Seculo

 

Projeto de incentivo às feiras orgânicas é aprovado na Assembleia


13/09/2017 às 15:56
O Projeto de Lei (PL) 236/2016, que institui a Política Estadual de Incentivo e Fomento às Feiras de Alimentos Orgânicos no Espírito Santo, do deputado Marcos Bruno (Rede), foi aprovado por vinte votos a cinco na sessão dessa terça-feira (12) da Assembleia Legislativa.

Os objetivos, listados no texto do PL, incluem a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional; o estímulo ao consumo de produtos orgânicos; o fomento ao empreendedorismo e cooperativismo entre agricultores; o fortalecimento dos agricultores visando a conservação dos bens naturais; a conscientização da população a respeito dos benefícios de uma alimentação saudável; e o desenvolvimento econômico do Estado ,com ênfase na economia solidária.

A organização e estruturação de circuitos de produção, distribuição, comercialização e consumo de produtos orgânicos estão entre as medidas previstas na matéria, que foi enviada para a sanção ou veto do governador Paulo Hartung em até quinze dias.

O projeto é um dos desdobramentos da Carta de Santa Teresa, documento elaborado ao final do Encontro Estadual de Agroecologia, que reuniu, em julho de 2015, representantes das mais diversas entidades públicas e privadas relacionadas ao tema.

A Carta teve objetivo de subsidiar o Executivo capixaba na elaboração de uma nova Lei Estadual de Agroecologia, de um Plano Estadual de Agroecologia e de outras normas legais afeitas de incentivo à Agroecologia e Agricultura Orgânica. As propostas nela contidas foram reforçadas durante o Seminário Regional de Agroecologia e Produção Orgânica, realizado em Campinas/SP entre 29 e 31 de agosto.

“O mais importante é valorizar o trabalho da agricultura familiar, com preservação do meio ambiente”, afirma Selene Hammer Tesch, presidente da Associação de Agricultores e Agricultoras de Produção Orgânica e Familiar de Santa Maria de Jetibá (Amparo Familiar), uma das mais presentes nas feiras orgânicas existentes atualmente na Grande Vitória.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Tabuleiro de 2018

Ele já negou intenção de deixar o PT ou mudanças de planos, mas movimentações de Givaldo continuam chamando atenção do mercado político

OPINIÃO
Editorial
Fosso social
No Espírito Santo, população negra é mais vulnerável à violência, é maioria no sistema carcerário e nas filas de desempregados
Renata Oliveira
Solidão sem fim
A oposição de Majeski na Assembleia não encontra coro entre os pares, nem no grupo arredio
JR Mignone
Rádio bandeira
A trajetória deste segmento de rádio em capitais é grande
Caetano Roque
A força da CUT
É hora de a Central assumir sua função de agregadora dos trabalhadores e das bandeiras de luta
Geraldo Hasse
Os golpes se sucedem
Em plena era do GPS, a reforma trabalhista sugere multiplicar os ''chapas''
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Fuga do Paraíso
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

'Orgânico não tem que ser caro'

Tabuleiro de 2018

Conselheiro José Antônio Pimentel vira réu em ação penal por corrupção

Eleição da nacional alimenta divisão no PSDB capixaba

Cariacica pode ter redistribuição de votos para disputa eleitoral de 2018