Seculo

 

Deputado propõe candidatura individual para cargos da Mesa Diretora


18/04/2017 às 16:08
Começou a tramitar na Assembleia Legislativa o projeto do deputado Hércules Silveira (PMDB), que permite a candidatura individual de deputados para cargos da Mesa Diretora. O Projeto de Resolução 14/2107 está na Procuradoria da Casa para elaboração de parecer.  Hoje a eleição interna, que acontece de dois em dois anos, é feita com a composição de chapas.
 
A Mesa Diretora é composta pelos cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. Pela proposta, cada um dos cargos teria uma disputa diferente. O deputado pretende democratizar o processo de eleição.
 
Na justificativa da matéria, o deputado afirma que o sistema de votação proposto já é utilizado no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e em grande parte das Assembleias Legislativas do Brasil, como as dos Estados de Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais, Amazonas e Maranhão.
 
O projeto altera os incisos I, II, VIII e IX do artigo 9º da norma interna, que tratam do registro das candidaturas, da chamada nominal e dos critérios de desempate. A norma em vigor permite apenas o registro de candidaturas por chapas, compostas por candidatos previamente escolhidos pelas bancadas dos partidos ou por blocos parlamentares, respeitando, quando possível, o princípio da representação proporcional.
 
A matéria será analisada pelas comissões de Justiça e Mesa Diretora, antes de ser votada no Plenário. Se aprovada, a mudança passará a valer para o próximo processo eleitoral, em 2019. Nas últimas duas décadas, a eleição tem se dado com a composição e intervenção do Palácio Anchieta, que acabam culminando para uma chapa única antes mesmo do início da eleição.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Alternativas

Com a mudança no tabuleiro eleitoral do Estado, os olhares se voltam para o palanque de Casagrande e pacto com Rose. Governo, Senado...quem vai?

OPINIÃO
Editorial
Castigada seja a hipocrisia!
Ideal, mesmo, seria ver tamanha indignação dos deputados estaduais no debate sobre nudez artística em casos reais de atentado à paciência da sociedade
Geraldo Hasse
Manobras perigosas
Os empresários, que surfaram na onda de Lula, estão assustados com a pororoca de Temer
JR Mignone
Banalização
O carnaval fez com que se desse uma trégua nas informações sobre política no Brasil
Roberto Junquilho
Hora do plano B
Os planos de Hartung e Colnago retornam à estaca zero com a saída de Luiz Paulo do PSDB
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

A arte de pilotar motocicletas – ou com Chico na garupa
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Yes, nós também!
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Saída de Luiz Paulo deve provocar esvaziamento do PSDB no Estado

Operação tartaruga na educação em Linhares tem 90% de adesão

Cadeirante processa plano de saúde e laboratório por atendimento vexatório

Polícia Militar tenta calar cabos e soldados após publicações na internet

MPC pede condenação de ex-presidente da Câmara por gastos com viagem à China