Seculo

 

Quanto mais, melhor


09/11/2017 às 13:32
A disputa esperada pelo mercado político para 2018, que está mais próxima do imaginário das lideranças do Estado, é a polarização peemedebista entre o governador Paulo Hartung e a senadora Rose de Freitas. Também é cogitada a possibilidade de o ex-governador Renato Casagrande (PSB) repetir a disputa de 2014, com Hartung ou ainda, o governador enfrentar o deputado estadual Sergio Majeski (PSDB). 
 
Há muitas variáveis, porém, a serem consideradas. A primeira delas é saber se Hartung vai mesmo disputar a reeleição para um temeroso quarto mandato no Estado, nada recomendável na cartilha política. E se disputar, por qual partido e com qual arranjo vai entrar no jogo eleitoral de 2018. 
 
Se ficar no PMDB, vai enfrentar uma disputa interna com Rose de Freitas, que não tem força no partido, mas estaria com mais força no interior que o governador. Apesar da insistência do presidente estadual do partido, deputado federal Lelo Coimbra, aliado de Hartung, de que o governador fica no partido, sua movimentação é em direção ao DEM, de Rodrigo Maia. Lá, porém, ele precisa antes transpor um obstáculo chamado Theodorico Ferraço. 
 
Quanto a Casagrande, as incertezas são grandes. O ex-governador cresce no interior por ter sido o adversário do governador em 2014. Como o governador está em desgaste, o socialista tende a crescer. A dificuldade está no fato de que Casagrande não teria muita confiança em uma nova disputa contra Hartung, já que uma eventual derrota seguida seria um prejuízo difícil de recuperar. 
 
Quanto a Majeski, as incertezas são em relação à sua acomodação partidária. Se o grupo de Max Filho vencer a disputa pelo comando estadual do PSDB, as chances de o deputado permanecer na sigla e se fortalecer são grandes. Se o vice-governador César Colnago vencer a disputa interna, o espaço do deputado no partido deve ser anulado e ele procuraria outro ninho, a Rede, de Audifax Barcelos, pode ser uma opção e aí é preciso considerar outras variáveis. 
 
Diante de tantas possibilidades, qual a real necessidade de se construir um palanque único contra o governador Paulo Hartung? Todas as lideranças que se colocam como possíveis nomes à disputa saem ganhando em um pleito desse, podendo se unir em um segundo turno. Isso se Hartung disputar a reeleição.
 
Fragmentos:
 
1 – O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores vai realizar o Processo Extraordinário de Eleições Diretas em nível municipal (PEDEX), que será realizado no dia 3 de dezembro nos municípios que fizeram convenção no início do ano.
 
2 – Se na disputa pelo comando do PSDB capixaba o senador Ricardo Ferraço prefere o mergulho em águas profundas, na disputa nacional fez questão de marcar posição ao lado do senador Tasso Jereissati, no lançamento do presidente interino da legenda nessa quarta-feira (8).
 
3 – Corre nos meios políticos que o ex-governador Renato Casagrande (PSB) passou a dar sinais mais fortes de que pode disputar o governo. Não por acaso, também comenta-se que a relação dele com a senadora Rose de Freitas (PMDB) não anda tão boa quanto antes.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Por trás das cortinas

Hartung não ataca mais Casagrande como antes. E vice-versa

OPINIÃO
Editorial
Maquiagem oficial
Depois de episódios de repressão, governo Hartung tira a semana para valorizar uma das piores áreas de sua gestão: segurança pública
JR Mignone
Rádio Carnaval
'Taí' um dos poucos eventos em que o rádio perde feio para a televisão
Roberto Junquilho
O dia seguinte
O governador Paulo Hartung terá que se voltar mais intensamente à sua sucessão, depois de desfeito o sonho de ser vice de Luciano Huck
Geraldo Hasse
Manobras perigosas
Os empresários, que surfaram na onda de Lula, estão assustados com a pororoca de Temer
JR Mignone
Banalização
O carnaval fez com que se desse uma trégua nas informações sobre política no Brasil
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

A arte de pilotar motocicletas – ou com Chico na garupa
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Yes, nós também!
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Luiz Paulo disputará cadeira na Câmara dos Deputados pelo PPS

Sesc Glória abre inscrições para propostas de apresentações

Manobras perigosas

Hospital Bezerra de Farias suspende atendimento por falta de médicos

Banalização