Seculo

 

Governo federal reconhece situação de emergência de Ibatiba


10/04/2017 às 16:40
O município de Ibatiba, no sul do Estado, teve situação de emergência reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional nesta segunda-feira (10). A partir da medida, publicada no Diário Oficial da União, a prefeitura poderá solicitar apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.
 
Em fevereiro, a prefeitura municipal declarou situação de emergência em função da destruição causada por chuvas que atingiam o município desde dezembro. As precipitações afetaram vários bairros e causaram destruição danos materiais, sociais e ambientais. Algumas áreas ficaram sem transporte escolar e limpeza urbana, devido dificuldade de acesso. 
 
Os bairros Ipê, Floresta, Novo Horizonte, Bela Vista, São José e Brasil Novo foram os mais prejudicados. A destruição interditou ruas e estradas, e destruiu calçamentos, rede de água pluvial, redes de esgoto, redes de água, bueiros.
 
A medida ministerial contemplou 20 cidades no Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e Sergipe. O reconhecimento federal é decorrente do extenso período de seca, estiagem, tempestades, inundações e enxurradas. 
 
Para ter acesso a recursos materiais e financeiros de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR).

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Cara e crachá

Uns publicaram vídeos e notas nas redes sociais, outros só notas, outros nada. Mas a CPI da Lava Jato continua na conta dos deputados arrependidos

OPINIÃO
Editorial
A Ponte da Discórdia
Terceira Ponte entra novamente no centro dos debates políticos em ano eleitoral. Enquanto isso, a Rodosol continua rindo à toa...
Piero Ruschi
O Governo do ES e seu amor antigo ao desamparo ambiental
Mais um ''Dia Mundial do Meio Ambiente'' se passou. Foi um dia de ''comemoração'' (política)
Gustavo Bastos
Conto surrealista
''virei pasta para entrar mais fácil na pintura de Dalí''
Bruno Toledo
Estado sem PIEDADE!
As tragédias que se sucedem no Morro da Piedade sintetizam as contradições mais evidentes e brutais do modelo de sociedade e de Estado que estamos mergulhados
Geraldo Hasse
Mundo velho sem catraca
Cinquenta anos depois, é possível fazer um curso técnico por correspondência via internet
Roberto Junquilho
Hartung, o suspense
O governador Paulo Hartung mantém o suspense e pode até não disputar a reeleição em 2018
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre a salada e o vinho
MAIS LIDAS

‘Lutava contra um sistema podre e falido com os braços amarrados. Agora estou livre’

Visita de interlocutores de Hartung a Rodrigo Maia sinaliza mudança de cenário

Juiz Leopoldo mais próximo de ir a Júri Popular por assassinato de Alexandre Martins

Hartung, o suspense

Agenda Cultural: festa do Caboclo Bernardo em Linhares