Seculo

 

Armínio Fraga é o articulador de Hartung no cenário nacional


07/10/2017 às 19:15
Depois da malfadada estratégia de inflar o nome do governador Paulo Hartung (PMDB) para a disputa ao governo do Rio de Janeiro, seu articulador no cenário nacional, o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, tenta uma nova movimentação para fortalecer o nome do governador em tentativa de composição para chapa presidencial. 
 
A jogada desta vez inclui a movimentação em torno do prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB). Entre os nomes cogitados para fechar a chapa ao lado do prefeito estão o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que pode ter mais interesse em ficar na Câmara ou tentar o governo do Rio de Janeiro; o prefeito de Salvador, ACM Neto, que estaria mais interessado no governo da Bahia; e o governador Paulo Hartung, que tem um árido terreno pela reeleição no Espírito Santo em 2018 e toparia uma chapa com Dória. 
 
Mas é preciso fortalecer seu nome no cenário para garantir a vaga e o primeiro obstáculo seria superar o pé na porta imposto pelo deputado estadual Theodorico Ferraço no DEM. Hartung tenta fechar a questão por cima, mas a resistência de Ferraço no Estado tem atrapalhado a movimentação do governador. 
 
Dentro dessa articulação de Armínio Fraga para emplacar Hartung em uma chapa presidencial, estaria uma movimentação na equipe de governo. Ventila-se que o ministro Henrique Meirelles estaria se movimentando, tendo em vista a disputa ao governo do estado de Goiás, o que o faria se desincompatibilizar do cargo em abril do próximo ano. 
 
Na linha de sucessão de Meirelles estaria a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Véscovi, que poderia agir como garota propaganda da política de ajuste fiscal de Hartung, que ela comandou enquanto secretária de Fazenda do governo do Estado. 
 
Embora a política de austeridade de Hartung tenha trazido sérios problemas sociais, como a principal crise na Policia Militar da história do Estado, o governador tem conseguido emplacar na mídia nacional, através de uma assessoria de marketing político, uma ideia de que o Estado foi recuperado graças a sua excelência em gestão. 
 
A projeção da imagem de Hartung, ainda com dados artificiais sobre o Estado, tem conseguido criar uma impressão de força política do governador que pode acabar convencendo as lideranças nacionais a apostar em seu nome em uma chapa nacional. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Deu zebra

Já está na hora de passar o governador Paulo Hartung a limpo...

OPINIÃO
Editorial
Mais uma porta na cara
O racismo institucional do Palácio Anchieta ficou ainda mais claro com a presença do jornalista Willian Waack, demitido da Rede Globo por comentários racistas
Bruno Toledo
Estado sem PIEDADE!
As tragédias que se sucedem no Morro da Piedade sintetizam as contradições mais evidentes e brutais do modelo de sociedade e de Estado que estamos mergulhados
Erfen Santos
O Cidadão Ilustre
O filme suscita reflexões pertinentes sobre prêmios literários como o Nobel, que rejeitou grandes escritores
Geraldo Hasse
Notícias do fundo do poço
Se não ceder às pressões externas, a Petrobras pode voltar a liderar a economia
JR Mignone
A importância das eleições
Cada empresa de comunicação tem de se esmerar nas campanhas, sem partido ou cores políticas
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Além das lágrimas
MAIS LIDAS

Enivaldo diverge de Neucimar e expõe risco de racha na base governista

Corregedoria da Prefeitura de Vitória é acionada para investigar perda de recursos de compensação ambiental

Fase Escelsa e Rádio Capixaba de Hugo Borges

Chapa de deputados estaduais do PCdoB se arma para fortalecer Givaldo Vieira

A importância das eleições