Seculo

 

Projeto de incentivo às feiras orgânicas é aprovado na Assembleia


13/09/2017 às 15:56
O Projeto de Lei (PL) 236/2016, que institui a Política Estadual de Incentivo e Fomento às Feiras de Alimentos Orgânicos no Espírito Santo, do deputado Marcos Bruno (Rede), foi aprovado por vinte votos a cinco na sessão dessa terça-feira (12) da Assembleia Legislativa.

Os objetivos, listados no texto do PL, incluem a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional; o estímulo ao consumo de produtos orgânicos; o fomento ao empreendedorismo e cooperativismo entre agricultores; o fortalecimento dos agricultores visando a conservação dos bens naturais; a conscientização da população a respeito dos benefícios de uma alimentação saudável; e o desenvolvimento econômico do Estado ,com ênfase na economia solidária.

A organização e estruturação de circuitos de produção, distribuição, comercialização e consumo de produtos orgânicos estão entre as medidas previstas na matéria, que foi enviada para a sanção ou veto do governador Paulo Hartung em até quinze dias.

O projeto é um dos desdobramentos da Carta de Santa Teresa, documento elaborado ao final do Encontro Estadual de Agroecologia, que reuniu, em julho de 2015, representantes das mais diversas entidades públicas e privadas relacionadas ao tema.

A Carta teve objetivo de subsidiar o Executivo capixaba na elaboração de uma nova Lei Estadual de Agroecologia, de um Plano Estadual de Agroecologia e de outras normas legais afeitas de incentivo à Agroecologia e Agricultura Orgânica. As propostas nela contidas foram reforçadas durante o Seminário Regional de Agroecologia e Produção Orgânica, realizado em Campinas/SP entre 29 e 31 de agosto.

“O mais importante é valorizar o trabalho da agricultura familiar, com preservação do meio ambiente”, afirma Selene Hammer Tesch, presidente da Associação de Agricultores e Agricultoras de Produção Orgânica e Familiar de Santa Maria de Jetibá (Amparo Familiar), uma das mais presentes nas feiras orgânicas existentes atualmente na Grande Vitória.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Cara e crachá

Uns publicaram vídeos e notas nas redes sociais, outros só notas, outros nada. Mas a CPI da Lava Jato continua na conta dos deputados arrependidos

OPINIÃO
Editorial
A Ponte da Discórdia
Terceira Ponte entra novamente no centro dos debates políticos em ano eleitoral. Enquanto isso, a Rodosol continua rindo à toa...
Piero Ruschi
O Governo do ES e seu amor antigo ao desamparo ambiental
Mais um ''Dia Mundial do Meio Ambiente'' se passou. Foi um dia de ''comemoração'' (política)
Bruno Toledo
Estado sem PIEDADE!
As tragédias que se sucedem no Morro da Piedade sintetizam as contradições mais evidentes e brutais do modelo de sociedade e de Estado que estamos mergulhados
Geraldo Hasse
Mundo velho sem catraca
Cinquenta anos depois, é possível fazer um curso técnico por correspondência via internet
Roberto Junquilho
Hartung, o suspense
O governador Paulo Hartung mantém o suspense e pode até não disputar a reeleição em 2018
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Uma revoada de colibris
MAIS LIDAS

Visita de interlocutores de Hartung a Rodrigo Maia sinaliza mudança de cenário

Juiz Leopoldo mais próximo de ir a Júri Popular por assassinato de Alexandre Martins

Contrato do governo do Estado com a Cetesb sobre poluição do ar continua sigiloso

Hartung, o suspense

LDO será votada na próxima segunda-feira na Assembleia