Seculo

 

Sangria coletiva


18/05/2017 às 18:46
Resultado de imagem para temer seculodiario
 
A bomba da delação dos donos do frigorífico JBS lançada no País e que deflagrou a grave crise política envolvendo o presidente Michel Temer e a principal liderança do PSDB, senador Aécio Neves, deixou a bancada capixaba pisando em ovos. A não ser os deputados federais do PT, Helder Salomão e Givaldo Vieira, que têm posição clara de oposição ao atual governo, os demais parlamentares ou se esquivaram ou subiram no muro, com aquele discurso: “vou aguardar, se forem confirmadas as denúncias...mas sou contra a corrupção, viu?”. O constrangimento é geral. Além de apoiarem o atual governo, inclusive no processo de impeachment da ex-presidente Dilma, deputados e senadores do Estado ligados a Temer e a Aécio vinham capitalizando com a vitrine política nacional, principalmente a senadora Rose de Freitas (PMDB), o senador Ricardo Ferraço (PSDB) e o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB). O material divulgado na noite dessa quarta-feira (17), que não se resume a delações – tem também áudios e imagens – torna as defesas do presidente e de Aécio indefensáveis perante a população. Não convenceu o pronunciamento de Temer nesta quinta-feira (17), quando bateu o pé e avisou que não irá renunciar, como também não dá para engolir que a bancada capixaba não assuma posição, de fato. A crise é grave, a governabilidade do presidente desce ladeira abaixo, partidos e ministros deixam o governo, a população só fala em impeachment e diretas já...e os representantes do Estado no Congresso Nacional vêm com papo de que não querem julgar? Tiro no pé, no mínimo.
 
Direto e reto
Ao contrário da maioria da bancada, o deputado estadual Sérgio Majeski, que é do partido de Aécio, já avisou nas redes sociais, sem rodeios: “Apoio incondicional à operação Lava Jato e às investigações e prisões dos membros corruptos do PSDB ou de qualquer partido”. 
Sem nomes
Quem também se posicionou no ninho tucano foi o presidente regional, Jarbas Assis. Em nota, disse que o partido no Estado lamenta o teor das denúncias “envolvendo integrantes do partido”, “que está do lado da sociedade”, e, independentemente da posição dos acusados, “que a Justiça cumpra seu papel”. Detalhe: não citou nomes.
Silêncio
Já o PMDB, de Temer e do governador Paulo Hartung, nada até agora.
Gatos pingados
Por falar no pronunciamento de Temer, a claque do governo Hartung na prestação de contas realizada nessa quarta-feira (17), na Assembleia, pelo vice César Colnago, deu banho na convocada pelo presidente. Mesmo na hora do “fico”, palmas tímidas, espaçadas...quase inexistentes. 
Bem longe
A propósito, que momento mais providencial para o Hartung dar uma fuginha, hein? Se o destino foi mesmo Paris, melhor ainda.
E agora?
A maré não está mesmo favorável para o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Esperou, esperou para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, mas não deu tempo nem de esquentar a cadeira. Há poucos dias no cargo, o escândalo colocou fim à gestão do ministro Bruno Araújo (PE), o primeiro a deixar o governo. Exatamente quem nomeou e nutre relações com Luiz Paulo. 
Uma atrás da outra
O secretário de Transportes de Vitória, Tyago Hoffman, mal chegou ao cargo e já levou duas “trolhadas” da Justiça. Terá que garantir melhorias no sistema Porta a Porta, programa de transporte público para pessoas com deficiência, e pode ter o reajuste da tarifa do transporte público da Capital barrado, como requer o Ministério Público de Contas (MPC). Começou bem...só que não!
Antiga promessa
A Prefeitura de Vitória bateu o martelo quanto à escolha da empresa responsável pelas obras do Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Vitória, em Goiabeiras. A Deck Construtora e Incorporadora Ltda venceu a licitação, com a proposta de R$ 5,4 milhões.´
140 toques
“Recordar é viver! Bolsonaro é Aécio, Aécio é Bolsonaro. E, como bem disse Jucá: Temer é Cunha e Cunha é Temer!”. (Deputado federal Givaldo Vieira – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Começamos a desconfiar das pessoas muito inteligentes quando ficam embaraçadas”. Friedrich Nietzsche

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Tabuleiro de 2018

Ele já negou intenção de deixar o PT ou mudanças de planos, mas movimentações de Givaldo continuam chamando atenção do mercado político

OPINIÃO
Editorial
Fosso social
No Espírito Santo, população negra é mais vulnerável à violência, é maioria no sistema carcerário e nas filas de desempregados
Renata Oliveira
Solidão sem fim
A oposição de Majeski na Assembleia não encontra coro entre os pares, nem no grupo arredio
JR Mignone
Rádio bandeira
A trajetória deste segmento de rádio em capitais é grande
Geraldo Hasse
Os golpes se sucedem
Em plena era do GPS, a reforma trabalhista sugere multiplicar os ''chapas''
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Fuga do Paraíso
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

'Orgânico não tem que ser caro'

Seminário debate formas de erradicar o trabalho infantil

Tabuleiro de 2018

Eleição da nacional alimenta divisão no PSDB capixaba

Cariacica pode ter redistribuição de votos para disputa eleitoral de 2018