Seculo

 

Grupo Teatro Empório estreia espetáculo 'Cidade/Abismo'


13/10/2017 às 09:32
Uma dramaturgia multifragmentada, não cronológica, que aborda linhas narrativas diversas e repletas de surpresas. Tal é a diretriz do espetáculo Cidade/Abismo, nova peça do Grupo Teatro Empório, que estreia na próxima terça-feira (17), dentro da programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória. Entrada franca.
 
A montagem terá duas sessões gratuitas, uma destinada a estudantes da rede pública de ensino e outra aberta ao público. 
 
Na segunda-feira (16) também haverá sessão gratuita do espetáculo no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Cariacica. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria a partir das 10h. Além das apresentações, haverá oficinas e exposição que integram o projeto, que foi contemplado no Edital de Produção de Artes Cênicas 2016 da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). 
 
No espetáculo, uma cantora que questiona o absurdo da sua existência, uma mulher que assiste um corpo cair de uma ponte, mas testemunha a não chegada dele à superfície do mar e um atendente de uma central telefônica que recebe ligações de potenciais suicidas. Esses e outros vértices se conectam numa cidade também repleta de fragmentos. 
 
Para conduzir a investigação e a montagem, o grupo contou com a participação de Marco André Nunes da Aquela Cia. De Teatro, Miwá Yanagizawa e Liliane Rovaris do Areas Coletivo, que juntos com Leandro Bacellar produzem um universo de várias relações em cena.
 
Duas atividades de contrapartida do projeto A Cidade e o Abismo serão gratuitas para todo o público durante a durante a programação do Festival Nacional de Teatro de Vitória 2017: a exposição GTE 14 ANOS e a oficina de dramaturgia O Drama e as Imagens, que será ministrada pelo dramaturgo do grupo, Leandro Bacellar. 
 
O Grupo Teatro Empório completa 14 anos em 2017. Durante esta trajetória, fotógrafos e artistas registraram a exposição GTE 14 ANOS. A mostra conta a reprodução do olhar para o teatro de Luara Monteiro, Lucas Asseituno, Luana Barreto e Vírgilio Libardi. A curadoria é da artista plástica Kênia Lyra.
 
Já oficina de dramaturgia propõe a elaboração da escrita dramática a partir de imagens pré-determinadas, escolhidas pelos participantes. Com discussões e escrita de cenas, a oficina é destinada para interessados em dramaturgia para diversos formatos, incluindo o teatro e o cinema. A carga horária será de 12 horas. A oficina será realizada no Teatro Estrelas – Espaço Cultural Ratimbum, no Centro de Vitória.
 
Serviço
O Grupo Teatro Empório apresenta Cidade/Abismo nesta segunda-feira (16), a aprtir das 19h, no Teatro Centro Cultural Frei Civitella. Avenida Expedito Garcia, Campo Grande, Cariacica (Ao lado do supermercado Carone). Gratuito. Retirada de Ingressos a partir das 10h. Na terça-feira (17) o espetáculo será apresentado no Festival Nacional de Teatro de Vitória, às 21h, no Teatro Carlos Gomes. Ingressos na bilheteria. Às 16h a sessão é destinada a estudantes da rede pública de ensino.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Deu zebra

Já está na hora de passar o governador Paulo Hartung a limpo...

OPINIÃO
Editorial
Mais uma porta na cara
O racismo institucional do Palácio Anchieta ficou ainda mais claro com a presença do jornalista Willian Waack, demitido da Rede Globo por comentários racistas
Bruno Toledo
Estado sem PIEDADE!
As tragédias que se sucedem no Morro da Piedade sintetizam as contradições mais evidentes e brutais do modelo de sociedade e de Estado que estamos mergulhados
Erfen Santos
O Cidadão Ilustre
O filme suscita reflexões pertinentes sobre prêmios literários como o Nobel, que rejeitou grandes escritores
Geraldo Hasse
Notícias do fundo do poço
Se não ceder às pressões externas, a Petrobras pode voltar a liderar a economia
JR Mignone
A importância das eleições
Cada empresa de comunicação tem de se esmerar nas campanhas, sem partido ou cores políticas
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Além das lágrimas
MAIS LIDAS

Enivaldo diverge de Neucimar e expõe risco de racha na base governista

Corregedoria da Prefeitura de Vitória é acionada para investigar perda de recursos de compensação ambiental

Fase Escelsa e Rádio Capixaba de Hugo Borges

Chapa de deputados estaduais do PCdoB se arma para fortalecer Givaldo Vieira

A importância das eleições