Seculo

 

Deputado propõe candidatura individual para cargos da Mesa Diretora


18/04/2017 às 16:08
Começou a tramitar na Assembleia Legislativa o projeto do deputado Hércules Silveira (PMDB), que permite a candidatura individual de deputados para cargos da Mesa Diretora. O Projeto de Resolução 14/2107 está na Procuradoria da Casa para elaboração de parecer.  Hoje a eleição interna, que acontece de dois em dois anos, é feita com a composição de chapas.
 
A Mesa Diretora é composta pelos cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. Pela proposta, cada um dos cargos teria uma disputa diferente. O deputado pretende democratizar o processo de eleição.
 
Na justificativa da matéria, o deputado afirma que o sistema de votação proposto já é utilizado no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e em grande parte das Assembleias Legislativas do Brasil, como as dos Estados de Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais, Amazonas e Maranhão.
 
O projeto altera os incisos I, II, VIII e IX do artigo 9º da norma interna, que tratam do registro das candidaturas, da chamada nominal e dos critérios de desempate. A norma em vigor permite apenas o registro de candidaturas por chapas, compostas por candidatos previamente escolhidos pelas bancadas dos partidos ou por blocos parlamentares, respeitando, quando possível, o princípio da representação proporcional.
 
A matéria será analisada pelas comissões de Justiça e Mesa Diretora, antes de ser votada no Plenário. Se aprovada, a mudança passará a valer para o próximo processo eleitoral, em 2019. Nas últimas duas décadas, a eleição tem se dado com a composição e intervenção do Palácio Anchieta, que acabam culminando para uma chapa única antes mesmo do início da eleição.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Precipitou-se

Com um olho em 2018 e outro em 2020, Luciano Rezende antecipou o processo eleitoral, mas esqueceu a Lava Jato. Aí mora o problema.

OPINIÃO
Renata Oliveira
Bicho-papão
O ajuste fiscal de Paulo Hartung precisa do exemplo do Rio de Janeiro tanto para cortar quanto para supervalorizar a liberação de recursos
JR Mignone
Qual rádio ouviria hoje?
Sinceramente, não saberia explicar que tipo de rádio eu ouviria hoje, isto é, que me motivaria a ligar o botão para ouvi-la: uma de notícia ou uma só de música selecionada
Caetano Roque
Pressão neles
O movimento sindical deve conscientizar o trabalhador sobre quem estará na disputa do próximo ano contra ele
Geraldo Hasse
A doença da intolerância
Ela está nos estádios, nos governos, nas igrejas, nos parlamentos, nas ruas, nos tribunais
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Branca, o Teatro e a sala de estar
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Fuzis e baionetas, nunca mais!
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Turista acidental
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Precipitou-se

Posse de tucano no Turismo é demonstração interna de força de Colnago

Subseção da OAB-ES cobra esclarecimento sobre atuação de Homero Mafra na defesa de acusado

Justiça Federal determina que 14 municípios adotem ponto eletrônico para médicos e dentistas

Dary Pagung vai fechar a porta para emendas de deputados no orçamento