Seculo

 

Dúvidas só aumentam


08/09/2017 às 11:26
Os deputados estaduais foram criticados por parte da classe política, sobretudo pelos senadores Ricardo Ferraço (PSDB) e Magno Malta (PR) que disputam a reeleição. Eles classificaram como inapropriada a atencipação do movimento político-eleitoral que pode levar o deputado Amaro Neto (SD) a disputar o Senado no próximo ano. Mas veja bem, pode. O processo ainda está em construção.
 
O governador Paulo Hartung (PMDB) faz um movimento que pode levá-lo a disputar a Presidência da República como vice numa eventual chapa formada com o ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa. 
 
O ex-governador Renato Casagrande (PSB), por sua vez, faz palestras para discutir a conjuntura política do Estado, também visando o pleito de 2018, mas não revela qual cargo cobiça.  O deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) não descarta, mas também não confirma uma possível candidatura ao governo ou ao Senado.
 
A única liderança política que parece ter um plano claro para 2018 até aqui é a senadora Rose de Freitas (PMDB), que pretende disputar o governo do Estado. E ela faz isso, porque do rol de lideranças citadas acima é a única que não tem nada a perder. Disputa o governo e se perder terá mais quatro anos de mandato no Senado.
 
Talvez, isso explique a movimentação dúbia de algumas lideranças secundárias, lideranças que parecem organizar uma fila sucessória para o futuro, como o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), que caminha com Rose, Casagrande e Hartung ao mesmo tempo. É amigo de todo mundo e sai pela tangente na hora da pressão.
 
Quem também tem feito isso muito bem é o senador Ricardo Ferraço. Sua única certeza parece ser a de que é candidato à reeleição. Já foi cortejado por Hartung, também já conversou com Casagrande e até apareceu no evento de Rose de Freitas – e quem acompanha a vida da bancada sabe que eles não fazem par de jarro –, e com isso, o senador observa quem oferece a melhor acomodação.
 
Grande parte da bancada tem evitado essas movimentações iniciais. Os deputados federais estão tentando melhorar suas imagens com o eleitorado e já entenderam que não é com antecipação de palanque que vão conseguir isso, muito menos marcando posição tão cedo.
 
Fragmentos:
 
1 – Os vereadores da Serra que compõem a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico do município solicitaram à Prefeitura de Vitória, em 19 de julho último, informações sobre o recolhimento mensal e anual do ISS gerado no porto de Praia Mole. Mas a Capital, que tinha 30 dias para fornecer a informação, só deve responder na semana que vem.
 
2 – Se a resposta não vier do jeito que os vereadores imaginam a coisa deve se complicar porque  os membros da Frente – Alexandre Xambinho (Rede), Wellington Alemão (DEM), Stefano Andrade e Roberto Catirica, os dois do PHS –, pretendem entrar na Justiça para cobrar o tributo.
 
3  – O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), está cada vez mais mergulhado em sua atuação na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e na Associação dos Municípios do Estado (Amunes).

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Quem dá mais?

Enquanto o mercado político se divide cada vez mais entre o bloco palaciano e o puxado por Casagrande, Audifax segue com acenos para o lado que mais convém

OPINIÃO
Editorial
Castigada seja a hipocrisia!
Ideal, mesmo, seria ver tamanha indignação dos deputados estaduais no debate sobre nudez artística em casos reais de atentado à paciência da sociedade
Piero Ruschi
A decadência da celulose
O plantio de eucalipto destinado à produção de celulose no Estado sofrerá reduções extremamente positivas ao capixaba
Gustavo Bastos
Conto carnavalesco
''Qual é o sentido do carnaval para você?''
Geraldo Hasse
Manobras perigosas
Os empresários, que surfaram na onda de Lula, estão assustados com a pororoca de Temer
JR Mignone
Banalização
O carnaval fez com que se desse uma trégua nas informações sobre política no Brasil
Roberto Junquilho
Hora do plano B
Os planos de Hartung e Colnago retornam à estaca zero com a saída de Luiz Paulo do PSDB
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

A arte de pilotar motocicletas – ou com Chico na garupa
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Yes, nós também!
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Castigada seja a hipocrisia!

Quem dá mais?

Polícia Militar tenta calar cabos e soldados após publicações na internet

Ricardo Ferraço ensaia chapa casada ao Senado com Amaro Neto

Estudantes reagem contra manutenção do reajuste na passagem de ônibus