Seculo

 

Ferroviários dão início à campanha salarial dos empregados da Vale


06/10/2017 às 16:50
Os empregados da Vale iniciaram formalmente a Campanha Salarial Unificada 2017/2018 nesta quarta-feira (4), com a primeira rodada de negociações em Belo Horizonte, Minas gerais. O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer) representa os trabalhadores do Estado nas mesas de negociação ao lado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Metabase) Itabira, Metabase Rio, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão (Stefem-MA) e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Prospecção, Pesquisa, Extração, Beneficiamento, Operações Portuárias de Movimentação, Estocagem e Embarque de Minérios no Rio de Janeiro (Sindimina-RJ).

A pauta tem mais de 50 reivindicações e, na primeira reunião, os sindicatos garantiram da Vale o compromisso de não fazerem nenhuma alteração no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) à luz da Reforma Trabalhista, que deve entrar em vigor ainda em 11 de novembro.

A cláusula 27 do acordo proposto funciona como salvaguarda das categorias à Lei 13.467/17, que vai implementar a reforma, impedindo que os direitos adquiridos sejam ameaçados pela nova legislação.

Os representantes dos sindicatos na mesa de negociação também conseguiram garantir a data-base da categoria para o dia 1 de novembro e que se estenda até o dia 30 do próximo mês a vigência do atual ACT. A medida é considerada inédita, já que a reforma estabelece que cláusulas de acordos coletivos não assinados até a data-base são sem efeito.

A próxima reunião entre representantes dos sindicatos e da Vale será nos dias 17 e 18 outubro, também em Belo Horizonte. As reivindicações das categorias foram construídas diretamente com os trabalhadores através de pesquisas ou em assembleias, e também sugeridas pelas entidades que fazem parte da mesa de negociações. A expectativa é que a Vale, diante dos recordes de lucro, atenda aos pleitos econômicos e sociais. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Deu zebra

Já está na hora de passar o governador Paulo Hartung a limpo...

OPINIÃO
Editorial
Mais uma porta na cara
O racismo institucional do Palácio Anchieta ficou ainda mais claro com a presença do jornalista Willian Waack, demitido da Rede Globo por comentários racistas
Bruno Toledo
Estado sem PIEDADE!
As tragédias que se sucedem no Morro da Piedade sintetizam as contradições mais evidentes e brutais do modelo de sociedade e de Estado que estamos mergulhados
Erfen Santos
O Cidadão Ilustre
O filme suscita reflexões pertinentes sobre prêmios literários como o Nobel, que rejeitou grandes escritores
Geraldo Hasse
Notícias do fundo do poço
Se não ceder às pressões externas, a Petrobras pode voltar a liderar a economia
JR Mignone
A importância das eleições
Cada empresa de comunicação tem de se esmerar nas campanhas, sem partido ou cores políticas
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Além das lágrimas
MAIS LIDAS

Enivaldo diverge de Neucimar e expõe risco de racha na base governista

Corregedoria da Prefeitura de Vitória é acionada para investigar perda de recursos de compensação ambiental

Fase Escelsa e Rádio Capixaba de Hugo Borges

Chapa de deputados estaduais do PCdoB se arma para fortalecer Givaldo Vieira

A importância das eleições