Seculo

 

O ‘Santo Graal’ de Augusto Ruschi


18/10/2017 às 15:36
Os eventos recentes de desrespeito ao Museu Mello Leitão, camuflados sob a criação do Instituto Nacional de Pesquisa da Mata Atlântica (INMA), ressuscitam episódios históricos lamentáveis de lapidação da obra e do legado deixado por Augusto Ruschi à sociedade, os quais foram iniciados imediatamente após o falecimento de Ruschi dentro do próprio Museu. De 2013 em diante, pude testemunhar atos de perseguição a meu pai e sua obra dentro do Museu, algo que anteriormente eu apenas conhecia por histórias. 
 
Dentre esses eventos, que abrangem desde manobras jurídicas irresponsáveis a bizarras interpretações das próprias palavras de Ruschi, muito me chamou a atenção o ataque à sua moral. Isso esbarra na essência de Augusto Ruschi como indivíduo – um tópico ao qual me atento desde criança e que passarei a compartilhar através de ensaios intitulados “O Santo Graal de Augusto Ruschi”. 
 
Esse tópico trata da busca pela compreensão de sua verdadeira natureza, da identificação e entendimento das essências do indivíduo cuja própria vida foi uma lição de respeito ao meio ambiente. 
 
Metafisicamente, essa busca permite a interpretação de seus “acidentes” a partir de sua (s) essência (s), ou seja, as características pessoais responsáveis pela polivalência do menino que brincava com bichos, do Professor, do Engenheiro Agrônomo, do Advogado, do Imortal da Academia de Letras do ES, do Naturalista visionário, do diplomado da ASDEG, do Cientista filiado a várias entidades de pesquisa nacionais e internacionais, do Conservacionista atuante condecorado em diversos países, do Patrono da Ecologia no Brasil...
 
Buscar o Santo Graal de Ruschi é compreender como e porque ele foi um homem à frente do seu tempo e continua à frente do nosso. É entender sua ânsia por conhecimento sobre o mundo natural quando não se falava em meio ambiente, bem como o modo como incorporou valores ambientais no cotidiano social.
 
O desrespeito à obra de Augusto Ruschi representa um desrespeito à sociedade, pois compromete o conhecimento de seu Santo Graal, de sua essência. Esta, por sua vez, constitui uma fórmula vital às gerações presentes e futuras, uma vez que nossa sociedade ainda padece da enorme lacuna entre a existência de conhecimento junto à consciência ambiental e a dificuldade em praticar comportamentos ecologicamente corretos.
 
Não é novidade alguma que o Museu Mello Leitão tenha deixado muito a desejar no que se refere aos cuidados do patrimônio deixado por Ruschi, ou que o descaso com sua obra esteja prestes a ser continuado, e mesmo aumentado. Tratam-se de ações mesquinhas que certamente ampliarão o contraste entre a prática do Museu fundado por Ruschi e o novo instituto que o desmanchou. A verdadeira magia de Augusto Ruschi ainda está para ser revelada!
 
 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Mesa aberta

Sergio Majeski não deve definir, agora, seu destino partidário. Mas já tem duas certezas: não fica no PSDB, nem aceita compor numa vice em chapa majoritária

OPINIÃO
Editorial
À oposição, o respeito!
Seja manifestando uma simples opinião ou criticando medidas do próprio legislativo ou do governo, falou em Sergio Majeski, o tiroteio é garantido
Piero Ruschi
Carta de aniversário ao papai
‘Venho lhe desejar um feliz aniversário de 102 anos, o mais feliz possível, diante de todas mazelas que atormentam o Museu que o senhor criou e o meio ambiente que tanto defendeu
Gustavo Bastos
Destino e acaso
''Quanto ao cético do acaso, ele chama destino de delírio e acaso de nada''
Geraldo Hasse
Em defesa da soberania
Manifesto combate o entreguismo, filho dileto do colonialismo neoliberal
Roberto Junquilho
Os pequenos se movem
Para garantir verba do fundo partidário, siglas como o PCdoB têm que apresentar chapa majoritária em 2018. E, no Estado, como fica?
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Quem quer dinheiro?
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Com festa no Palácio Anchieta, governador sanciona lei de socorro aos municípios

Militares do Estado contestam governo Hartung em ADI protocolada no Supremo

Os pequenos se movem

Vereador de Vitória aponta manobra para reduzir R$ 12 milhões da Educação em 2018

Greve vai parar ônibus da Grande Vitória na terça-feira, anuncia sindicato