Seculo

 

Projeto de incentivo às feiras orgânicas é aprovado na Assembleia


13/09/2017 às 15:56
O Projeto de Lei (PL) 236/2016, que institui a Política Estadual de Incentivo e Fomento às Feiras de Alimentos Orgânicos no Espírito Santo, do deputado Marcos Bruno (Rede), foi aprovado por vinte votos a cinco na sessão dessa terça-feira (12) da Assembleia Legislativa.

Os objetivos, listados no texto do PL, incluem a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional; o estímulo ao consumo de produtos orgânicos; o fomento ao empreendedorismo e cooperativismo entre agricultores; o fortalecimento dos agricultores visando a conservação dos bens naturais; a conscientização da população a respeito dos benefícios de uma alimentação saudável; e o desenvolvimento econômico do Estado ,com ênfase na economia solidária.

A organização e estruturação de circuitos de produção, distribuição, comercialização e consumo de produtos orgânicos estão entre as medidas previstas na matéria, que foi enviada para a sanção ou veto do governador Paulo Hartung em até quinze dias.

O projeto é um dos desdobramentos da Carta de Santa Teresa, documento elaborado ao final do Encontro Estadual de Agroecologia, que reuniu, em julho de 2015, representantes das mais diversas entidades públicas e privadas relacionadas ao tema.

A Carta teve objetivo de subsidiar o Executivo capixaba na elaboração de uma nova Lei Estadual de Agroecologia, de um Plano Estadual de Agroecologia e de outras normas legais afeitas de incentivo à Agroecologia e Agricultura Orgânica. As propostas nela contidas foram reforçadas durante o Seminário Regional de Agroecologia e Produção Orgânica, realizado em Campinas/SP entre 29 e 31 de agosto.

“O mais importante é valorizar o trabalho da agricultura familiar, com preservação do meio ambiente”, afirma Selene Hammer Tesch, presidente da Associação de Agricultores e Agricultoras de Produção Orgânica e Familiar de Santa Maria de Jetibá (Amparo Familiar), uma das mais presentes nas feiras orgânicas existentes atualmente na Grande Vitória.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Quem dá mais?

Enquanto o mercado político se divide cada vez mais entre o bloco palaciano e o puxado por Casagrande, Audifax segue com acenos para o lado que mais convém

OPINIÃO
Editorial
Castigada seja a hipocrisia!
Ideal, mesmo, seria ver tamanha indignação dos deputados estaduais no debate sobre nudez artística em casos reais de atentado à paciência da sociedade
Geraldo Hasse
Manobras perigosas
Os empresários, que surfaram na onda de Lula, estão assustados com a pororoca de Temer
JR Mignone
Banalização
O carnaval fez com que se desse uma trégua nas informações sobre política no Brasil
Roberto Junquilho
Hora do plano B
Os planos de Hartung e Colnago retornam à estaca zero com a saída de Luiz Paulo do PSDB
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

A arte de pilotar motocicletas – ou com Chico na garupa
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Yes, nós também!
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Castigada seja a hipocrisia!

Hora do plano B

Ricardo Ferraço ensaia chapa casada ao Senado com Amaro Neto

Quem dá mais?

Estudantes reagem contra manutenção do reajuste na passagem de ônibus