Seculo

 

Renato Casagrande se credencia com eleitor do interior do Estado


12/10/2017 às 19:54
Nos últimos meses o governador Paulo Hartung (PMDB) tem apresentado uma agenda de entregas no interior, no sentido de se fortalecer politicamente com esse eleitorado e de buscar o equilíbrio do jogo político com a senadora Rose de Freitas (PMDB), apontada como sua adversária política na disputa do próximo ano.
 
Mas para a surpresa de algumas lideranças políticas que tem rodado o Estado, quem tem aparecido como um nome forte para a disputa em uma expectativa de confronto com Hartung é o ex-governador Renato Casagrande (PSB), quando seu nome é colocado para os moradores do interior como um possível postulante à cadeira.  
 
A surpresa se dá por dois motivos: o primeiro é que Casagrande não tem se colocado como um nome para a disputa estadual. Embora esteja circulando pelo Estado e discutindo com lideranças, diz que não é o momento de se pensar em nomes. O outro motivo é que o ex-governador teve seu pior desempenho na disputa de 2014, justamente no interior. 
 
Para os meios políticos, o fortalecimento do socialista se dá pelo enfraquecimento da imagem do governador. Desde a crise com a segurança pública no Estado, o governador sofreu um grande desgaste político. Além disso, suas investidas para a política nacional não estariam sendo bem vistas pela população do Estado. 
 
Já o ex-governador teria como principal barreira a falta de visibilidade. Desde que perdeu a disputa e enfrentou uma propaganda negativa do atual governo, com o discurso de que deixou o Estado quebrado, Casagrande não tem conseguido manter sua imagem na mídia. Mas quando recordado pelo eleitorado, é bem visto pelos moradores. 
 
Essa percepção das lideranças fortalece a ideia de que em um possível acordo entre ele e a senadora Rose de Freitas (PMDB), a movimentação do palanque poderia ser maleável. Caso Rose não consiga o aval do partido para disputar o governo, o socialista  poderia assumir a frente da campanha, tendo a senadora como principal aliada. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Próximos capítulos

Com Colnago no comando, dá para imaginar como ficaria o PSDB em 2018, inserido no projeto de Hartung...mas e se Max Filho levasse o pleito, como seria a relação do partido com o governador?

OPINIÃO
Piero Ruschi
O ‘Santo Graal’ de Augusto Ruschi
Eventos recentes de desrespeito ao Museu Mello Leitão, camuflados sob a criação do INMA, ressuscitam episódios históricos lamentáveis
Renata Oliveira
Uma nova bandeira se ergue
O programa de combate à violência contra a mulher leva o governador Paulo Hartung a nova narrativa para 2018
Gustavo Bastos
O verão do amor e o movimento hippie
O que representava o movimento hippie como tal era a utopia
Geraldo Hasse
As abelhas e o Agro
Alguns líderes se dão conta da mútua dependência entre animais e plantas
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Panorama Atual

Roberto Junquilho

Este blog fica por aqui
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Algo de novo no ar
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

As abelhas e o Agro

'Refiliação' de secretário aumenta tensão no PSDB

Sessão solene de homenagem a professores é marcada por protesto

Uma nova bandeira se ergue

Bancada apresenta R$ 1,4 bi em emendas para o Espírito Santo