Seculo

 

Dúvidas só aumentam


08/09/2017 às 11:26
Os deputados estaduais foram criticados por parte da classe política, sobretudo pelos senadores Ricardo Ferraço (PSDB) e Magno Malta (PR) que disputam a reeleição. Eles classificaram como inapropriada a atencipação do movimento político-eleitoral que pode levar o deputado Amaro Neto (SD) a disputar o Senado no próximo ano. Mas veja bem, pode. O processo ainda está em construção.
 
O governador Paulo Hartung (PMDB) faz um movimento que pode levá-lo a disputar a Presidência da República como vice numa eventual chapa formada com o ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa. 
 
O ex-governador Renato Casagrande (PSB), por sua vez, faz palestras para discutir a conjuntura política do Estado, também visando o pleito de 2018, mas não revela qual cargo cobiça.  O deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) não descarta, mas também não confirma uma possível candidatura ao governo ou ao Senado.
 
A única liderança política que parece ter um plano claro para 2018 até aqui é a senadora Rose de Freitas (PMDB), que pretende disputar o governo do Estado. E ela faz isso, porque do rol de lideranças citadas acima é a única que não tem nada a perder. Disputa o governo e se perder terá mais quatro anos de mandato no Senado.
 
Talvez, isso explique a movimentação dúbia de algumas lideranças secundárias, lideranças que parecem organizar uma fila sucessória para o futuro, como o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), que caminha com Rose, Casagrande e Hartung ao mesmo tempo. É amigo de todo mundo e sai pela tangente na hora da pressão.
 
Quem também tem feito isso muito bem é o senador Ricardo Ferraço. Sua única certeza parece ser a de que é candidato à reeleição. Já foi cortejado por Hartung, também já conversou com Casagrande e até apareceu no evento de Rose de Freitas – e quem acompanha a vida da bancada sabe que eles não fazem par de jarro –, e com isso, o senador observa quem oferece a melhor acomodação.
 
Grande parte da bancada tem evitado essas movimentações iniciais. Os deputados federais estão tentando melhorar suas imagens com o eleitorado e já entenderam que não é com antecipação de palanque que vão conseguir isso, muito menos marcando posição tão cedo.
 
Fragmentos:
 
1 – Os vereadores da Serra que compõem a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico do município solicitaram à Prefeitura de Vitória, em 19 de julho último, informações sobre o recolhimento mensal e anual do ISS gerado no porto de Praia Mole. Mas a Capital, que tinha 30 dias para fornecer a informação, só deve responder na semana que vem.
 
2 – Se a resposta não vier do jeito que os vereadores imaginam a coisa deve se complicar porque  os membros da Frente – Alexandre Xambinho (Rede), Wellington Alemão (DEM), Stefano Andrade e Roberto Catirica, os dois do PHS –, pretendem entrar na Justiça para cobrar o tributo.
 
3  – O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), está cada vez mais mergulhado em sua atuação na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e na Associação dos Municípios do Estado (Amunes).

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
E o Homero, hein?

Defender o ex-marido da médica Milena Gottardi deve custar profundos arranhões a Homero Mafra

OPINIÃO
Editorial
Um Estado que mata suas mulheres
Crime da médica Milena Gottardi chama atenção para os casos de feminicídios, que fazem do ES um dos estados mais violentos do País para as mulheres
Piero Ruschi
ES: um inferno promissor economicamente moldado
Discursos empresariais e políticos são carregados de conotações sustentáveis, mas a verdadeira sustentabilidade não está incluída no planejamento econômico
Renata Oliveira
PSDB repete PT
A possibilidade de uma manobra no ninho tucano para eleger quem Hartung quer lembra a eleição do PT no inicio do ano
Gustavo Bastos
O Diabo é o pai do rock
Um fenômeno que envolve satanismo no rock e na música é a prática de rodar os discos ao contrário
Geraldo Hasse
A doença da intolerância
Ela está nos estádios, nos governos, nas igrejas, nos parlamentos, nas ruas, nos tribunais
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Branca, o Teatro e a sala de estar
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Fuzis e baionetas, nunca mais!
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Turista acidental
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

PSDB repete PT

A doença da intolerância

Governo nomeia 30 auditores fiscais do concurso de 2013

E o Homero, hein?

Projeto revive o Melpômene, um dos teatros mais importantes da história capixaba