Seculo

 

Wilson Japonês terá de ressarcir gastos com obra em loteamento irregular


04/10/2017 às 19:20
O juiz substituto Thiago de Albuquerque Sampaio Franco, da 2ª Vara Cível de Nova Venécia (região noroeste), condenou o ex-prefeito do município, Wilson Luiz Venturim, o Japonês, e o empresário Fausto Afonso Cremasco em uma ação de improbidade. O Ministério Público Estadual (MPES) denunciou que o Município teria feito obras de pavimentação em um loteamento irregular, em troca de dois lotes para o então prefeito.

Segundo a ação, Japonês utilizou servidores municipais e dinheiro público, para realizar o calçamento de uma rua em um loteamento clandestino. O loteamento foi iniciado por Fausto. Em troca, Japonês recebeu do empresário dois lotes, onde construiu uma casa. O imóvel foi tomado pela Justiça em 2014 em favor do município de Nova Venécia, a pedido do MPES em outra ação relacionada aos mesmos fatos. Atualmente o local abriga a sede da Defesa Civil no município.

Na sentença prolatada nessa segunda-feira (2), o juiz substituto considerou que “o prefeito, além de ver a rua de sua casa asfaltada, conseguiu popularidade com tal medida”. Thiago Franco enfatizou que o empresário também obteve a valorização dos lotes que ficavam na rua – cujo calçamento deveria ser de responsabilidade do dono do loteamento.

Wilson Japonês foi condenado a ressarcir todos os gastos com as obras, além do pagamento de multa civil no dobro do valor de dois lotes. Ele também teve os direitos políticos suspensos por oito anos, a conta do trânsito em julgado da sentença. Já o empresário Fausto Cremasco também foi condenado a pagar multa no mesmo valor, além de ter os direitos políticos suspensos. Eles ainda podem recorrer da decisão.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Próximos capítulos

Com Colnago no comando, dá para imaginar como ficaria o PSDB em 2018, inserido no projeto de Hartung...mas e se Max Filho levasse o pleito, como seria a relação do partido com o governador?

OPINIÃO
Piero Ruschi
O ‘Santo Graal’ de Augusto Ruschi
Eventos recentes de desrespeito ao Museu Mello Leitão, camuflados sob a criação do INMA, ressuscitam episódios históricos lamentáveis
Renata Oliveira
Uma nova bandeira se ergue
O programa de combate à violência contra a mulher leva o governador Paulo Hartung a nova narrativa para 2018
Gustavo Bastos
O verão do amor e o movimento hippie
O que representava o movimento hippie como tal era a utopia
Geraldo Hasse
As abelhas e o Agro
Alguns líderes se dão conta da mútua dependência entre animais e plantas
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Este blog fica por aqui
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Algo de novo no ar
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

As abelhas e o Agro

'Refiliação' de secretário aumenta tensão no PSDB

Sessão solene de homenagem a professores é marcada por protesto

Uma nova bandeira se ergue

Bancada apresenta R$ 1,4 bi em emendas para o Espírito Santo