Seculo


  • Lava Jato no ES

 

Você sabe o que são alimentos funcionais?


12/05/2017 às 13:17
Nas colunas anteriores tenho falado muito sobre o equilíbrio entre uma alimentação saudável e atividade física para que tenhamos uma qualidade de vida melhor. Hoje, vou falar um pouquinho sobre alimentos funcionais. E você sabe o que é um alimento funcional?
 
O conceito de alimentos funcionais foi introduzido inicialmente no Japão em meados dos anos 1980, referindo-se a alimentos usados como parte de uma alimentação normal e que demonstram benefícios fisiológicos ou reduzem risco de doenças crônicas, além de suas funções básicas nutricionais.
 
No Brasil, temos na Resolução 18 de 30/04/1999 da Anvisa o relato que “é alimento funcional todo aquele alimento ou ingrediente que, quando consumido como parte da dieta usual, produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”.
 
A rigor, é como se voltássemos aos tempos em que Hipócrates (Século V a. C.), pai da Medicina, recomendava fazermos do alimento nosso medicamento e não do medicamento o nosso alimento. Consumimos, diariamente, esse tipo de alimento e, a seguir, vou citar alguns deles e suas propriedades funcionais. 
 
Vou começar falando do Ômega 3, presente nos peixes de águas profundas e frias, que consomem um tipo específico de alga, e nos frutos do mar. Quando consumido na quantidade de 1 grama diária, esse nutriente auxilia na redução da pressão arterial, favorece o aumento do colesterol HDL plasmático e na redução do colesterol LDL. Ou seja, adquire propriedades funcionais. O ômega 3 também pode ser ingerido por meio de suplementos em forma de cápsulas. 
 
Outra variedade é o Ômega 6, presente nos óleos vegetais, como azeite, óleo de canola, milho e girassol, nozes, soja e gergelim. Atua como protetores contra as doenças cardíacas.
 
Você já ouviu falar que tomate faz bem para a saúde? Os tomates garantiram seu sucesso na população masculina, depois que substâncias denominadas de carotenóides foram encontradas nesse fruto. O licopeno é um dos carotenóides presentes no tomate, responsável pela redução do câncer de próstata. Esse carotenóide é responsável pela coloração vermelha do fruto e também pode ser encontrado na melancia. 
 
Parece que a função do licopeno em diminuir os riscos de câncer está relacionada a sua ação antioxidante, que atua neutralizando radicais livres, previne a oxidação (envelhecimento) das células e estimula o sistema imunológico.
 
E quantas vezes você já ouviu falar das maravilhas do alho? Não é mito. O alho possui um teor considerável de selênio agindo como antioxidante e aliina, que apresenta ação hipotensora e hipoglicemiante15. Ou seja, contribui para reduzir os níveis de açúcar no sangue. 
 
Já a cebola é rica no flavonóide quercetina, que apresenta propriedade relacionada à saúde devido ao alto poder antioxidante. Ambos os alimentos são muito utilizados para aplicações medicinais ou funcionais.
 
Os alimentos alaranjados, como cenoura, abóbora e mamão, possuem um pigmento chamado de carotenóide, que é essencial para a visão, desenvolvimento embrionário e melhoram a imunidade. Outro emprego bastante comum é na estética, pois seu consumo auxilia no bronzeamento da pele. Se você quiser melhorar a tonalidade de sua pele no verão, consuma esse tipo de alimento alaranjado. 
 
Estes são exemplos que podemos utilizar, de forma bem prática, de alimentos com propriedades funcionais, utilizados cotidianamente, e que podem ser auxiliares poderosos para construirmos uma vida saudável e ativa. 
 
E lembre-se: associe a uma dieta rica em alimentos funcionais um programa regular de atividades físicas. Se quiser investir mais em exercícios, é muito importante contar com a ajuda de um profissional da área. Se faz tempo que você vive sedentário, passe antes pelo consultório médico.
 
Seu corpo vai agradecer todo esse cuidado.
 

Lídia Caldas é nutricionista pela Faculdade Católica de Vitória, especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (RJ) e gestora de Unidade de Alimentação e Nutrição. Fale com a nutri: lidiarncaldas@gmail.com

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Problemas em série

A maré não está nada boa, mesmo, para a deputada estadual Raquel Lessa....

OPINIÃO
Editorial
A saúde está doente
Campanha do Simes recomenda que médicos não trabalhem na Serra por causa da violência. E os pacientes, ficam entregues ao deus-dará?
Renata Oliveira
Vai no bolo
As lideranças políticas capixabas devem ficar atentas para não serem atropeladas pelo rolo compressor da indignação
Lídia Caldas
A importância dos probióticos e prebióticos
Se você não se preocupar com isso estará dando passos largos para engrossar as estatísticas de doenças de causas evitáveis
Geraldo Hasse
É preciso equalizar o bem-estar
A crise do capitalismo pode ser resolvida mediante a adoção de um programa comunista de governo
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

Um homem nu.
Flânerie

Manuela Neves

Nenna – parte II: early years na ilha
Panorama Atual

Roberto Junquilho

A Odebrecht quebrou a "Omertá", e agora?
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

A sombra
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Juiz determina bloqueio dos bens do ex-prefeito de Castelo

Problemas em série

Acampamento Fidel Castro: famílias mobilizadas para evitar nova ação de reintegração de posse

Moradores de Conceição da Barra debatem segurança pública com operadores de segurança

Donos da Telexfree se tornam réus em ação penal por lavagem de dinheiro