Seculo

 

Reintegração do Sagres é marcada para o dia 22


11/10/2017 às 18:26
Uma reunião preparatória nessa segunda-feira (9) marcou para o próximo dia 22 de outubro a ação de reintegração de posse do Edifício Sagres, prédio particular ocupado por 32 famílias sem teto no Centro de Vitória. Segundo representantes da ocupação, a Prefeitura de Vitória segue mantendo distância das demandas das famílias. O poder municipal não apresentou qualquer proposta para acolhê-las, como auxílio moradia.
O elegante edifício dos anos 40 encravado ao longo da Rua Gonçalves Ledo, entre as avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel, pertence ao ex-prefeito de Vitória Chrisógono Teixeira da Cruz. O Sagres integrava uma lista de prédios abandonados no Centro que poderiam abrigar projetos de moradia popular, que, no entanto, contemplaram apenas os antigos hotéis Tabajara, Estoril e Pouso Real. 
 
Já a ocupação do Edifício Santa Cecília, também no Centro, corre sem riscos. No final de agosto, uma decisão liminar da Justiça estadual fez prevalecer o direito à moradia e negou o pedido da Prefeitura de Vitória de reintegração de posse do imóvel de propriedade do município ocupado por cerca de 40 famílias sem teto. 
 
A gestão Luciano Rezende (PPS) também requereu proibição de novas ocupações em imóveis do poder municipal, com multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento, o que a Justiça também negou. A decisão, contudo, proibiu a entrada de novas famílias no prédio.   
 
A reintegração de posse do Edifício Sagres é a terceira que atinge a Ocupação Chico Prego, movimento que realiza as ocupações em Vitória. A primeira ocorreu no final de abril, quando as famílias desocuparam um terreno na região da Grande São Pedro. A segunda aconteceu no final de julho, com a reintegração do prédio do antigo Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), pertencente à União, onde as famílias ficaram por quase três meses.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Facebook
Sem freio

Palestras, CPI, ''showmícios'' e até lançamento de disco. Quem para o casal Magno Malta e Lauriete?

OPINIÃO
Editorial
A Ponte da Discórdia
Terceira Ponte entra novamente no centro dos debates políticos em ano eleitoral. Enquanto isso, a Rodosol continua rindo à toa...
Piero Ruschi
O Governo do ES e seu amor antigo ao desamparo ambiental
Mais um ''Dia Mundial do Meio Ambiente'' se passou. Foi um dia de ''comemoração'' (política)
Gustavo Bastos
Conto surrealista
''virei pasta para entrar mais fácil na pintura de Dalí''
Eliza Bartolozzi Ferreira
A raposa cuidando do galinheiro
Na lógica do custo-benefício, governo Hartung entende que deve ofertar um ensino pasteurizado, de baixo custo e restrito a quem podem estudar em período integral
JR Mignone
A cobertura da Copa
No mês que antecedeu a Copa e no mês do desenrolar da competição, a Globo abusou da cobertura a ponto de cansar até o telespectador que gosta de esportes
Roberto Junquilho
A carne mais barata
A população de pessoas em situação de rua aumenta, como sinal de falência da gestão pública
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre a salada e o vinho
MAIS LIDAS

Hartung recebe alertas sobre gastos, publicidade e execução de programas em ano eleitoral

Ministério Público acusa superintendente do Ibama/ES de improbidade administrativa

Conto surrealista

Comunidade reforça que base da PM deve ser instalada na parte alta do Morro da Piedade

Sem freio