Seculo

 

Análise geoquímica confirma presença da lama da Samarco/Vale-BHP no Parque de Abrolhos


25/10/2017 às 16:44
Agora foram as análises geoquímicas, feitas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que constataram a presença da lama de rejeitos de mineração da barragem rompida da Samarco/Vale-BHP dentro do Parque Nacional Marinho (Parna) de Abrolhos, no sul da Bahia, desde o inverno de 2016. A unidade de conservação protege a região de maior biodiversidade marinha de todo o Atlântico Sul.

A informação conta na Nota Técnica nº 23/2017 do Centro de Conservação das Tartarugas Marinhas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Centro Tamar/ICMBio) publicada nesta quarta-feira (25), que recomendou a necessidade de ampliar a área monitorada pelos órgãos ambientais federais e estadual, visto que a área atingida se estende desde o norte do Rio de Janeiro até o sul da Bahia (veja figura abaixo, retirada na NT 23/2017). Atualmente, são feitos monitoramentos por sobrevoos, imagens de satélite, isótopos e biogeoquímica.

A lama já havia sido verificada visualmente em Abrolhos, pelos sobrevoos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desde 2016, e eram contestadas pela Samarco/Vale-BHP, que tentava alegar se tratar de sedimentos próprios do Rio Doce e de outros rios do norte capixaba ou sul da Bahia.

Até então, o próprio Centro Tamar/ICMBio negava essa possibilidade, pois em vários momentos em que a lama foi constatada dentro de Abrolhos, os rios da região estavam com suas vazões mínimas ou mesmo com suas barras fechadas, havendo, ao contrário, entrada de sedimentos, do mar para o interior dos estuários dos mesmos.

Com a NT 23/2017, a confirmação geoquímica afasta qualquer possibilidade de contestação, gerando inclusive a necessidade de aplicação de multas e outras punições por parte dos órgãos gestores do Parna Abrolhos, o ICMBio, e das unidades de conservação estaduais atingidas: Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas, (Reserva Biológica) Rebio Comboios e Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Santa Cruz, no Espírito Santo, e Reserva Extrativista (Resex) Cassurubá, na Bahia.

A nota informa que os sedimentos encontrados na região são cumulativos, mas as análises relativas aos impactos sobre a biodiversidade da região de Abrolhos – zooplâncton e duas espécies de corais – ainda estão sendo realizadas pela equipe do professor Heitor Evangelista, da Uerj. 

Até o momento, os órgãos de vigilância sanitária e de saúde ainda não se manifestaram com relação aos impactos, durante todo esse período, da presença da lama na água e no pescado na saúde da população. 
 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Mesa aberta

Sergio Majeski não deve definir, agora, seu destino partidário. Mas já tem duas certezas: não fica no PSDB, nem aceita compor numa vice em chapa majoritária

OPINIÃO
Editorial
À oposição, o respeito!
Seja manifestando uma simples opinião ou criticando medidas do próprio legislativo ou do governo, falou em Sergio Majeski, o tiroteio é garantido
Piero Ruschi
Carta de aniversário ao papai
‘Venho lhe desejar um feliz aniversário de 102 anos, o mais feliz possível, diante de todas mazelas que atormentam o Museu que o senhor criou e o meio ambiente que tanto defendeu
Gustavo Bastos
Destino e acaso
''Quanto ao cético do acaso, ele chama destino de delírio e acaso de nada''
Geraldo Hasse
Em defesa da soberania
Manifesto combate o entreguismo, filho dileto do colonialismo neoliberal
Roberto Junquilho
Os pequenos se movem
Para garantir verba do fundo partidário, siglas como o PCdoB têm que apresentar chapa majoritária em 2018. E, no Estado, como fica?
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Quem quer dinheiro?
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Manifesto denuncia ameaças a lideranças mobilizadas contra agrotóxicos em Boa Esperança

Fundação Renova é multada e Samarco/Vale-BHP vira alvo de mais uma ação civil pública

Morre Chico Flores

Com festa no Palácio Anchieta, governador sanciona lei de socorro aos municípios

Militares do Estado contestam governo Hartung em ADI protocolada no Supremo