Seculo

 

Reintegração do Sagres é marcada para o dia 22


11/10/2017 às 18:26
Uma reunião preparatória nessa segunda-feira (9) marcou para o próximo dia 22 de outubro a ação de reintegração de posse do Edifício Sagres, prédio particular ocupado por 32 famílias sem teto no Centro de Vitória. Segundo representantes da ocupação, a Prefeitura de Vitória segue mantendo distância das demandas das famílias. O poder municipal não apresentou qualquer proposta para acolhê-las, como auxílio moradia.
O elegante edifício dos anos 40 encravado ao longo da Rua Gonçalves Ledo, entre as avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel, pertence ao ex-prefeito de Vitória Chrisógono Teixeira da Cruz. O Sagres integrava uma lista de prédios abandonados no Centro que poderiam abrigar projetos de moradia popular, que, no entanto, contemplaram apenas os antigos hotéis Tabajara, Estoril e Pouso Real. 
 
Já a ocupação do Edifício Santa Cecília, também no Centro, corre sem riscos. No final de agosto, uma decisão liminar da Justiça estadual fez prevalecer o direito à moradia e negou o pedido da Prefeitura de Vitória de reintegração de posse do imóvel de propriedade do município ocupado por cerca de 40 famílias sem teto. 
 
A gestão Luciano Rezende (PPS) também requereu proibição de novas ocupações em imóveis do poder municipal, com multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento, o que a Justiça também negou. A decisão, contudo, proibiu a entrada de novas famílias no prédio.   
 
A reintegração de posse do Edifício Sagres é a terceira que atinge a Ocupação Chico Prego, movimento que realiza as ocupações em Vitória. A primeira ocorreu no final de abril, quando as famílias desocuparam um terreno na região da Grande São Pedro. A segunda aconteceu no final de julho, com a reintegração do prédio do antigo Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), pertencente à União, onde as famílias ficaram por quase três meses.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Próximos capítulos

Com Colnago no comando, dá para imaginar como ficaria o PSDB em 2018, inserido no projeto de Hartung...mas e se Max Filho levasse o pleito, como seria a relação do partido com o governador?

OPINIÃO
Piero Ruschi
O ‘Santo Graal’ de Augusto Ruschi
Eventos recentes de desrespeito ao Museu Mello Leitão, camuflados sob a criação do INMA, ressuscitam episódios históricos lamentáveis
Renata Oliveira
Uma nova bandeira se ergue
O programa de combate à violência contra a mulher leva o governador Paulo Hartung a nova narrativa para 2018
Gustavo Bastos
O verão do amor e o movimento hippie
O que representava o movimento hippie como tal era a utopia
Geraldo Hasse
As abelhas e o Agro
Alguns líderes se dão conta da mútua dependência entre animais e plantas
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Este blog fica por aqui
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Algo de novo no ar
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

As abelhas e o Agro

'Refiliação' de secretário aumenta tensão no PSDB

Sessão solene de homenagem a professores é marcada por protesto

Uma nova bandeira se ergue

Bancada apresenta R$ 1,4 bi em emendas para o Espírito Santo