Seculo

 

Quilombolas reinauguram Casa de Farinha centenária


09/08/2017 às 17:54
O Angelim 1 é uma das comunidades mais antigas do Território Quilombola do Sapê do Norte, entre São Mateus e Conceição da Barra, região que concentra mais de trinta núcleos de remanescentes de quilombos. 
A Casa de Farinha construída pelo Senhor Eugênio, saudoso quilombola que foi proprietário de boa parte do Angelim 1, é uma das mais antigas da região, hoje reunindo cerca de 40 famílias.

E as farinheiras são uma das mais destacadas expressões da cultura dos descentes dos antigos quilombos, seja pelo ponto de vista gastronômico, pois a mandioca e seus derivados formam a base da alimentação desse povo tradicional, seja pela importância econômica que a produção da mandioca historicamente sempre ocupou entre as comunidades quilombolas.

A Casa de Farinha do S. Eugenio será reinaugurada em um evento que acontece nas próximas sexta e sábado (11 e 12), junto à celebração da padroeira local, Santa Clara. A programação conta com procissão, reza, missa, cantigas de roda, contação de histórias, fogueira, Seminário Agroecologia e a Mandioca, vivência na farinheira, reis de boi, Caxambu de Monte Alegre, bingo e forró.

O projeto de restauração e reinauguração é de duas descendentes de S. Eugenio, a Bárbara Trindade e a Letícia Camilo, que aprovaram o projeto em um edital cultural. A intenção é, além do resgate cultural, impulsionar a produção e a comercialização da farinha e do beiju, fonte de renda importante para os locais.

Uma barraca de venda desses produtos também será inaugurada, devendo atrair os turistas que chegam à famosa Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, vizinha próxima do Angelim 1, e que de lá são instigados a conhecer os quilombos nos arredores, sua cultura e culinária típica.

Patrícia Almeida, colaboradora na divulgação do projeto, destaca o contexto atual da comunidade, castigada com os solos degradados e a escassez de água, que dificultam a agricultura tradicional, inclusive a da mandioca.

Em julho, por exemplo, a bomba de água do poço artesiano parou de funcionar. Consertada há poucos dias, tem retirado uma água barrenta. “Pedimos à Prefeitura pra fazer análise, mas até agora a gente não sabe porque a água está assim”. A situação financeira das famílias, já tão fragilizadas, agora tem que suportar os gastos com compra de água mineral. “Para tomar banho e lavar roupa, louça, a gente 'tá' usando”, diz.

Conceição da Barra já foi o maior produtor de mandioca do Estado, produto que já figurou em segundo lugar na economia agrícola capixaba, atrás somente do café. A chegada dos eucaliptais da Aracruz Celulose (Fibria), que substituíram as seculares florestas de tabuleiro da região, secou córregos, rios e nascentes, expulsou milhares de quilombolas, indígenas e camponeses, arrasou a economia local, com a produção de desemprego, seca e deserto verde. “A mandioca é a sobrevivência das nossas famílias. Ou é isso ou é procurar emprego fora, na cidade. Não tem muito para onde fugir”, conta Patrícia.

Serviço:
Reinauguração da Casa de Farinha
Data: 11 e 12 de agosto
Horário: Sexta de 6h às 20h e sábado de 7h às 22h30
Local: Comunidade Quilombola Angelim 1 (próximo à Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra)
 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Só rabo preso

Se Majeski não conseguir acomodação para alçar voos mais altos em 2018, mercado já irá considerar Hartung reeleito no Estado. Assim, de mão beijada?

OPINIÃO
Piero Ruschi
Instituto Nacional Imoral da Mata Atlântica
O longo caminho até esse crime contra o patrimônio cultural foi repleto de ações tão indecorosas quanto seu indigno desfecho
Renata Oliveira
Hartung, o economista
O governador vem sendo incluído em uma casta de pensadores da economia brasileira; grupo arregimentado por Rodrigo Maia
JR Mignone
Radiamadores
Os radioamadores continuam na sua ação principal, aquela de ajudar, informar, localizar, conhecer e explorar as distâncias
Caetano Roque
Uma questão de adequação
A CUT capixaba tem que analisar onde está seu erro e como consertar a saída das ruas
BLOGS
Blog do Phil

Phil Palma

Um homem nu.
Flânerie

Manuela Neves

Sizino, o pioneiro
Panorama Atual

Roberto Junquilho

A Força Nacional e o marketing de uma falsa segurança
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

A árvore da via
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Só rabo preso

Parte dos tucanos quer Majeski como opositor de Hartung, mas PSDB não assume candidatura

Sejus rescinde contrato com empresa que forneceu comida imprópria a presos

Ministério Público arquiva inquérito contra ex-prefeito da Serra

Tribunal absolve funcionária pública acusada de acúmulo indevido de cargos