Seculo

 

Guerra Fria


13/09/2017 às 15:08
O momento não é o mais apropriado para o debate político. Uma tragédia que vitimou 11 pessoas deveria unir a classe política na busca da solução para o imbróglio da BR-101, mas está servindo para demarcar o território de entre as principais lideranças políticas do Estado, tornando o cenário cada vez mais polarizado e tenso entre o governador Paulo Hartung (PMDB) e a senadora Rose de Freitas (PMDB), deixando no meio disso tudo, prefeitos, vereadores, deputados, etc.
 
Mas o debate sobre a BR-101 não é o único balizador dessa disputa. A situação é tão acirrada, que a pequena e pobre Água Doce do Norte, um município que nunca foi a menina dos olhos do governo do Estado, ganhou um status de território a ser disputado, mais ou menos como Madagascar ou a Groelândia no tabuleiro do War (lembram daquele jogo de conquista de territórios da década de 1980?).
 
Na festa da cidade, no último fim de semana, a senadora Rose de Freitas fez uma reunião com lideranças políticas e foi muito bem-recebida pelo prefeito Paulo Márcio (DEM). Nessa terça-feira (12), em uma solenidade no Palácio Anchieta para a assinatura de ordem de serviço para a construção de pontes em vários municípios do Estado, o governador deu o troco da senadora. Convocou o Paulo Márcio para fazer falar em nome de todos os prefeitos presentes na cerimônia.
 
O prefeito ficou tão constrangido quanto a deputada Raquel Lessa (SD) no encontro de Rose em Água Doce – dizem que ela fugia dos fotógrafos o tempo todo. A ação do governador Paulo Hartung mostra que Rose de Freitas que até aqui era vista como uma “adversária preferencial” do governador para a disputa próximo ano, está causando preocupação. Talvez seu poder de aglutinação seja maior do que o governador pensava e talvez, sua possível candidatura traga risco para o projeto político do governo. 
 
Tudo isso mostra que A risca de giz entre Hartung e Rose de Freitas já foi marcada no chão. Agora, cabe à classe política escolher um lado para lutar.  
 
Aí ganha holofote aquelas lideranças que querem permanecer sobre a linha, como o senador Ricardo Ferraço (PSDB); o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), alguns deputados federais, entre outros. Não vai dar pra ficar neutro nessa guerra. Por enquanto, podem até empurrar com a barriga, mas não vai ser possível se omitir por muito tempo. 
 
Fragmentos:
 
1 – Sobre a coluna dessa terça-feira (12), o deputado Sérgio Majeski (PSDB) disse que não acreditava que teria assustado alguém com a possibilidade de disputar a eleição ao Senado. Assusta sim, deputado, e não só quem vai disputar o Senado. Assusta muita gente, inclusive, no Palácio Anchieta.
 
2 – A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13), o requerimento do deputado federal Sergio Vidigal (PDT) para realizar uma audiência pública com o objetivo de discutir a crise financeira das Universidades Públicas Federais. A data do encontro ainda será definida.
 
3 – Estranha a relação da Assembleia Legislativa com a Cesan. Dia desses, alguns deputados queriam cadeira para os diretores da empresa e agora ela vai ser homenageada por outros parlamentares. Foram superadas as diferenças?

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Tabuleiro de 2018

Ele já negou intenção de deixar o PT ou mudanças de planos, mas movimentações de Givaldo continuam chamando atenção do mercado político

OPINIÃO
Editorial
Fosso social
No Espírito Santo, população negra é mais vulnerável à violência, é maioria no sistema carcerário e nas filas de desempregados
Renata Oliveira
Solidão sem fim
A oposição de Majeski na Assembleia não encontra coro entre os pares, nem no grupo arredio
JR Mignone
Rádio bandeira
A trajetória deste segmento de rádio em capitais é grande
Caetano Roque
A força da CUT
É hora de a Central assumir sua função de agregadora dos trabalhadores e das bandeiras de luta
Geraldo Hasse
Os golpes se sucedem
Em plena era do GPS, a reforma trabalhista sugere multiplicar os ''chapas''
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Fuga do Paraíso
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

'Orgânico não tem que ser caro'

Tabuleiro de 2018

Conselheiro José Antônio Pimentel vira réu em ação penal por corrupção

Eleição da nacional alimenta divisão no PSDB capixaba

Cariacica pode ter redistribuição de votos para disputa eleitoral de 2018