Seculo

 

Pessoas com deficiência protestam contra integração de ônibus de Vitória ao Transcol


16/07/2017 às 19:37
Usuários dos sistemas Porta a Porta e Mão na Roda, respectivamente, programas municipal e metropolitano de transporte de pessoas com deficiência, irão protestar nesta segunda-feira (17), a partir das 15h30, na sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, contra o projeto de integração do sistema de transporte municipal ao Transcol. Eles temem o fim do serviço com a integração.
 
Segundo o presidente do Movimento Organizado de Valorização da Acessibilidade (Mova), José Olympio Rangel Barreto, o protesto vai ganhar adesão dos usuários do Mão na Roda por efeito das consequências de um possível fim do Porta a Porta. “Vai ter gente de outros municípios também porque se acabar o Porta a Porta vai sobrecarregar o Mão na Roda”, diz.
 
Segundo ele, o Mão na Roda já dá sinas de estafa no transporte de pessoas com deficiência. “São 25 carros para quatro mil pessoas na Grande Vitória”, aponta Olympio. 
 
O protesto também vai mirar o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS). Notificado no início de maio de uma decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual determinando melhorias no sistema (incremento de oito veículos à frota e agendamento mínimo de dois dias, incluindo dias úteis, feriados, pontos facultativos e finais de semana), o prefeito preferiu ignorá-la. 
 
“Ele tem que cumprir a sentença. O que ele está fazendo é maldade, a prefeitura tem recursos”, diz Olympio, se referindo à justificativa de “falta de recursos” que a prefeitura oferece para não cumprir a determinação. O Mova entrou no Ministério Público Estadual com um pedido de instauração de ação penal contra Luciano Rezende por crime de desobediência de sentença judicial.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Precipitou-se

Com um olho em 2018 e outro em 2020, Luciano Rezende antecipou o processo eleitoral, mas esqueceu a Lava Jato. Aí mora o problema.

OPINIÃO
Renata Oliveira
Bicho-papão
O ajuste fiscal de Paulo Hartung precisa do exemplo do Rio de Janeiro tanto para cortar quanto para supervalorizar a liberação de recursos
JR Mignone
Qual rádio ouviria hoje?
Sinceramente, não saberia explicar que tipo de rádio eu ouviria hoje, isto é, que me motivaria a ligar o botão para ouvi-la: uma de notícia ou uma só de música selecionada
Caetano Roque
Pressão neles
O movimento sindical deve conscientizar o trabalhador sobre quem estará na disputa do próximo ano contra ele
Geraldo Hasse
A doença da intolerância
Ela está nos estádios, nos governos, nas igrejas, nos parlamentos, nas ruas, nos tribunais
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Branca, o Teatro e a sala de estar
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Fuzis e baionetas, nunca mais!
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Turista acidental
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Bicho-papão

Posse de tucano no Turismo é demonstração interna de força de Colnago

Subseção da OAB-ES cobra esclarecimento sobre atuação de Homero Mafra na defesa de acusado

Justiça Federal determina que 14 municípios adotem ponto eletrônico para médicos e dentistas

Dary Pagung vai fechar a porta para emendas de deputados no orçamento