Seculo

 

Pessoas com deficiência protestam contra integração de ônibus de Vitória ao Transcol


16/07/2017 às 19:37
Usuários dos sistemas Porta a Porta e Mão na Roda, respectivamente, programas municipal e metropolitano de transporte de pessoas com deficiência, irão protestar nesta segunda-feira (17), a partir das 15h30, na sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, contra o projeto de integração do sistema de transporte municipal ao Transcol. Eles temem o fim do serviço com a integração.
 
Segundo o presidente do Movimento Organizado de Valorização da Acessibilidade (Mova), José Olympio Rangel Barreto, o protesto vai ganhar adesão dos usuários do Mão na Roda por efeito das consequências de um possível fim do Porta a Porta. “Vai ter gente de outros municípios também porque se acabar o Porta a Porta vai sobrecarregar o Mão na Roda”, diz.
 
Segundo ele, o Mão na Roda já dá sinas de estafa no transporte de pessoas com deficiência. “São 25 carros para quatro mil pessoas na Grande Vitória”, aponta Olympio. 
 
O protesto também vai mirar o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS). Notificado no início de maio de uma decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual determinando melhorias no sistema (incremento de oito veículos à frota e agendamento mínimo de dois dias, incluindo dias úteis, feriados, pontos facultativos e finais de semana), o prefeito preferiu ignorá-la. 
 
“Ele tem que cumprir a sentença. O que ele está fazendo é maldade, a prefeitura tem recursos”, diz Olympio, se referindo à justificativa de “falta de recursos” que a prefeitura oferece para não cumprir a determinação. O Mova entrou no Ministério Público Estadual com um pedido de instauração de ação penal contra Luciano Rezende por crime de desobediência de sentença judicial.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Cara e crachá

Uns publicaram vídeos e notas nas redes sociais, outros só notas, outros nada. Mas a CPI da Lava Jato continua na conta dos deputados arrependidos

OPINIÃO
Editorial
A Ponte da Discórdia
Terceira Ponte entra novamente no centro dos debates políticos em ano eleitoral. Enquanto isso, a Rodosol continua rindo à toa...
Piero Ruschi
O Governo do ES e seu amor antigo ao desamparo ambiental
Mais um ''Dia Mundial do Meio Ambiente'' se passou. Foi um dia de ''comemoração'' (política)
Gustavo Bastos
Conto surrealista
''virei pasta para entrar mais fácil na pintura de Dalí''
Bruno Toledo
Estado sem PIEDADE!
As tragédias que se sucedem no Morro da Piedade sintetizam as contradições mais evidentes e brutais do modelo de sociedade e de Estado que estamos mergulhados
Geraldo Hasse
Mundo velho sem catraca
Cinquenta anos depois, é possível fazer um curso técnico por correspondência via internet
Roberto Junquilho
Hartung, o suspense
O governador Paulo Hartung mantém o suspense e pode até não disputar a reeleição em 2018
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre a salada e o vinho
MAIS LIDAS

‘Lutava contra um sistema podre e falido com os braços amarrados. Agora estou livre’

Visita de interlocutores de Hartung a Rodrigo Maia sinaliza mudança de cenário

Juiz Leopoldo mais próximo de ir a Júri Popular por assassinato de Alexandre Martins

Hartung, o suspense

Agenda Cultural: festa do Caboclo Bernardo em Linhares