Seculo

 

Quanto mais, melhor


09/11/2017 às 13:32
A disputa esperada pelo mercado político para 2018, que está mais próxima do imaginário das lideranças do Estado, é a polarização peemedebista entre o governador Paulo Hartung e a senadora Rose de Freitas. Também é cogitada a possibilidade de o ex-governador Renato Casagrande (PSB) repetir a disputa de 2014, com Hartung ou ainda, o governador enfrentar o deputado estadual Sergio Majeski (PSDB). 
 
Há muitas variáveis, porém, a serem consideradas. A primeira delas é saber se Hartung vai mesmo disputar a reeleição para um temeroso quarto mandato no Estado, nada recomendável na cartilha política. E se disputar, por qual partido e com qual arranjo vai entrar no jogo eleitoral de 2018. 
 
Se ficar no PMDB, vai enfrentar uma disputa interna com Rose de Freitas, que não tem força no partido, mas estaria com mais força no interior que o governador. Apesar da insistência do presidente estadual do partido, deputado federal Lelo Coimbra, aliado de Hartung, de que o governador fica no partido, sua movimentação é em direção ao DEM, de Rodrigo Maia. Lá, porém, ele precisa antes transpor um obstáculo chamado Theodorico Ferraço. 
 
Quanto a Casagrande, as incertezas são grandes. O ex-governador cresce no interior por ter sido o adversário do governador em 2014. Como o governador está em desgaste, o socialista tende a crescer. A dificuldade está no fato de que Casagrande não teria muita confiança em uma nova disputa contra Hartung, já que uma eventual derrota seguida seria um prejuízo difícil de recuperar. 
 
Quanto a Majeski, as incertezas são em relação à sua acomodação partidária. Se o grupo de Max Filho vencer a disputa pelo comando estadual do PSDB, as chances de o deputado permanecer na sigla e se fortalecer são grandes. Se o vice-governador César Colnago vencer a disputa interna, o espaço do deputado no partido deve ser anulado e ele procuraria outro ninho, a Rede, de Audifax Barcelos, pode ser uma opção e aí é preciso considerar outras variáveis. 
 
Diante de tantas possibilidades, qual a real necessidade de se construir um palanque único contra o governador Paulo Hartung? Todas as lideranças que se colocam como possíveis nomes à disputa saem ganhando em um pleito desse, podendo se unir em um segundo turno. Isso se Hartung disputar a reeleição.
 
Fragmentos:
 
1 – O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores vai realizar o Processo Extraordinário de Eleições Diretas em nível municipal (PEDEX), que será realizado no dia 3 de dezembro nos municípios que fizeram convenção no início do ano.
 
2 – Se na disputa pelo comando do PSDB capixaba o senador Ricardo Ferraço prefere o mergulho em águas profundas, na disputa nacional fez questão de marcar posição ao lado do senador Tasso Jereissati, no lançamento do presidente interino da legenda nessa quarta-feira (8).
 
3 – Corre nos meios políticos que o ex-governador Renato Casagrande (PSB) passou a dar sinais mais fortes de que pode disputar o governo. Não por acaso, também comenta-se que a relação dele com a senadora Rose de Freitas (PMDB) não anda tão boa quanto antes.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Mais um 'lote'

Depois de conseguir o controle do PSDB e retomar o do DEM, Hartung se volta para um antigo aliado: o PDT

OPINIÃO
Piero Ruschi
Perseguição à honra de Ruschi
Infelizmente, de nada valeram meus 14 anos de contribuição mediante a minha postura de defender o Museu Mello Leitão, criado por meu pai
Renata Oliveira
Cidadãos ilustres
Assembleia deve tomar cuidado com suas medalhas, pois os homenageados de hoje podem ser os apedrejados de amanhã
Gustavo Bastos
Bancas de jornal
A banca de jornal, hoje, é um mundo que tem tudo
JR Mignone
Rádio bandeira
A trajetória deste segmento de rádio em capitais é grande
Geraldo Hasse
Os golpes se sucedem
Em plena era do GPS, a reforma trabalhista sugere multiplicar os ''chapas''
Caetano Roque
Agora é tarde
Não adianta a bancada fazer discurso a favor do trabalhador se ela votou quase à unanimidade a favor do impeachment
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Fuga do Paraíso
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Mais um 'lote'

Operação da Polícia Federal pune empresa que lançava esgoto in natura no Rio Doce

MPES quer reinclusão do fundador da Imetame em ação de improbidade

PDT realiza convenção estadual em dezembro de olho em 2018

Empresários já pressionam Câmara de Vitória por 'ajustes'