Seculo

 

Com perfil cada vez mais político, equipe de Hartung se movimenta de olho em 2018


13/08/2017 às 18:39
O governador Paulo Hartung (PMDB) nunca teve um secretariado com perfil tão político quanto o atual. Em seus mandatos passados, o governador contava mais com lideranças articuladoras, que exerciam uma função de bastidores, do que protagonistas de palanque. Desta vez, porém, tanto no primeiro escalão quanto nas autarquias e órgãos há lideranças políticas ocupando espaço e se movimentando de olho no processo eleitoral do ano que vem. 
 
Entre os nomes cotados para uma disputa à Câmara dos Deputados estão os secretários José Carlos da Fonseca Júnior (Casa Civil); Octaciano Neto (Agricultura), André Garcia (Segurança) e Eugênio Ricas (Controle e Transparência). Desse grupo, apenas Zé Carlinhos está filiado a partido (PSD), os demais esperam o governador sinalizar a legenda que melhor se encaixa no projeto político do Palácio Anchieta. Mas caso essas candidaturas decolem, o destino é a Câmara dos Deputados.
 
Ainda no primeiro escalão, alguns membros da equipe de Hartung podem disputar a Assembleia. Nessa lista estão os secretários de Ciência e Tecnologia Vandinho Leite (PSDB); de Esportes, Roberto Carneiro (PDT); de Educação, Haroldo Rocha (PMDB); e de Direitos Humanos, Júlio Pompeu (sem partido). Já o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodney Miranda (DEM) pode disputar tanto para estadual como federal.
 
Há na equipe alguns subsecretários que também ganham destaque como lideranças com potencial eleitoral. O principal deles é o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PSD), um nome forte para a disputa a deputado federal. 
 
Outros dois ex-prefeitos que podem disputar a Assembleia estão à frente de órgãos ou autarquias do Estado, como o ex-prefeito de Colatina,  Leonardo Deptulski, que atua na Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh); e o ex-prefeito de Aracruz, o pedetista Marcelo Coelho, que está no Instituto Capixaba de  Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Quem também é um nome em condições de tentar voltar à Assembleia é o do chefe de gabinete de Hartung, o ex-deputado Paulo Roberto (PMDB). 
 
Essa ocupação de espaços está gerando ciúmes, sobretudo na Assembleia, com os deputados se sentindo ameaçados. Eles temem que os secretários levem vantagem com a máquina na mão. Alguns já têm queixado abertamente na Assembleia dos secretários, propensos candidatos, que estariam invadindo suas bases sem pedir licença. Sem recursos e com a crise de credibilidade na classe política em alta, a apreensão dos deputados deve aumentar.
 
Preocupado em organizar as peças no seu tabuleiro político da melhor maneira, Hartung os potenciais candidatos da equipe ampliam seu poder de negociação e podem tornar seu palanque mais reforçado, principalmente se o governador decidir disputar a reeleição. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Tabuleiro de 2018

Ele já negou intenção de deixar o PT ou mudanças de planos, mas movimentações de Givaldo continuam chamando atenção do mercado político

OPINIÃO
Editorial
Fosso social
No Espírito Santo, população negra é mais vulnerável à violência, é maioria no sistema carcerário e nas filas de desempregados
Renata Oliveira
Solidão sem fim
A oposição de Majeski na Assembleia não encontra coro entre os pares, nem no grupo arredio
JR Mignone
Rádio bandeira
A trajetória deste segmento de rádio em capitais é grande
Geraldo Hasse
Os golpes se sucedem
Em plena era do GPS, a reforma trabalhista sugere multiplicar os ''chapas''
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Fuga do Paraíso
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

'Orgânico não tem que ser caro'

Seminário debate formas de erradicar o trabalho infantil

Tabuleiro de 2018

Eleição da nacional alimenta divisão no PSDB capixaba

Cariacica pode ter redistribuição de votos para disputa eleitoral de 2018