Seculo

 

Prefeitura de Vila Velha realiza primeiro Seminário Temático para revisão do PDM


12/09/2017 às 18:50
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu) de Vila Velha promoveu, nesta terça-feira (12) a o primeiro Seminário Temático que compõe a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). O evento tratou de mobilidade urbana e acessibilidade, com participação de munícipes e de especialistas na área.

O seminário, que aconteceu no auditório da Defensoria Pública Estadual no município, faz parte da etapa propositiva para a elaboração do PDM e serviu para que os participantes dessem sugestões para a revisão do plano.

A expectativa é de que, ao final desse processo de consultas públicas, a proposta seja enviada para votação na Câmara de Vereadores até o dia 20 de novembro. Após a aprovação pela Câmara Municipal, o PDM norteará o desenvolvimento urbano de Vila Velha, pelo período de 2017 a 2027.

Os grupos de estudo compostos por especialistas e munícipes puderam sugerir revisão em três eixos, sendo propostas para a rede viária, ferroviária, aquaviária e aeroviária; propostas para a rede cicloviária (infraestrutura de apoio, ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e aneis cicloviários); e propostas para praças, parques e parques lineares.

Os presentes propuseram a implementação de eixos alternativos para servir de apoio às vias existentes e que a anunciada Estrada Ferroviária (EF) 118, que ligará o Espírito Santo e o Rio de Janeiro seja interligada com a estação de trem Leopoldina, no bairro de Argolas, que atualmente está abandonada, mas pode, inclusive, se tornar atração turística.

Quando à ciclomobilidade, os munícipes lembraram que o Mapa de Ciclorrotas produzido pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) é o documento mais atual e preciso que trata do tema, por isso, sugeriram que o que consta nele seja incorporado ao PDM.

Os participantes salientaram que são necessárias mudanças viárias que contemplem não só aos que utilizam a bicicleta para esporte e lazer, mas também quem utiliza como modal de transporte, por isso a importância da construção de ciclorrotas que também estejam interligadas a sistemas de transporte público e que também liguem o sistema Bike VV – de sistema de aluguel de bicicletas, já licitado – ao ponto do Bike GV, ônibus que faz a ligação de ciclistas entre Vitória e Vila Velha.

A ligação cicloviária entre a Região 5 – grande Terra Vermelha – e as outras regiões também foi lembrada, uma vez que a maioria dos moradores que utilizam bicicleta nesta região, o fazem como modal de transporte.

Concluindo a apresentação de sugestões, quanto às propostas sobre praças e parques, o grupo de estudo sugeriu a construção de parques lineares ao longo dos canais, que são abundantes em Vila Velha e o levantamento de áreas públicas disponíveis para a construção dessas praças e parques lineares.

Também sugeriram a construção de parques com a interligação com o Parque de Jacarenema, na Barra do Jucu, para a evitar a construção neste local, que é visado pela especulação imobiliária. Além disso, propuseram que seja criado um plano para a arborização viária.

O grupo de estudo também sugeriu a construção de parques em áreas que alagam para que servissem de retenção da água no período de chuvas e, fora do período chuvoso, fossem utilizados como parque pela população.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
'Devoção' cega

Enquanto lideranças partidárias ecoam o ‘Volta Hartung’, o próprio lava as mãos e deixa seu exército fiel em apuros nas eleições deste ano

OPINIÃO
Piero Ruschi
O Governo do ES e seu amor antigo ao desamparo ambiental
Mais um ''Dia Mundial do Meio Ambiente'' se passou. Foi um dia de ''comemoração'' (política)
Gustavo Bastos
Carta ao inventor da música
''Mas que alma mora no sol?''
Erfen Santos
O Cidadão Ilustre
O filme suscita reflexões pertinentes sobre prêmios literários como o Nobel, que rejeitou grandes escritores
Roberto Junquilho
Tem jabuti na árvore
Por trás da conturbada escolha do candidato ao governo, há uma clara demostração de poder de Hartung
JR Mignone
A importância das eleições
Cada empresa de comunicação tem de se esmerar nas campanhas, sem partido ou cores políticas
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Último desejo
MAIS LIDAS

Ministério Público investiga suspeita de cartel em licitações da Secretaria de Agricultura

Amancio, um cantador da capoeira

'Devoção' cega

Vagas no Senado viram a grande disputa deste ano no Espírito Santo

A quadrilha democrática da Rua Sete