Seculo

 

É por debaixo dos panos


04/10/2017 às 17:01
O ninho tucano está em polvorosa desde que chegou às ruas a informação de que o secretário de Agricultura, Octaciano Neto, e o diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER), Enio Bergoli, foram filiados ao partido na noite dessa terça-feira (3) e pegaram o ninho de surpresa.
 
Pode parecer coincidência, mas a ida dos membros da equipe de Hartung para o ninho acontece no mesmo dia em que o Senado bate o martelo sobre a cláusula de desempenho (ou de barreira), que vai cortar verbas e tempo de TV dos partidos. Isso fortalece a movimentação do governador Paulo Hartung tendo o PSDB como um partido preferencial para uma aliança no próximo ano. 
 
É claro que uma parte do partido que não se alinha ao Palácio não engoliu bem a história, até pelas circunstâncias que aconteceram. O presidente do PSDB de Vitória foi chamado à casa do vice-governador César Colnago para abonar a ficha dos novos tucanos. Passando por cima do presidente da estadual Jarbas Assis e tudo o mais. Essa movimentação, na surdina, como disseram alguns tucanos, tornou a movimentação ainda mais incômoda. 
 
A visão de parte dos tucanos é de que Colnago quer apresentar uma contrapartida para garantir seu retorno à presidência do partido em grande estilo. A crítica tucana é de que embora tenha sido o principal apoiador da eleição de Hartung, o partido não teve reconhecimento – no sentido de ocupação de espaço na equipe – depois da posse de Hartung. 
 
De forma atravessada, Colnago coloca três novos espaços no governo para os tucanos. Além de Octaciano Neto e Enio Bergoli, Colnago deu posse recentemente a outro tucano, o secretário de Turismo, Nerleo Caus. Eles se somam aos tucanos Vandinho Leite, na secretaria de Ciência e Tecnologia e Paulo Rui Carnelli, na Secretaria de Transportes. 
 
Com isso, Colnago aumenta e fortalece sua base de apoio dentro do partido. De outro lado, terá que administrar o racha no partido entre os que são contrários à manutenção da aliança com Paulo Hartung. Crise à parte, Colnago dá um importante passo na construção de sua candidatura à vice na chapa de Paulo Hartung em 2018. Mais uma vez, Colnago mostrou que é mestre em dar nó em pingo d’água. 
 
Fragmentos:
 
1 – O município de Serra, o mais populoso do Espírito Santo e que possui o maior número de pessoas em situação de extrema pobreza, pode ser contemplado pela construção de um banco de alimentos. 
 
2 – A iniciativa foi debatida em um seminário promovido pelo deputado federal Givaldo Vieira (PT-ES) sobre a política nacional de resíduos sólidos com enfoque no combate ao desperdício de alimentos e confirmada pela secretária de Assistência Social da Serra, Elcimara Rangel, em discurso, na última sexta-feira (29).
 
3 – O mercado político faz bolão para saber qual será a próxima cidade a ter eleição extemporânea. Estão no páreo São Mateus, Jaguaré, Irupi e Castelo. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Facebook
Sem freio

Palestras, CPI, ''showmícios'' e até lançamento de disco. Quem para o casal Magno Malta e Lauriete?

OPINIÃO
Editorial
A Ponte da Discórdia
Terceira Ponte entra novamente no centro dos debates políticos em ano eleitoral. Enquanto isso, a Rodosol continua rindo à toa...
Piero Ruschi
O Governo do ES e seu amor antigo ao desamparo ambiental
Mais um ''Dia Mundial do Meio Ambiente'' se passou. Foi um dia de ''comemoração'' (política)
Gustavo Bastos
Conto surrealista
''virei pasta para entrar mais fácil na pintura de Dalí''
Eliza Bartolozzi Ferreira
A raposa cuidando do galinheiro
Na lógica do custo-benefício, governo Hartung entende que deve ofertar um ensino pasteurizado, de baixo custo e restrito a quem podem estudar em período integral
JR Mignone
A cobertura da Copa
No mês que antecedeu a Copa e no mês do desenrolar da competição, a Globo abusou da cobertura a ponto de cansar até o telespectador que gosta de esportes
Roberto Junquilho
A carne mais barata
A população de pessoas em situação de rua aumenta, como sinal de falência da gestão pública
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre a salada e o vinho
MAIS LIDAS

Hartung recebe alertas sobre gastos, publicidade e execução de programas em ano eleitoral

Ministério Público acusa superintendente do Ibama/ES de improbidade administrativa

Conto surrealista

Comunidade reforça que base da PM deve ser instalada na parte alta do Morro da Piedade

Sem freio