Seculo

 

Justiça absolve ex-prefeito de Vargem Alta em ação por crime de responsabilidade


17/05/2017 às 19:11
O juiz da Vara Única de Vargem Alta (região sul), José Pedro de Souza Neto, absolveu o ex-prefeito do município, Elieser Rabello (PMDB), e mais três pessoas de acusação de crime de responsabilidade. A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Estadual (MPES), que apontava o suposto desvio de máquinas públicas para utilização em propriedades privadas. No entanto, o próprio órgão ministerial pediu a absolvição dos réus em decorrência de uma ação de improbidade sobre os mesmos fatos.

Na sentença publicada nesta quarta-feira (17), o magistrado lembrou a independência das esferas judiciais – criminal e administrativa –, mas citou a existência de exceções, nos casos de absolvições por inexistência de fato ou negativa de autoria. “Considerando que a presente ação foi ajuizada em razão dos fatos narrados na denúncia, a ausência de prova contundente de que houve a ofensa a qualquer princípio da administração pública, sobretudo porque existe legislação e convênio que autorizam tais práticas, julgo improcedente a pretensão punitiva estatal”, afirmou.

Na denúncia inicial (0000266-14.2014.8.08.0061), o MPES apontava que o então prefeito e o secretário de Agricultura teriam desviado em proveito alheio, máquinas pertencentes ao Município de Vargem Alta, com objetivo de prestar serviços nas propriedades particulares de outros dois denunciados, um deles vereador do município. A ação citou ainda o uso das máquinas em propriedades no município vizinho de Rio Novo do Sul.

Em sua defesa, o ex-prefeito Elieser Rabello afirmou que a prática está em consonância com a legislação e até o uso em propriedades em outros municípios. Para isso citou a existência de um termo de cooperação técnica entre as Prefeituras de Vargem Alta e Rio Novo do Sul. Na fase de alegações finais da ação, o MPES requereu o arquivamento do feito, reconhecendo que os equipamentos foram utilizados em observância à legislação municipal e, também, ao convênio celebrado entre os dois municípios.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Quem dá mais?

Enquanto o mercado político se divide cada vez mais entre o bloco palaciano e o puxado por Casagrande, Audifax segue com acenos para o lado que mais convém

OPINIÃO
Editorial
Castigada seja a hipocrisia!
Ideal, mesmo, seria ver tamanha indignação dos deputados estaduais no debate sobre nudez artística em casos reais de atentado à paciência da sociedade
Geraldo Hasse
Manobras perigosas
Os empresários, que surfaram na onda de Lula, estão assustados com a pororoca de Temer
JR Mignone
Banalização
O carnaval fez com que se desse uma trégua nas informações sobre política no Brasil
Roberto Junquilho
Hora do plano B
Os planos de Hartung e Colnago retornam à estaca zero com a saída de Luiz Paulo do PSDB
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

A arte de pilotar motocicletas – ou com Chico na garupa
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Yes, nós também!
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Assembleia Legislativa enterra projeto de censura nas artes

Plástico que mata animais marinhos é encontrado na águas das torneiras

Castigada seja a hipocrisia!

Majeski reapresenta projeto que obriga Executivo a informar incentivos fiscais

Hora do plano B