Seculo

 

Escolha errada


03/08/2017 às 14:32
A decisão da Câmara em não permitir a abertura de inquérito contra o presidente Michel Temer enfraqueceu os movimentos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que é o primeiro na linha de sucessão da Presidência da República. Esse enfraquecimento pode revelar uma certa precipitação do governador Paulo Hartung, ao permitir que transpirasse o namoro dele com o partido de Maia, o DEM.
 
Não que Temer tenha se fortalecido ao permanecer no governo, vai sangrar até 2018, mas fica adiado o projeto demista de chegar à presidência e dificulta a movimentação para fortalecer o partido. Nesse contexto, alimenta ainda mais a curiosidade sobre as conversas entre Hartung e Maia, no Estado, e a conversa de Hartung, Maia e Temer, em Brasília. 
 
Além disso, o dilema do governador aumenta. Se deixar o PMDB, vai abrir o caminho para que a senadora Rose de Freitas, essa sim fortalecida com a permanência de Temer até 2018, sem possibilidade de afastamento imediato. Se permanecer no PMDB, vai colher o desgaste da imagem do presidente, que nele cola, já em Rose, isso é compensado com o acesso aos recursos do governo federal.
 
Se a ideia foi deixar a conversa com o DEM “vazar”, para mostrar engajamento com as questões nacionais, o governador pode ter se antecipado e contou com uma abertura de inquérito contra Temer, que não aconteceu. Se a ideia foi mandar recado para  o PMDB barrar Rose e festeja-lo, a manobra também não parece bem sucedida. Depois do episódio dessa quarta-feira (2), na Câmara, fica a dúvida se o governador vai mesmo concretizar essa ideia de ir para o DEM e, mais, de levar deputados federais com ele. 
 
Com a porta fechada no PSDB, com o rumo incerto do DEM e o desgaste do PMDB, o caminho de Hartung pode ser mesmo o PSD, que tem conservado em alta conta em seu secretariado. Mas isso também vai depender muito das movimentações do que vai valer como regra e quais os espaços que ele vai conseguir abrir para uma campanha à reeleição, que aliás, é o que lhe resta. 
 
Fragmentos:
 
1 – Quem vê o vídeo do senador Magno Malta (PR) depois da reunião da bancada federal com membros do governo para debater as obras da BR-101, com Sérgio Vidigal (PDT) ao seu lado, não imagina que a coisa ficou feia entre os dois no mesmo dia. 
 
2 – O ex-governador Renato Casagrande, que tem evitado os assuntos nacionais, se posicionou sobre o arquivamento do processo contra o presidente Temer na Câmara dos Deputados. “Temer está a salvo da guilhotina, pelo menos, por enquanto. Concluída essa etapa, cabe a nós agora resistir à retirada de direitos dos trabalhadores que a reforma da previdência apresentada pelo governo está propondo”, afirmou.
 
3 – E por falar em Casagrande, se houver nova eleição no município de Castelo, no sul do Estado, o socialista pode realizar seu sonho de eleger o irmão Cesinha Casagrande (PSB) em sua cidade natal. Deve ir com tudo para o município na tentativa de conquistar a prefeitura.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Só rabo preso

Se Majeski não conseguir acomodação para alçar voos mais altos em 2018, mercado já irá considerar Hartung reeleito no Estado. Assim, de mão beijada?

OPINIÃO
Piero Ruschi
Instituto Nacional Imoral da Mata Atlântica
O longo caminho até esse crime contra o patrimônio cultural foi repleto de ações tão indecorosas quanto seu indigno desfecho
Renata Oliveira
Hartung, o economista
O governador vem sendo incluído em uma casta de pensadores da economia brasileira; grupo arregimentado por Rodrigo Maia
JR Mignone
Radiamadores
Os radioamadores continuam na sua ação principal, aquela de ajudar, informar, localizar, conhecer e explorar as distâncias
Caetano Roque
Uma questão de adequação
A CUT capixaba tem que analisar onde está seu erro e como consertar a saída das ruas
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

Um homem nu.
Flânerie

Manuela Neves

Sizino, o pioneiro
Panorama Atual

Roberto Junquilho

A Força Nacional e o marketing de uma falsa segurança
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

A árvore da via
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Só rabo preso

Parte dos tucanos quer Majeski como opositor de Hartung, mas PSDB não assume candidatura

Sejus rescinde contrato com empresa que forneceu comida imprópria a presos

Ministério Público arquiva inquérito contra ex-prefeito da Serra

Tribunal absolve funcionária pública acusada de acúmulo indevido de cargos