Seculo

 

Governo defende diálogo, mas continua usando discurso político no debate da Cesan


07/04/2017 às 15:30
A novela da concessão do serviço de água e esgoto da Cesan, em Vitória, ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (7) com o posicionamento do secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior, na coluna Praça Oito, de A Gazeta. Embora defenda a necessidade de diálogo com a Prefeitura de Vitória no impasse em torno da Cesan, o governo continua esticando a corda no debate político do assunto.
 
Diferentemente do que afirmou o governador Paulo Hartung à imprensa, que “na hora certa, tecnicamente, a Cesan falará sobre o assunto”, o secretário não só falou no momento inoportuno como imprimiu viés político ao discurso. Ao tentar jogar o viés político para o prefeito, o secretario acabou passando do ponto, emplacando um duro discurso.
 
“Ele é o prefeito eleito. Mas não se pode deixar de observar que a maneira como este tema está apresentado denota um voluntarismo antimetropolitano que vai contra até as tendências mais gerais do que se observa no Brasil nesta questão. Vitória não produz água! Então, essa iniciativa é de um voluntarismo que vai contra a lógica metropolitana e a solução metropolitana”, disse o secretário.
 
A resposta do secretário de Gestão Estratégica da Prefeitura, Fabrício Gandini, porém, desmonta o discurso palaciano. “Olha, enquanto estamos conversando, milhões de litros de esgoto estão sendo lançados nas nossas praias. E não existe hoje nenhum plano que tenha sido apresentado pela Cesan para Vitória!”, afirmou Gandini.
 
A fala do secretário, após o governo conseguir por meio e uma manobra para esvaziar uma CPI sobre a empresa, deixa transparecer que o interesse político do governo é tentar blindar a empresa para proteger o projeto de venda da empresa. O secretário municipal também criticou a falta de diálogo sobre o assunto.
 
“O Zé Carlinhos devia é estar propondo uma agenda. Se ele propuser uma agenda positiva para Vitória, eu vou amanhã (hoje) conversar com ele. O problema é que não há nada. O que fizemos foi só a abertura para um estudo. É como se estivéssemos fazendo um movimento criminoso, só porque partiu da Prefeitura de Vitória. Não consigo entender tamanha reação”, afirmou ao jornal.
 
O secretário endurece o discurso, mas não desmobiliza o movimento do prefeito. Com um assunto de repercussão popular na cidade, o início de um estudo de viabilidade abre possibilidade de a cidade pensar em um novo modelo de gestão do sistema de água e esgoto. Já o governo do Estado perde com o movimento o grande atrativo para a venda da empresa que seria a concessão para o serviço em Vitória.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Rabiscos eleitorais

Articuladores já fazem suas contas de 2018. Entre os deputados considerados reeleitos, está quase toda bancada do PMDB, incluindo Erick Musso. Mas, antes, terá que colocar um ''bonde'' pra correr

OPINIÃO
Editorial
À oposição, o respeito!
Seja manifestando uma simples opinião ou criticando medidas do próprio legislativo ou do governo, falou em Sergio Majeski, o tiroteio é garantido
Piero Ruschi
Carta de aniversário ao papai
‘Venho lhe desejar um feliz aniversário de 102 anos, o mais feliz possível, diante de todas mazelas que atormentam o Museu que o senhor criou e o meio ambiente que tanto defendeu
Gustavo Bastos
Destino e acaso
''Quanto ao cético do acaso, ele chama destino de delírio e acaso de nada''
Geraldo Hasse
Em defesa da soberania
Manifesto combate o entreguismo, filho dileto do colonialismo neoliberal
Roberto Junquilho
Os pequenos se movem
Para garantir verba do fundo partidário, siglas como o PCdoB têm que apresentar chapa majoritária em 2018. E, no Estado, como fica?
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Quem quer dinheiro?
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Hartung reforça interesse em projeto nacional nas eleições de 2018

Manifesto denuncia ameaças a lideranças mobilizadas contra agrotóxicos em Boa Esperança

Fundação Renova é multada e Samarco/Vale-BHP vira alvo de mais uma ação civil pública

Morre Chico Flores

Trabalhadores encerram Greve em Brasília e Jejum nos estados