notória a importância das aulas para todos aqueles alunos, pessoas de todas as idades e com necessidades especiais diversas, mas unidos pela capoeira, congo, fanfarra e pelo amor que desenvolveram pelas aulas. Aulas essas que Mestre Jeffinho leva igualmente com todo amor de força de vontade.

E neste mês Jeffinho tem mais uma conquista para apresentar no processo de construção com seus alunos: um CD com 12 faixas (ao lado) gravado e cantado por todos os alunos, um recorte musical que representa as aulas, os aprendizados e a cultura preservada por Jeffinho e seus aprendizes.

“Esse projeto do CD era um sonho para eles, afinal tem 23 anos que essas aulas de capoeira existem aqui na Apae Cariacica. Os alunos ficaram empolgados demais desde que falei sobre o projeto. Fomos os levando ao estúdio aos poucos, em umas oito idas para gravarem os instrumentos, depois as vozes. Foi uma conquista muito grande para nós, para mostrar para a sociedade a capacidade deles, o envolvimento”, conta Mestre Jeffinho.

As músicas fazem um apanhado de congo, fanfarra, cantos de capoeira e misturam muitos instrumentos, da cuíca ao tambor. E ao final, o CD é fechado com uma capela entoada por uma aluna. Essa possibilidade de realização veio com um edital de incentivo cultural de Cariacica, por meio da Lei João Bananeira.

No lançamento, o CD foi distribuído entre os alunos, seus familiares, além de uma quantidade entregue à Prefeitura de Cariacica. Agora será vendido a todos os interessados pelo preço de R$ 20,00 com venda na própria Apae do município, que fica na rua Carlos Rogerio Jesus Gomes, em Morada de Santa Fé.

Mestre Jeffinho destaca que a venda dos CD será usada para a compra de uniformes para os alunos, instrumentos e materiais necessários para manter as aulas. Por isso a importância da circulação pelo Estado. E enquanto o projeto segue nessa fase de vendas, as aulas de congo, capoeira e fanfacongo (uma mistura entre fanfarra e congo) de Mestre Jeffinho seguem firmes. Desde que assumiu o projeto na Apae de Cariacica, Jefinho leva os alunos para diversos festivais e encontros e assim seguirá.

Serviço

O CD dos alunos especiais da APAE Cariacica está a venda pelo preço de R$20,00 na Associação, que fica rua Carlos Rogerio Jesus Gomes, em Morada de Santa Fé. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Choque

Como diz o ditado, dois bicudos não se beijam. É isso mesmo, Fabrício Gandini?

OPINIÃO
Editorial
Política de encarceramento
Não adianta construir novos presídios. É preciso investir em políticas públicas que sejam capazes de prevenir a criminalidade
Renata Oliveira
Fica, gente!
Hartung tem se esforçado para manter ao seu lado os três grandes partidos do Estado: PT, PSDB e PDT
Ivana Medeiros Zon
Mude de vida
Pensar na influência do comportamento e dos hábitos individuais, incluindo os de consumo, vai muito além do que podemos imaginar.
Nerter Samora
Um novo Ministério Público
Renovação no quadro de procuradores de Justiça é oportunidade para novos grupos politicos
JR Mignone
A volta da reza
Em 2013 escrevi sobre o ''Poder da Reza''. Hoje volto com ela, pois rezar, orar, falar com Deus, meditar, seja como for, nunca é demais
Caetano Roque
Briga desleal
Com a mídia na mão, o capital consegue fazer com que o cidadão acredite nas mentiras que eles querem
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

pelas beiras!
Flânerie

Manuela Neves

Carmélia, um pouco mais dela
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Deputado vai propor CPI para apurar crime da Samarco
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre sustos e suspresas
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Choque

Ferraço afirma que contrato de antecipação de royalties foi 'malfeito'

Presos do semiaberto vão trabalhar em obras e serviços públicos da Prefeitura de Colatina

Dúvida sobre relator do Caso Alexandre pode adiar julgamento de recurso no TJES

Da Vitória faz discurso apaziguador, mas mantém posição independente na Assembleia